A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA JOYCE VALERIA STANGLER DE BÖER TRABALHO DE CONCLUSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA JOYCE VALERIA STANGLER DE BÖER TRABALHO DE CONCLUSÃO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA JOYCE VALERIA STANGLER DE BÖER TRABALHO DE CONCLUSÃO ORIENTADORA PROFª DRª TANIA BEATRIZ IWASZKO MARQUES AGOSTO/2008

2 O MUNDO DOS AFETOS: EDUCAÇÃO COM SABEDORIA E TROCAS REAIS DE APRENDIZAGEM

3 "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

4 Educação e afeto caminham juntas, uma não sobrevive sem a outra. Estas trocas de conhecimentos podem se dar por diversas formas, mas o ato de educar só se torna completo com amor. Dessa forma, pretendo entender um pouco mais esse mundo dos afetos e o quanto isso é essencial, influenciando a aprendizagem. Procurando entender esse mundo dos afetos

5 OBJETIVOS Refletir sobre a relação entre as emoções do educando e do educador; Analisar a construção de valores e auto- estima.

6 METODOLOGIA Pesquisa Bibliográfica Anotações de campo Registros e reflexões sobre a prática docente Memórias biográficas

7 APORTES TEÓRICOS Meu trabalho foi baseado nas teorias Wallonianas: A afetividade é um campo mais amplo, diferenciando-se do sentimento, da paixão e da emoção; No ambiente escolar, as relações de afeto são importantes para o desenvolvimento da criança, pois sua personalidade vai se constituindo.

8 QUESTÃO DE PESQUISA Uma educação sem trocas reais de afetividade desenvolverá plenamente a criança e a tornará um aluno feliz e realizado?

9 DESDOBRAMENTOS Qual a importância das emoções na nossa vida? De que forma as emoções se apresentam?

10 Na valorização da auto-estima dos alunos; Na demonstração de respeito pela criança; Quando o educador acredita que seu aluno é capaz. Mas o mais importante: o afeto é um sentimento essencial!

11 Muitas vezes, basta um olhar, um gesto ou apenas uma forma de aceitação para uma criança se sentir acolhida e amada dentro de sua realidade, como aluno e integrante de um grupo. Somente num ambiente escolar envolvente e acolhedor, a criança terá condições de se tornar futuramente um jovem e um adulto com mais competência para viver num mundo repleto de emoções e mistérios... CONSIDERAÇÕES FINAIS

12 No decorrer de todo o desenvolvimento do indivíduo, a afetividade tem um papel fundamental. (...) permeando a relação entre a criança e o outro, constituindo elemento essencial na construção da identidade. (WALLON, 1968)

13 ALGUMAS REFERÊNCIAS... CHALITA, Gabriel Benedito Issaac. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, COLL, César, MARCHESI Álvaro, PALACIUS Jesus e colaboradores. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, LEITE, S. A. S.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R.; FALCÃO, A. M. S.. (orgs.) Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo,2002. LIMA, Gessy Veiga Farias. O afeto tem escola. Trabalho de especialização do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre, MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: palas Athena, 2004.

14 MANFREDINI, Roberta Lusa. O entrelaçamento razão & emoção na aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia Habilitação Magistério para séries iniciais do ensino fundamental – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, TIBA, Içami. Quem ama educa. São Paulo: Gente, WALLON, Henri. As origens do caracter na criança. São Paulo: Difel, 1971.LSOPP, Pippa; MCCAFFREY, Trisha (Org.). Transtornos emocionais na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, WALLON, Henri. Psicologia – Coleção Grandes Cientistas Sociais. Organizadoras: Maria José Garcia Werebe e Jacqueline Nadel- Brulfert. Editora Ática, 1986.

15 O MUNDO DOS AFETOS: EDUCAÇÃO COM SABEDORIA E TROCAS REAIS DE APRENDIZAGEM JOYCE VALERIA STANGLER DE BÖER TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA JOYCE VALERIA STANGLER DE BÖER TRABALHO DE CONCLUSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google