A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OrganizaçãoApoio CURSO DE ANÁLISE SENSORIAL a melhor forma de testar o seu produto e desenvolver o seu projecto 16 de Abril de 2012 Pavilhão de Exposições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OrganizaçãoApoio CURSO DE ANÁLISE SENSORIAL a melhor forma de testar o seu produto e desenvolver o seu projecto 16 de Abril de 2012 Pavilhão de Exposições."— Transcrição da apresentação:

1 OrganizaçãoApoio CURSO DE ANÁLISE SENSORIAL a melhor forma de testar o seu produto e desenvolver o seu projecto 16 de Abril de 2012 Pavilhão de Exposições NERSANT Informações

2 Porque actualmente o consumidor está cada vez mais exigente e informado em relação aos produtos que adquire… Porque, também na área alimentar, vivemos num mercado extremamente competitivo onde a diversidade é exigida diariamente… Porque um bom produto já não significa apenas um produto bom… A Análise Sensorial é uma ferramenta indispensável durante todo o ciclo de vida de um produto alimentar. Neste sentido, e em estreita colaboração com a INOVISA e a PROSENSE, o AGROCLUSTER DO RIBATEJO e o INOVCLUSTER convida-o a participar no Curso de Análise Sensorial - a melhor forma de testar o seu produto e desenvolver o seu projecto, que visa abordar as várias vertentes da análise sensorial a produtos alimentares. APRESENTAÇÃO

3 Compreender os conceitos básicos de análise sensorial; Conhecer as aplicações da análise sensorial na indústria alimentar; Conhecer e aplicar as principais técnicas de análise sensorial; Interpretar a informação adquirida através de testes sensoriais. Formar os participantes com os conhecimentos básicos sobre análise sensorial, os seus fundamentos e as suas técnicas. Após a realização do curso os participantes serão capazes de: OBJECTIVOS Queremos orientá-lo na melhor forma de testar o seu produto e desenvolver o seu projecto.

4 DESTINATÁRIOS Técnicos e profissionais do sector alimentar Técnicos de Qualidade Técnicos de I&D em produtos alimentares Responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos Técnicos de Marketing de produtos alimentares INSCRIÇÃO Valor 80 associados Cluster, InovCluster e Nersant | 100 não-associados Cluster Desconto de 10% para 2 ou mais inscrições por empresa Almoço incluído Data limite de inscrição 05 de Abril de 2012 NIB para transferência (CGD) Limite máximo de inscrições: 25 Inscrições em: CONTACTOS AgroCluster Ribatejo E: T: F: W: InovCluster E: T : F: W:

5 PROGRAMA 09h30 | Recepção dos participantes 10h00 | Introdução à Análise Sensorial Conceitos de análise sensorial; Aplicações da Análise Sensorial; Exemplos práticos. 11h30 | Metodologia geral da análise sensorial - Tipos de métodos utilizados em análise sensorial Testes descritivos; Testes discriminativos; Testes afectivos - Estudos de consumidor; Exemplos de normas nacionais e internacionais em vigor; Exemplos práticos. 13h00 | Pausa para almoço 14h30 | Selecção e treino de paneis de análise sensorial Tipo de paneis; Provas para a selecção e o treino de provadores; Percepção Sensorial – sabores básicos; Terminologia, técnicas de avaliação, descrição e medida de atributos; Exemplos práticos. 16h00 | Caso prático - Delineamento de uma prova de análise sensorial Condições da sala de provas; Tipo de teste a considerar; Tratamento de amostras; Execução da prova – Dinâmica de sala e boas práticas de execução de provas; Interpretação de resultados.


Carregar ppt "OrganizaçãoApoio CURSO DE ANÁLISE SENSORIAL a melhor forma de testar o seu produto e desenvolver o seu projecto 16 de Abril de 2012 Pavilhão de Exposições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google