A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roberto Wagner Leite Machado Engenheiro Civil C ONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CEARÁ – CREA - CE Estátua do padre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roberto Wagner Leite Machado Engenheiro Civil C ONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CEARÁ – CREA - CE Estátua do padre."— Transcrição da apresentação:

1 Roberto Wagner Leite Machado Engenheiro Civil C ONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CEARÁ – CREA - CE Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologías apresentadas após 43 anos de construção. Luiz Carlos Alves dos Santos Tecnólogo em Construção Civil INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE Claudia Helena J. de L. Leite Cientista Política U NIVERSIDADE DE F ORTALEZA - UNIFOR Maria Regilene G. de Alcântara Tecnóloga em Construção Civil INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE

2 1.INTRODUÇÃO C O N T E Ú D O G E R A L 2.DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C. 3.RESULTADOS 4.RECUPERAÇÃO 5.CONCLUSÃO 6.AGRADECIMENTOS

3 1.INTRODUÇÃO HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO A estátua do padre Cícero é considerada a 3ª maior obra em concreto armado do planeta, reproduzindo uma figura humana. Foi erguida na cidade de Juazeiro do Norte-Ceará- Brasil, a mais de 500 m de altitude em relação ao NM, hoje, um dos maiores centro de catolicismo popular da américa latina. A estrutura consiste em um pilar central em forma de cruz de onde partem vigas radiais até os pilares periféricos e paredes de concreto armado que dão a forma bruta ao monumento. A figura do padre foi moldada e escupida artisticamente com argamassa de cimento e areia. A obra foi construída em 1969 e executada nos moldes da NB-01 de 1940 pelo engenheiro civil Rômulo Ayres Montenegro. Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C.

4 2.DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROCEDIMENTOS: O objetivo central foi investigar e analizar o comportamento das patologias, origens das lesões estruturais e do recobrimento, para interromper e corrigir os processos de degradação da estátua; Os procedimentos consistiram em investigações na infraestrutura, estrutura interna e paredes de fechamento, além do revestimento externo; As principais patologías que surgiram devem-se a fenômenos físicos, quimicos, biológicos e ambientais. Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C.

5 1.INTRODUÇÃO DADOS DA OBRA Cabeça: 2,70 m; Orelha: 0,80 m; Olho: 0,56 m; Nariz: 0,70 m; Boca: 0,70 m; Ombro: 5,40 m; Bengala: 10,00 m; Pedestral: 8,00 m; Estátua: 17,00 m; Altura total da estátua: 25,00 m; Área do pedestral: 100,00 m²; Peso total do monumento: 357,00 t. Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C.

6 2.DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROCEDIMENTOS: Seguimos com experimentos de natureza não destrutivos para avaliar a situação do concreto armado e argamassa de revestimento, através dos seguintes ensaios: Grau de carbonatação (fenolftaleina); Abertura de fissuras (fissurômetro); Teste de percussão (martelo); Destacamento (martelo de bico); Resistência superficial (esclerometro). Após a análise dos resultados, registros fotográficos e parametros como: tipo de anomalia, posição em relação a estrutura, extensão e forma de evolução, verificamos a não nescessidade de não proceder com ensaios de natureza destrutivos, devido ao pequeno grau de comprometimento da estrutura. Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C.

7 3.RESULTADOS Encontrou-se evidências de degradação na estrutura interna e na camada de revestimento. As patologias mais evidenciadas foram: FISSURAS DE RECOBRIMENTO: Neste caso ocorre problemas de fissuração em todo o perímetro da estátua, com mais gravidade em alguns pontos críticos e vários pontos de deslocamento de parte do revestimento. CORROSÃO DAS ARMADURAS E DESGASTE DO CONCRETO: Encontamos locais em que ocorreu fissuração, destacamento, desagregação do concreto e corrosão das armaduras, isolados e simultâneos. Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C.

8 3.RESULTADOS DESGASTES NA PINTURA EXTERNA DA ESTÁTUA: Estes problemas acontecem devido a exposição constante aos ciclos de sol e chuva além dos fatores quimicos. Outro problema é o desgaste causado pela ação do homem, que utiliza a prática de escrever mensagens no perímetro inferior da estátua. Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C.

9 4. RECUPERAÇÃO Após localizadas, definidas, estudadas e mapeadas todas as patologias da estátua, procedeu-se a recuperação na seguinte ordem de execução: CORROSÃO DAS ARMADURAS E DESGASTES NO CONCRETO: Remoção do concreto contaminado; Análise e limpeza, tratamento e pintura das armaduras e suplementação de barras; Recomposição e cura do concreto removido. FISSURAS NO REVESTIMENTO: Reabertura das fissuras ou retirada dos blocos; Selagem da fissura ou aplicação de camada de regularização com ou sem pinos e telas; DESGASTES NA PINTURA: Retirada de camadas de tintas antigas e lixamento; Aplicação de selante e pintura com tinta acrílica. Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C.

10 5.CONCLUSÃO Do ponto de vista da literatura técnica para obras com essas características, observamos que as patologías e as suas intensidades foram inferiores ao esperado para uma obra rudimentarmente executada a 43 anos, sem nenhuma reforma ou manutenção preventiva e corretiva em todo esse espaço de tempo. Foi elaborado e entregue aos administradores do santuário um plano de manutenção preventiva para melhor conservação do monumento. Após todas as patologias serem tratadas e a estátua ficar totalmente reformada, o monumento religioso foi liberado e novamente entregue aos mais de 2,5 milhões de fieis que visitam anualmente a estátua do meu padim padre Cíço. Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C.

11 6. AGRADECIMENTOS A Deus; A memória do padre Cícero Romão Batista; A Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero; Ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Ceará – CREA-CE; A minha esposa Cláudia e ao meu filho Roberto. Estátua do padre Cícero Romão Batista: Patologias apresentadas após 43 anos de construção Machado, R., Sousa, L.; Gonçalves, R.; Leite, C.

12 Esperamos todos na copa do mundo de futebol no Brasil. A todos, muito obrigado! ¡ muchas gracias !


Carregar ppt "Roberto Wagner Leite Machado Engenheiro Civil C ONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CEARÁ – CREA - CE Estátua do padre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google