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O Excel 2010 Organize e analise dados de forma mais produtiva Formador: Luís Camacho.

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1 O Excel 2010 Organize e analise dados de forma mais produtiva Formador: Luís Camacho

2 Questão 1 Participou na Webcast O Office 2010 na Sala de Aula? a.Sim. b.Não, mas já participei noutras webcasts. c.É a 1.ª vez que participo

3 Questão 2 Utiliza o Excel na sua actividade de docente? a.Sim, com muita frequência b.Sim, ocasionalmente c.Sim, mas raramente d.Não

4 As potencialidades O Excel 2010 Funcionalidades em destaque Exemplos práticos

5 As potencialidades Navegação fácil e acessível Rapidez e Produtividade Gestão das tarefas do docente, nomeadamente, para o cálculo e Ilustração dos diversos quadros de planeamento e avaliações. Organização e análise estatística Comparações rápidas e eficazes a partir de listas de dados Acessível em qualquer lugar

6 Funcionalidades em destaque Friso melhorado Mais temas de Livros Formatação condicional melhorada Gráficos Sparkline Equações em caixas de texto Novas formas de colaborar Utilizar o Office Excel 2010 com versões anteriores do Excel

7 Uma maneira simples de ampliar a sua visão de opções num programa. Friso melhorado Navegação fácil e acessível Facilita a localização de comandos e de funcionalidades Manter os botões favoritos visíveis através Barra de Ferramentas de Acesso Rápido (Excel 2007 e 2010) Permite criar separadores e grupos próprios; mudar o nome e alterar a ordem dos separadores e grupos incorporados.

8 Todos os textos, gráficos, imagens, tabelas e objectos de desenhos são criados com base no tema seleccionado, para que todos os elementos no livro se complementem visualmente entre si. Temas e estilos profissionais Mais temas de Livros conjunto de cores do tema conjunto de tipos de letra do tema conjunto de efeitos do tema

9 Formatação Condicional Apresentações de dados mais sofisticadas Permite realçar facilmente células ou intervalos de células de interesse, destacar valores pouco habituais e visualizar dados utilizando barras de dados, escalas de cores e conjuntos de ícones. No Excel 2010: Mais conjuntos de íconesMais opões para barras de dados

10 Formatação Condicional > Exemplo Prático Apresentações de dados mais sofisticadas Tabela: Dados de temperatura com formatação condicional que utiliza uma escala de cor para diferenciar valores altos, médios e baixos: Escala de três cores: Vermelho representa os valores mais altos Amarelo representa os valores médios Azul o representa os valores mais baixos

11 Formatação Condicional > Exemplo Prático Apresentações de dados mais sofisticadas 1. Seleccione os dados que pretende formatar condicionalmente

12 Formatação Condicional > Exemplo Prático Apresentações de dados mais sofisticadas 2. Aplique a formatação condicional 2.1. No separador Base, no grupo Estilos, clique na seta junto a Formatação Condicional e, em seguida, clique em Escalas de Cor Seleccione Mais regras para escolher as opções de formatação

13 Formatação Condicional > Exemplo Prático Apresentações de dados mais sofisticadas 3. Experiências com a formatação condicional No separador Base, no grupo Estilos, clique na seta junto a Formatação Condicional e, em seguida, efectue experiências com os estilos disponíveis. Depois de aplicar um estilo, seleccione os dados, clique em Formatação Condicional no friso e clique em Gerir Regras para optimizar manualmente as regras e a formatação

14 Gráficos Sparkline Apresentações de dados mais sofisticadas As Sparklines são muito úteis para criar pequenos gráficos que ocupam somente uma célula, podendo ser em linhas, colunas e ganhos e perdas, facilitando o trabalho de quem quer informações rápidas sobre seus dados. Exemplo: gráfico sparkline que mostra resultados de avaliação de alunos.

15 Gráficos Sparkline > Exemplo Prático Apresentações de dados mais sofisticadas No Separador Inserir encontra o grupo Gráficos Sparklines Comandos Line: criar um gráfico em linha Column: cria-se um gráfico em colunas Win/Loss: o gráfico mostrará os ganhos e perdas dos dados

16 Gráficos Sparkline > Exemplo Prático Apresentações de dados mais sofisticadas Depois de criar a tabela, clique numa das opções de gráfico. Neste caso, utilizaremos o gráfico de Colunas. Uma pequena janela chamada Create Sparklines aparecerá. Clique em OK.

17 Equações em caixas de texto Ferramentas de Equação incorporadas que facilitam a escrita e a edição de equações dentro de caixas de texto numa folha de cálculo. Por exemplo, para apresentar fórmulas utilizadas em células de folha de cálculo bloqueadas ou de outra forma inacessíveis.

