A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sistema Operativo J.A.. Sistema Informático HARDWARE SOFTWARE Software do sistema Software de aplicação Sistemas operativos: Windows XP Linux Mac OS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sistema Operativo J.A.. Sistema Informático HARDWARE SOFTWARE Software do sistema Software de aplicação Sistemas operativos: Windows XP Linux Mac OS."— Transcrição da apresentação:

1 O Sistema Operativo J.A.

2 Sistema Informático HARDWARE SOFTWARE Software do sistema Software de aplicação Sistemas operativos: Windows XP Linux Mac OS Etc… Tratamento de texto (ex.: Word) Folhas de cálculo (ex.: Excel) Jogos Tratamento de imagem (ex.: Paint) Sistemas Gestão de Bases de Dados Apresentações (ex.: PowerPoint) Browsers (ex.:Internet Explorer) Antivirus (ex.: Panda Antivirus) Etc… Rato, Teclado, Monitor, Processador, Memórias, etc… Software responsável pelo funcionamento do computador. Software para o utilizador realizar as suas tarefas relacionadas com o trabalho ou o lazer. J.A.

3 Sistema operativo É constituído por um conjunto de programas cujo objectivo é gerir e controlar todas as partes que constituem um computador. São programas que controlam a execução dos programas, a criação e manutenção de ficheiros, utilização de todos os periféricos, etc.. O utilizador interage directamente com as aplicações que por sua vez, através do sistema operativo, controlam o hardware. J.A. UtilizadorAplicação Sistema Operativo Hardware

4 Tarefas de um sistema operativo Coordenar e comandar de forma adequada todo o Hardware solicitado a desempenhar uma determinada acção a partir dos programas de aplicação; Oferecer as funções indispensáveis para a gestão do acesso aos diferentes periféricos, tais como, o teclado, o rato, o monitor, etc...; Gerir de forma eficaz todos os recursos do computador, nomeadamente da sua memória interna (RAM), especialmente em aplicações que requerem grande capacidade de memória, como por exemplo, a multimédia; Tornar possível o acesso de vários utilizadores em simultâneo aos recursos do computador; Protecção de dados, controlo de acesso, etc...; Fornecer informações aos utilizadores que se manifeste relevante para o correcto funcionamento da máquina, nomeadamente mensagens de erro, apoio sobre o comando solicitado, etc.. J.A.

5 Exemplos de sistemas operativos -MS DOS, o mais divulgado nos PCs até final da década de 90; - UNIX -LINUX -NOVELL - MAC OS, Sistema operativo da Apple Macintosh - WINDOWS 98; - WINDOWS NT; - WINDOWS 2000; -WINDOWS XP. -WINDOWS Vista -WINDOWS 7 … Windows - Sistema operativo da Microsoft J.A.

6 Sistemas operativos em ambiente não gráfico Os primeiros sistemas operativos eram baseados em linhas de comando como é o caso do MS-DOS que foi o primeiro Sistema operativo da IBM – PC. Nos dias de hoje é muito pouco utilizado. Hoje em dia utilizamos sistemas operativos em ambiente gráfico. MS-DOS Pode ser acedido no Windows em: Menu iniciar - programas - acessórios - linha de comandos J.A.

7 Sistemas operativos em ambiente gráfico Os sistemas operativos que nós trabalhamos habitualmente com o rato e o teclado, são os sistemas operativos em ambiente gráfico. J.A.

8 Organização da informação Uma das principais tarefas de um sistema operativo é organizar a informação. J.A.

9 Organização da informação J.A. Discos ou unidades (drives) Directórios ou Pastas (folders) Ficheiros (files) São identificados por letras: A,B,C,D Possuem um nome e podem conter outras pastas e ficheiros São identificados por um nome e por uma extensão, separados por um ponto. Exemplos: A: - Drive de disquetes C: - Disco rígido E: - Pen Drive Exemplos: Os meus documentos As minhas imagens Exemplos: texto.doc jogo.exe contas.xls

10 Ambiente de trabalho do Windows Elementos básicos de interface com o utilizador: Ambiente de trabalho Ícones Barra de tarefas J.A.

