A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GAME-ARTE Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais Alexandra Cristina Moreira Caetano Laboratório de pesquisa em arte e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GAME-ARTE Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais Alexandra Cristina Moreira Caetano Laboratório de pesquisa em arte e."— Transcrição da apresentação:

1 GAME-ARTE Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais Alexandra Cristina Moreira Caetano Laboratório de pesquisa em arte e realidade virtual – UnB 2008

2 Tanto o jogo quanto a arte são produtores de imagens e carregam em seu contexto questões culturais, visto que ambos têm implicações de ordem pessoal, social, educacional, psicológica, filosófica, mística, econômica e histórica Tanto o jogo quanto a arte são produtores de imagens e carregam em seu contexto questões culturais, visto que ambos têm implicações de ordem pessoal, social, educacional, psicológica, filosófica, mística, econômica e histórica Santa Marli Pires dos Santos (2006, 27)

3 Objetos de aprendizagem Os OAs permitem reunir várias mídias, explorando os recursos e ferramentas, visando estimular o aluno na busca e construção do conhecimento. Não basta desenvolver o jogo que funcionará como OA, é preciso escolher o conteúdo e as atividades de forma a tornar o jogo interessante, desafiante e problematizante.

4 OAs em Artes Visuais devem proporcionar integração entre teoria e prática, possibilitando um estudo dinâmico das Artes. Ao integrar diferentes mídias, busca-se desenvolver uma proposta que seja interessante para o aluno, levantando desafios que motivem o aprendizado. O importante é pensar em objetos que possam ser reutilizados e que funcionem como complemento dinâmico das aulas.

5 Os jogos computacionais pensados como OAs possuem particularidades: combinam diferentes mídias, buscam a interação aluno- jogo e entre o aluno e os demais conteúdos instrucionais disponíveis na área de jogo. Os jogos oferecem interfaces que permitem ao aluno exercitar diferentes aprendizagens.

6 Experimentando idéias e conceitos

7

8 Artes visuais e Jogos Computacionais Priscila Arantes (2005) desenvolve o conceito de interestética. Priscila Arantes (2005) desenvolve o conceito de interestética. Os jogos computacionais representam então terreno fértil para a metamorfose das artes. Os jogos computacionais representam então terreno fértil para a metamorfose das artes. Os jogos apresentam possibilidades de interação, presente na arte computacional. Para Suzete Venturelli é na interação que o espectador deixa de estar em face da obra para encontrar-se dentro da obra. Os jogos apresentam possibilidades de interação, presente na arte computacional. Para Suzete Venturelli é na interação que o espectador deixa de estar em face da obra para encontrar-se dentro da obra.

9 Tânia Fraga (apud FRAGOSO, 2005) aponta várias possibilidades ainda não exploradas no campo artístico. Tânia Fraga (apud FRAGOSO, 2005) aponta várias possibilidades ainda não exploradas no campo artístico. Os jogos em artes representam ambientes artísticos que convidam o espectador a estabelecer novos paradigmas diante da criação artística. Os jogos em artes representam ambientes artísticos que convidam o espectador a estabelecer novos paradigmas diante da criação artística. Nesta perspectiva, pode-se estruturar o jogo em ambiente artístico aberto. Nesta perspectiva, pode-se estruturar o jogo em ambiente artístico aberto. Ou pode-se estruturar para que seja um ambiente artístico fechado. Ou pode-se estruturar para que seja um ambiente artístico fechado.

10 Trabalhos em arte computacional que podem ser considerados ambientes de jogo Gilberto Prado Tânia Fraga Diana Domingues Suzete Venturelli

11 Desertesejo – Gilberto Prado 2000

12 Ouroboros – Diana Domingues 2002

13 Suzete Venturelli Hubbub Parceria com Mario Maciel F69

14 Cibercenários – Tânia Fraga

15 CONCLUSÃO O jogo oferece um campo dinâmico para as artes, como forma de expressão, de construção, de realização e de interação. GAME-ARTE representa a convergência destas reflexões na construção de uma dinâmica de interação em ambiente virtual interativo, espaço de expressão das artes digitais. O jogador deixa de ser espectador e, através da interação, torna-se um dos elementos do jogo.

16 O desafio do GAME-ARTE está no estabelecimento de diálogo entre as diferentes linguagens, mídias e trajetórias de ação, participação, interação e, também, de observação e contemplação, visando a construção de uma dinâmica de jogo. Desenvolver o GAME-ARTE seguindo os princípios básicos dos objetos de aprendizagem seria potencializá-lo também para o uso didático em cursos presenciais ou on-line.

17 O desenvolvimento de objetos de aprendizagem em artes visuais, com foco nos conteúdos de Teoria e História da Arte visa a preencher uma lacuna quanto que explora a dinamicidade e interatividade do jogo, com a consistência dos conteúdos.

18

19 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARANTES, e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005, 190 p. DOMINGUES, Diana, VENTURELLI, Suzete (Orgs.). Criação e Poéticas Digitais. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005, 154p. FRAGOSO, Maria Luiza (Org). [Maior e igual a 4D] Arte computacional no Brasil: reflexão e experimentação. – Brasília: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes, 2005, 152 p. MENDES, Cláudio Lúcio. Jogos Eletrônicos – diversão, poder e subjetivação. Campinas, SP: Papirus, 2006, p.73. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. Tradução de Sérgio Tellaroli. – São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.189. PRATA, Carmem Lúcia; NASCIMENTO, Anna Cristina Aun de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico – Brasília: MEC, SEED, 2007, p.141. SANTOS, Santa Marli Pires dos – Educação, arte e jogo – Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p.27. VENTURELLI, Suzete. Arte: espaço_tempo_imagem. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004, p.76.


Carregar ppt "GAME-ARTE Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais Alexandra Cristina Moreira Caetano Laboratório de pesquisa em arte e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google