18 Gráficos Sparkline > Exemplo Prático Apresentações de dados mais sofisticadas Poderá depois formatar o gráfico à sua escolha

19 Excel Web Apps Novas formas de colaborar Aceder às suas folhas de cálculo a partir de qualquer lugar Pode guardar e publique as suas folhas de cálculo online e, em seguida, aceder, ver e editar onde quer que esteja a partir de praticamente qualquer computador ou do seu telemóvel Windows. Editar em simultâneo a mesma folha de cálculo por vários utilizadores em diferentes localizações/computadores Pode, por exemplo, editar uma grelha de avaliação com outro colega, ao mesmo tempo, numa folha de cálculo. Veja imediatamente as alterações dos outros utilizadores e, com o número de editores do livro apresentado na barra de estado, saiba sempre quem mais está a editar o livro consigo.

20 Utilizar o Office Excel 2010 com versões anteriores do Excel Trabalhar em Modo de Compatibilidade No Excel 2010, quando abrir um livro que foi criado no Excel , este é automaticamente aberto em Modo de Compatibilidade e visualizará a indicação entre parênteses rectos junto ao nome do ficheiro na barra de título no Excel. O Modo de compatibilidade não está disponível para livros do Excel 2007 pois utiliza o mesmo formato de ficheiro baseado em XML (.xlsx ou.xlsm) que o Excel 2010

21 Utilizar o Office Excel 2010 com versões anteriores do Excel Transferir os conversores de ficheiros Conversores de ficheiros para abrir um livro do Excel 2010 numa versão anterior do Excel. As funcionalidades e formatação específicas do Excel 2010 poderão não ser apresentadas em versões anteriores do Excel, mas continuarão disponíveis quando o livro for guardado e reaberto no Excel No computador que tem a versão anterior do Excel instalada, transfira o Microsoft Office Compatibility Pack a partir do Web site Transferências do Microsoft Office e instale as actualizações e conversores necessários para abrir livros do Excel Transferências do Microsoft Office

22 Utilizar o Office Excel 2010 com versões anteriores do Excel Verificar um livro para efeitos de compatibilidade Se quiser trabalhar no formato de ficheiro actual mas tiver de partilhar um livro com colegas que utilizam versões anteriores do Excel, pode verificar se os dados são compatíveis com versões anteriores do Excel. No separador Ficheiro, clique em Informações. Clique no botão Verificar Existência de Problemas e, em seguida, clique em Verificar Compatibilidade.

23 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação/classificação Facilidade e Criação

24 Funcionalidades a utilizar Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Validação de dados Funções : Média e Se Formatações diversas Formatação Condicional Gráfico Sparkline

25 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Validação de dados 1 Teste2 Teste3 TesteTrabalho Ana Luis Marta Pedro Rui Maria Beatriz Catarina Vamos observar esta simples tabela de avaliação: Permite controlar o tipo de dados ou os valores que os utilizadores introduzem numa célula.

26 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Validação de dados No separador Dados, no grupo Ferramentas de Dados, clique em Validação de dados.

27 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Validação de dados Seleccione uma ou mais células a validar. No separador Dados, no grupo Ferramentas de Dados, clique em Validação de dados. Clique no separador Definições e, em seguida, seleccione o tipo de validação de dados pretendido: na caixa Permitir, seleccione Decimal, na caixa Dados seleccione está entre.

28 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Validação de dados Pode realizar um ou ambos os procedimentos seguintes: Aviso de erro: para especificar uma resposta quando os utilizadores introduzem dados inválidos na células. Mensagem de entrada: para apresentar uma mensagem de entrada ao clicar na célula

29 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Funções Média e Se Função Média Função Se

30 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Função Média Após o cálculo da média, clicar no canto inferior direito da célula e arrastar. Este procedimento permitirá a cópia e a respectiva colagem da fórmula nas células onde pretendemos efectuar cálculos

31 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Função Se A função SE devolve um valor se uma condição especificada devolver o valor VERDADEIRO e outro valor se essa condição devolver o valor FALSO.

32 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Função Se Após aplicação da função SE, clicar no canto inferior direito da célula e arrastar. Este procedimento permitirá a cópia e a respectiva colagem da fórmula nas células onde pretendemos ver o efeito da aplicação da função.

33 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Formatação Condicional

34 Actividade: Construção de uma mapa de avaliação Gráfico Sparkline

35 Questão 4 Como avalia a utilidade desta sessão para a sua prática lectiva? a)Muito útil b)Útil c)Pouco útil d)Nada útil

36 Obrigado! Website:


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