A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I FORUM MUNICIPAL ANO 2011 manucastro.com.br. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL no Processo de Ensino e Apreendizagem Profª Lúcia Maria D´elorenzo Paixão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I FORUM MUNICIPAL ANO 2011 manucastro.com.br. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL no Processo de Ensino e Apreendizagem Profª Lúcia Maria D´elorenzo Paixão."— Transcrição da apresentação:

1 I FORUM MUNICIPAL ANO 2011 manucastro.com.br

2 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL no Processo de Ensino e Apreendizagem Profª Lúcia Maria D´elorenzo Paixão Dantas MSc em Educação

3 pedagogiaaopedaletra.com

4 Pelos direitos de cidadania que as leis lhe conferem? Por não mais ser entendida como um adulto em miniatura? Por fazer parte de uma organização familiar?

5 sente? Sofre? Ama? Se emociona? Tem projetos de vida digna?

6 autoconfiançacooperação responsabilidade solidariedade confiança

7 Robert Fulghum, (2004) traduz a importância da Educação Infantil : Tudo que eu precisava saber sobre como viver, o que fazer e como ser, aprendi no jardim de infância. A sabedoria não estava no topo da montanha mais alta, no último ano de um curso superior, mas sim no tanque de areia do pátio da escolinha maternal. (p.16).

8 O Processo Educativo de Ensino e Apreendizagem começa dentro de cada um de nós. Conhece-te a si mesmo. Como modificar a relação do sujeito 1.consigo mesmo 2.com os outros 3. com o mundo

9 S Ó CRESCEMOS NA ARTE DE DESCOBRIR A CRIANÇA ESCONDIDA E INCOMPREENDIDA DENTRO DE CADA UM DE NÓS... ultimosegundo.ig.com.br

10 unisinos.br

11 Berçário – Profª Mirna e suas Auxiliares Eloísa e Selma Leonardo suas expressões e rimas: 1_ A Cida é gente boa! 2_ A Eloisa tem sabor de mel! 3_ Menina faladeira! Referindo-se à Emily e à Evelyn 4_ Leo cara de pastel! 5_ Gugu cara de tatu! 6_ Eminha cara de farinha! 7_ Renata cara de batata! sementinhakids.wordpress.com

12 Turma de 2 anos – Profª Roseli e Auxiliar Ariadine 1- Eleno ao ver a sala bagunçada: _Tia que bagunça! 2 - Talyck quando Renata, a quem chama de mãe, atarefada, não lhe dá atenção: _ Mamãe estou aqui!

13 Turma de 2 anos – Profª Roseli e Auxiliar Ariadine 3 - Lara consertando uma observação inadequada ao ver o cabelo da Ariadine: _ Nossa que cabelo mais duro! _ O meu!? _ Não. É a Ariadine do Cinturão Verde! 4 - A turma conversava sobre a Primavera. Gabriel subiu à mesa e olhou pela janela. Ariadine disse-lhe: _ Desça daí Gabriel. _ Tia tô vendo a primavera!! colegioefanor.pt

14 Turma de 2 anos – Profª Aparecida Mafra e sua Auxiliar Patrícia Inácio 1 Dona Cida não está boa hoje; ela nem falou bom dia para nós! (Luis Gustavo Costa Silva) 2 Gosto de vir para a Creche, porque aqui tem comida boa! ( Tayan Rodrigues) 3 Mãe o Kauê me ama! ( Sophia Lara de Oliveira)

15 Turma de 3 anos Profª Leny e sua Auxiliar Waldinéia 1 - Lá onde o urso polar mora só tem gelo. Nem parece o chão. Se ele entrar aqui na creche ele vai comer toda a grama. Laura Lima Nogueira 2 – Eu vou estudar aqui na creche prá sempre! Larah Emanuelly da Silva

16 Turma de 3 anos – Profª Helena, Profª Tatiane e sua Auxiliar Elisangela. 1 Que delícia hoje o feijão está com chocolate! Raiane ao apreciar a feijoada no almoço. 2 A tia Ida tá brincando com as crianças de Super Herói! Lucas Martins observando a aula de Educação Física de outra turma. comunidadedosciclistasdailha.blogspot.com

17 Com o meio que a circunda transparece nela o esforço para compreender o mundo em que vive as relações contraditórias que presenciam.

18 Uma das importâncias da Educação Infantil está em reconhecer que a criança tem na família biológica ou não, um ponto de referência fundamental. Está inserida em: uma sociedade dona de uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.

19 A família não pode ser ignorada. É o centro de referência da criança na multiplicidade de interações sociais.

20 Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

21 Onde encontrar o caminho da interiorização? Na descoberta da criança que está dentro de cada um de nós. Compreendendo o mundo submerso na magia de SER no equilíbrio do TER. De TER um Mundo Interior Mágico livre da vaidade de ostentar o SER.

