A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doutrina Social da Igreja e Sustentabilidade Visão Sociológica e Cultural Prof. José Nosvitz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doutrina Social da Igreja e Sustentabilidade Visão Sociológica e Cultural Prof. José Nosvitz."— Transcrição da apresentação:

1 Doutrina Social da Igreja e Sustentabilidade Visão Sociológica e Cultural Prof. José Nosvitz

2 Visão Sociológica e Cultural Para os cristãos deveria ser suficiente saber que os dois grandes mandamentos são: amar a Deus com todo o nosso ser amar a Deus com todo o nosso ser e o nosso próximo como a nós mesmos e o nosso próximo como a nós mesmos.

3 Visão Sociológica e Cultural A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Ao longo do processo, a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.

4 Visão Sociológica e Cultural Numa cultura materialista nós podemos facilmente ser levados a acreditar que somos o que vestimos, que nossas posses nos definem, que nossa felicidade depende do que gastamos, do que trocamos e do que consumimos.

5 Visão Sociológica e Cultural O princípio da destinação universal dos bens: Esta doutrina social sustenta que a propriedade dos bens seja acessível a todos de modo equânime e equitativo. Reconhece a função social de qualquer forma de posse.

6 Visão Sociológica e Cultural Quando se fala em viver de forma ecológica, a maioria das pessoas só pensa nas coisas das quais terá que abrir mão, mas não leva em conta os ganhos.

7 Seu estilo de vida diz tudo Água Todos os dias você escova os dentes, toma banho, lava as mãos, faz comida, lava a louça e a roupa, utiliza a descarga. Você já pensou o quanto tudo isso consome de água por dia?

8 Visão Sociológica e Cultural Energia Elétrica Diariamente, você faz funcionar luzes e eletrodomésticos como chuveiros, computadores, liquidificadores etc. Também ouve música ou notícias no radio, assiste programas de TV, lava e seca roupas em maquinas, usa elevadores, escadas rolantes, climatização de ambientes (ar condicionado ou aquecedores). Você já pensou em quanta Natureza é preciso empregar para fazer tudo isso funcionar?

9 Visão Sociológica e Cultural Alimentação Quanto você come por dia? Atualmente, muitas pessoas comem mais do que o necessário. É o que mostram os altos índices de obesidade no mundo, principalmente nas nações mais desenvolvidas. Mas comer em grande quantidade não garante uma boa saúde, pelo contrário.

10 Visão Sociológica e Cultural Consumo e Descarte Quanto mais consumimos, mais lixo produzimos. Você já mediu quanto você, sua família ou seu grupo de trabalho produzem lixo por dia? Os resíduos naturais, ou matéria orgânica, podem ser inteiramente absorvidos e reutilizados pela Natureza, mas os tipos de resíduos que nossa civilização produz nos dias de hoje, especialmente os plásticos, não podem ser eliminados da mesma forma. Eles levam milhares de anos para se desfazer no ambiente.

11 Visão Sociológica e Cultural Transporte Quanto você se desloca por dia de que forma: carro, ônibus, trem, metro, de bicicleta ou a pé?

12 Visão Sociológica e Cultural Relação das principais Encíclicas Sociais com o tema: Mater et Magistra, 196 a 199 Octogesima Adveniens, 21 Redemptor Hominis, 8 e 15 Laborem Exercens, 4 Sollicitudo Rei Socialis, 26, 29, 34 Centesimus Annus, 37 a 38 Mensagem de João Paulo II no Dia Mundial da Paz ( ): Paz com Deus Criador, paz com toda a Criação Catecismo, 299 a 301, 307, 339 a 341, 344, 2415 a 2418 Caritas in Veritate, 48 a 52


Carregar ppt "Doutrina Social da Igreja e Sustentabilidade Visão Sociológica e Cultural Prof. José Nosvitz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google