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Vivências e Sobrevivências: Os Desafios do Início da Docência

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Apresentação em tema: "Vivências e Sobrevivências: Os Desafios do Início da Docência"— Transcrição da apresentação:

1 Vivências e Sobrevivências: Os Desafios do Início da Docência
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA Vivências e Sobrevivências: Os Desafios do Início da Docência Luana Figueiró Fontoura Orientadora: Profª Drª Tania Beatriz Iwaszko Marques Porto Alegre, dezembro de 2009

2 OBJETIVO Entender os principais desafios encontrados no início da carreira e como os futuros educadores lidam com as cobranças e exigências presentes nesse período.

3 O quanto é desafiador tornar-se educador/a...
JUSTIFICATIVA Reflexões feitas durante o estágio Alguns questionamentos O quanto é desafiador tornar-se educador/a...

4 Coleta de dados – depoimento via correio eletrônico
CAMINHOS TRILHADOS Pesquisa de cunho qualitativo Coleta de dados – depoimento via correio eletrônico Análise das minhas vivências e posteriormente das experiências de outras futuras educadoras

5 Desenvolve-se em três fases: pré-análise; exploração do material;
APRECIAÇÃO DOS DADOS Análise de conteúdos Desenvolve-se em três fases: pré-análise; exploração do material; tratamento dos dados, inferência e interpretação.

6 Formação de professores:
APORTES TEÓRICOS Início da docência: MARIANO (2006) Formação de professores: FREIRE (1996 e 2006), NEUBAUER (2005) e TARDIF (2007).

7 Relações externas à sala de aula
ALGUNS ACHADOS... Relações externas à sala de aula Relação com os pais dos alunos “[...] a escola, pressionada pelos pais, começou a não gostar de meu estágio, não porque julgasse minhas práticas ineficazes ou inapropriadas [...] mas simplesmente porque, assim como eu, não conseguia enfrentar ou apenas se posicionar diante dos pais.” Ariela

8 Relação com as professoras:
titulares supervisoras orientadoras de estágio

9 Relações dentro da sala de aula
Turmas heterogêneas Falta de tempo Planejamento Falta de materiais

10 TEMPO – PRINCIPAL ALIADO
Processo de resiliência* O aprendizado com as experiências Teoria X prática Formação constante *Resiliência: termo utilizado para definir a capacidade humana de passar por experiências adversas sucessivas sem prejuízos para o desenvolvimento.

11 “O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica na medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições.” (Freire 2006, p.27)

12 “O espetáculo da vida nas escolas é diário
“O espetáculo da vida nas escolas é diário. Nós, professores iniciantes na carreira, iremos vivenciar situações inusitadas a cada dia. Serão estas situações e a maneira como lidamos com elas que ajudarão a formar nossa identidade profissional. Continuaremos em um processo constante e contínuo de formação. Aprendemos a construir o nosso eu profissional com a ajuda de nossos pares [...]” (Mariano 2006, p.25).

13 REFERÊNCIAS ALVES, Rubens. A alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2000. BÖER, Joyce Valeria Stangler de. O mundo dos afetos: educação com sabedoria e trocas reais de aprendizagem. – Trabalho de conclusão. Porto Alegre: UFRGS, 2008. BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Formação de Professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002. BRASIL. Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção1, p.11. Disponível em: acessado em CAMILLO, Brízida Aline Chagas. Reflexões sobre a prática docente: Os desafios encontrados na realização do estágio – Trabalho de conclusão. Porto Alegre: UFRGS, 2008. CHALITA, Gabriel Benedito Issaac. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2001. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho D’ Àgua, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido – Novo Hamburgo: Feevale, 2003. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1994. GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. IN. DESLANDES, S. F; GOMES, R e MINAYO, C. S (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. LIMA, Emília Freitas de. Sobre(as)vivências no início da docência: que recados elas nos deixam?... IN. LIMA, Emília Freitas de. (org) Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

14 MACEDO, Lino de. Ensaios Construtivistas
MACEDO, Lino de. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. MARIANO, André Luiz Sena. O início da docência e o espetáculo da vida na escola: abrem-se as cortinas...IN. LIMA, Emília Freitas de. Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006. MARIANO, A, DINIZ, J. e TANCREDI, R. O início da docência de uma professora bem-sucedida: apontamentos a partir de relatos orais. IN. Olhar de Professor, Ponta Grossa, 10 (2):47-58, Disponível em: Acessado em MARQUES, Tania B. I. Do Egocentrismo a Descentração – a docência no ensino superior. Tese de Doutorado. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 2005. MONTEIRO, Ilda Maria. Eu não sabia o que agora sei...: tornando públicas as minhas histórias secretas. IN. LIMA, Emília Feitas de.(org) Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006. NEUBAUER, Bruna Mezzomo. Formação Continuada de Professores: construções dos saberes experiências. IN. ANTUNES, Helenise Sangoi. Trajetória docente: o encontro da teoria com a prática. Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino, 2005. SPRITZER, Mirna. O invisível feito visível: um estudo sobre a formação do ator na universidade. Porto Alegre: UFRGS/FACED, Dissertação de Mestrado. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007. ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexão com base na experiência prática de pesquisa. IN. ZAGO, Nadir et al. Itinerários de pesquisa perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.


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