22 ID, EGO, SUPEREGO gegoufer.blogspot.com

23 O ID de conteúdos inconsciente, influência hereditária, de passado orgânico do indivíduo. Cego, impulsivo, egoísta, irracional blig.ig.com.br

24 ID pan.uol.com.br

25 EGO

26 EGO governado pelo princípio da Realidade. Inclui as estruturas psíquicas de defesa. Permite: pensar com lógica, dominar a capacidade de síntese, organizar a linguagem, desenvolver a memória, agir diante da realidade.

27 Como a casca de uma árvore, que protege o ID, mas extrai dele a energia suficiente para suas realizações. ninho no ipê amarelo ninha.bio. br

28 O Superego reflete a influencia das outras pessoas e do passado cultural. muitas vezes torna-se extremamente severo anula as possibilidades de satisfação instintiva e a capacidade de livre escolha do EGO.... mais severo que o modelo dos próprios pais reais,... apenas a rigidez, a severidade, a função punitiva e proibidora, uma vez que o cuidado carinhoso e amoroso dos pais parece não ser assimilado por ele. (Freud)

29 Freud cognomina o SUPEREGO de EGO IDEAL (aspiração de como a gente gostaria de ser). sociologia-jornalismoufc.blogspot.com transalin.espelho.gif lufrancesa.com

30 O caminho da descoberta interior é longo e sinuoso... Piaget Moral Heterônoma e a Moral Autônoma

31 Moral Heterônoma 1- É imposta por regras obrigatórias. Tem caráter coercitivo, é a fonte do dever. 2- Baseia-se no princípio da autoridade, respeito unilateral, relações de pressão. 3- Encontra-se nas relações verticais entre o adulto e a criança. Autônoma 1- Surge do próprio indivíduo. Tem caráter espontâneo e é a fonte do bem. 2- Baseia-se no princípio da igualdade, respeito mútuo, relações sociais. 3- Não é estática e fixa, mas um equilíbrio limite nas relações sociais.

32 Moral Heterônoma 4- Sua prática é defeituosa por ser (egocêntrica.) 5-A responsabilidade é julgada em função das consequências materiais. Autônoma 4- Sua prática é uma decisão livre, racional. 5- A responsabilidade é julgada em função da intenção.

33 Heterônoma 6- A justiça = obediência à autoridade para evitar o castigo. As proibições necessárias, dolorosas, iguais e arbitrariamente castigadas. Castigo é expiação. Autônoma 6- A justiça baseia-se na equidade. O princípio de justiça é o equilíbrio das relações sociais. Reciprocidade.

34 silencio.bmp travetor.blogspot.com

35 Quais os valores que prevalecem em nossas escolhas? Heterônomos? Autônomos? alethink.blogspot.com

36 Prática? cobra-coral.blogspot.com

37 Praxis? ultradownloads.uol.com.br

38 agenciauva. com.br Qual é de fato a Importância da Educação Infantil em cada um de nós? Onde ela começa: na Creche ou no desafio do processo de Interiorização?

39 Nenhum ser humano é ou não é. Está sempre sendo... Deixando rastros... lindasmensagenseoracoes.blogspot.com

40 precisam deixar de ser para a criança um lugar de um futuro, que nunca chega...

41 AUTONOMIA Não nos basta dominar conteúdos. É preciso emancipar-nos enquanto Sujeitos produtores de saber e doadores de sentido para continuar.

42 Transformar Prática em Praxis

43 DUVIDAR Aprender a Equivocar-nos sem CULPA. SORRIR sem Medo. Descobrir que OBEDECER é ato de SABEDORIA e não de SUBSERVIÊNCIA. Exercitar-nos no SILENCIO. Conhecer, Refletir, Agir.

44 Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores do que o seu silencio.

45

46 Referencias bibliográficas COUTINHO, Maria Tereza, MOREIRA, Mércia. Psicologia da Educação. Belo Horizonte: Editora Lê, FULGHUM, Robert. Tudo o que eu devia saber aprendi no Jardim de Infância. São Paulo: Best Seller, GOULART, Isabelly. A Importância da Educação Infantil na Formação do Cidadão Crítico/Reflexivo. Estudos publicado em 26/06/2010. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Brasília: MEC/SEF, PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. São Paulo: Summus, SEBER, Maria da Glória. Psicologia do Pré Escolar – uma visão construtivista. São Paulo: Editora Moderna, SILVA, Josué Candido da. Conhece-te a ti mesmo Sócrates e a nossa relação com o mundo. Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação, 20/06/08.


Carregar ppt "I FORUM MUNICIPAL ANO 2011 manucastro.com.br. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL no Processo de Ensino e Apreendizagem Profª Lúcia Maria D´elorenzo Paixão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google