11 Ícones Nem todos os ícones são iguais, podemos ter pastas, atalhos para pastas, ficheiros e atalhos para ficheiros. J.A. Ambiente de trabalho Reciclagem Atalho para um programa Documento Atalho para um documento Pasta Disco

12 Barra de tarefas Menu iniciar Barra de lançamento rápido Barra de tarefas Área de notificação Barra de idiomas J.A. Ambiente de trabalho

13 As janelas J.A. Conteúdo de cada pasta/disco Conjunto de botões: minimizar maximizar fechar Explorador

14 J.A.

15 Principais opções disponíveis no painel de controlo J.A. Segurança

16 Principais opções disponíveis no painel de controlo J.A. Sistema e Manutenção

17 Principais opções disponíveis no painel de controlo J.A. Rede e Internet

18 Principais opções disponíveis no painel de controlo J.A. Hardware e Som

19 Principais opções disponíveis no painel de controlo J.A. Programas

20 Principais opções disponíveis no painel de controlo J.A. Utilizadores

21 Principais opções disponíveis no painel de controlo J.A. Personalização

22 Utilitários J.A.

23 Ferramentas de Sistema J.A.

24 Desfragmentador de disco Os ficheiros quando são guardados no computador podem ser fragmentados (divididos aos bocadinhos) o desfragmentador junta-os novamente facilitando a sua leitura e tornando mais rápido o funcionamento do computador. J.A. Fragmentos Desfragmentação

25 Cópia de Segurança Permite salvaguardar alguns dados importantes no caso de haver alguma falha do sistema. Janela do assistente de cópia de segurança. J.A. Criar uma cópia apenas dos ficheiros do computador. Os programas serão ignorados. Restaurar uma cópia de segurança já existente. Criar uma cópia completa de ficheiros e programas.

26 Informações do sistema J.A. As Informações do Sistema mostram detalhes sobre a configuração do hardware do computador, os componentes do computador e o software, incluindo controladores.

27 Limpeza de Disco O utilitário de limpeza do disco destina-se a detectar e eliminar ficheiros criados pelo sistema, que entretanto se tornaram desnecessários. J.A. Eliminar ficheiros desnecessários

28 Compactador de Ficheiros O compactador de ficheiros permite diminuir o tamanho ocupado pelos ficheiros. Existem vários programas que fazem isso: Compactador do Windows, Winzip, WinRar, etc… J.A.

29 Programador de tarefas O programador de Tarefas ajuda a agendar tarefas automatizadas que efectuam acções a determinadas horas ou quando ocorre um determinado evento. J.A.

30 Restauro de sistema O Restauro do Sistema ajuda-nos a restaurar os ficheiros de sistema do computador para um momento anterior no tempo. É uma maneira de anular alterações do sistema no computador sem afectar os ficheiros pessoais, tais como correio electrónico, documentos ou fotografias. Por vezes, a instalação de um programa ou controlador pode causar uma alteração inesperada no computador ou fazer com que o Windows tenha um comportamento imprevisível. Normalmente, desinstalar o programa ou o controlador corrige o problema. Se a desinstalação não corrigir o problema, podemos tentar restaurar o sistema do computador para uma data anterior quando tudo funcionava correctamente.

31

32 Antivirus O computador pode ser danificado por um vírus informático enviado numa mensagem de correio electrónico ou contido num programa transferido a partir da Web. Se não utilizarmos software antivírus, corremos igualmente o risco de propagar vírus para outros computadores. J.A.

33 Vírus Os programas antivírus pesquisam a existência de vírus, worms e cavalos de Tróia. Se os detectar, o programa antivírus coloca-o em quarentena ou elimina-o antes que danifique o computador e os ficheiros. J.A.

34 O que é um vírus? Um vírus é um programa que se pode copiar a si próprio e infecta vários itens do computador, tais como documentos, programas e componentes do sistema operativo. Ficheiro Vírus J.A. Agarra-se aos ficheiros. Reproduz-se.

35 O que é um worm? Um worm é um programa que se copia a si próprio e que se pode propagar para fora do sistema operativo e para outros computadores através da utilização do correio electrónico ou de outro mecanismo de transporte. Worm worm J.A. Entra devido a uma vulnerabilidade do sistema Reproduz-se Propaga-se

36 O que é um cavalo de Tróia? Um cavalo de Tróia é um programa concebido para enganar o utilizador, fazendo-o pensar que se trata de algo intencional, mas que causa danos quando é executado. Os cavalos de Tróia não se propagam tal como os vírus e os worms. J.A. Engana o utilizador. Causa danos no computador. Não se propagam.

37 Firewall O firewall ajuda a manter o computador mais seguro. O firewall restringe as informações que chegam ao computador provenientes de outros computadores, dando-lhe maior controlo sobre os dados existentes no computador e criando uma linha de defesa contra pessoas ou programas (incluindo vírus e worms) que tentem aceder ao computador sem serem solicitados. J.A.

38 Regras de segurança 1. Ter um Antivírus. 2. Actualizar frequentemente o antivírus. 3. Ter uma Firewall ligada. 4. Ter o sistema operativo actualizado (actualizações automáticas) J.A.


Carregar ppt "O Sistema Operativo J.A.. Sistema Informático HARDWARE SOFTWARE Software do sistema Software de aplicação Sistemas operativos: Windows XP Linux Mac OS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google