A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E SCOLA S ECUNDÁRIA J AIME M ONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Setembro de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E SCOLA S ECUNDÁRIA J AIME M ONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Setembro de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 E SCOLA S ECUNDÁRIA J AIME M ONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Setembro de 2011

2 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA O que é? Conjunto de normas e regras de procedimento, que visam minorar ou atenuar os efeitos decorrentes de catástrofes (incêndio, inundação, ameaça de bomba, sismo, acidente químico, etc.); Regula a gestão de meios e recursos materiais e humanos, otimizando a sua utilização; É dinâmico e carece de constante atualização. S ETEMBRO DE 2011

3 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA QUAIS SÃO OS OBJETIVOS? 1 – GARANTIR A MÁXIMA SEGURANÇA POSSÍVEL A TODOS OS UTENTES DO EDIFÍCIO ESCOLAR; 2 – POTENCIAR A COORDENAÇÃO DOS DIFERENTES PLANOS DE EMERGÊNCIA TERRITORIAIS E ESPECIAIS (SE EXISTIREM); 3 – FOMENTAR UMA EDUCAÇÃO QUE PERMITA AOS PROFESSORES, ALUNOS E PESSOAL NÃO DOCENTE, A AQUISIÇÃO DE HÁBITOS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTEÇÃO.

4 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA É elaborado e constituído nos termos do: Decreto-Lei 220/2008, de 12 de Novembro: Regime jurídico de segurança contra incêndios em edifícios; Portaria 1532/2008, de 29 de Dezembro: Regulamento técnico de segurança contra incêndios em edifícios. S ETEMBRO DE 2011

5 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Qual é a importância do Plano de Prevenção e Emergência? Embora decorra da aplicação da lei, torna-se, na prática, numa ferramenta com uma forte componente operacional, num guião, num documento vivo de procedimentos para as várias situações de risco particular de cada escola, devendo ser partilhado com toda a comunidade escolar. S ETEMBRO DE 2011

6 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Organização em caso de Emergência Podemos ter duas situações: Evacuação Abrigo S ETEMBRO DE 2011

7 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Organização em caso de Emergência Evacuação O que é? Transferir para o exterior da escola, de forma planeada e para lugar seguro (ponto de encontro), um grupo de pessoas afectadas por uma emergência. S ETEMBRO DE 2011

8 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Organização em caso de Emergência Evacuação Quando é que se faz? Sempre que haja um risco que provenha do interior da escola. Exemplos: -Incêndio -Explosão -Ameaça de bomba -Fuga de gás S ETEMBRO DE 2011

9 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Organização em caso de Emergência Abrigo O que é? Significa encerrar-se num lugar seguro no interior da escola. S ETEMBRO DE 2011

10 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Organização em caso de Emergência Abrigo Quando é que se faz? Sempre que haja um risco que provenha do exterior da escola. Exemplos: -Inundações -Acidente químico -Incêndio florestal S ETEMBRO DE 2011

11 E SCOLA S ECUNDÁRIA J AIME M ONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Setembro de 2011 Estrutura Interna de Segurança (Hierarquia de cargos e funções em caso de emergência) Estrutura Interna de Segurança (Hierarquia de cargos e funções em caso de emergência)

12 R ESPONSÁVEL DE S EGURANÇA D ELEGADO DE S EGURANÇA C OORDENADOR DE P ISO A SSISTENTES O PERACIONAIS P ROFESSORES A LUNOS Tarefas a realizar Estrutura Interna de Segurança (Cargos e funções em caso de emergência) Estrutura Interna de Segurança (Cargos e funções em caso de emergência)

13 R ESPONSÁVEL DE S EGURANÇA D ELEGADO DE S EGURANÇA

14 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Responsável de Segurança (dirigente hierárquico máximo da escola) Presidente do Conselho Executivo - Dr. Jorge Moreira Delegados de Segurança (pessoas designadas pelo responsável de segurança para dirigir e coordenar as medidas de autoproteção da escola) - Dr. Odílio Freitas - Dr. Carlos Sousa S ETEMBRO DE 2011

15 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Responsável/Delegado de segurança O que faz? Avalia a situação de emergência e decide sobre as acções a desenvolver. Presta toda a colaboração solicitada pelos meios exteriores de socorro. Garante o cumprimento das instruções das autoridades competentes. Providencia toda a informação necessária aos Pais e Encarregados de Educação, bem como aos meios de comunicação social, caso se justifique.

16 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Responsável/Delegado de segurança EM CASO DE EVACUAÇÃO O que faz? Dá ordem para acionamento do alarme de evacuação ( parcial/geral ). Desencadeia as restantes ações previstas no plano em função da situação, nomeadamente no aviso aos agentes de segurança. Mantém a comunicação e informação actualizada com os delegados e agentes de segurança.

17 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Responsável/Delegado de segurança EM CASO DE ABRIGO O que faz? Dá ordem para acionamento do alarme de abrigo. As mesmas instruções que no caso de evacuação. Sintoniza a emissora de rádio pré-definida/estabelece contacto com a Secretaria Regional de Educação e Protecção Civil da Madeira.

18 C OORDENADOR DE P ISO

19 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra nesse piso. EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Contribui para que a evacuação seja feita ordenadamente e pelas vias estabelecidas. Deverá comprovar que nenhum aluno ficou nesse piso ( seja nos WC, salas de aula ou em qualquer outro lugar ).

20 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra nesse piso. EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? A prioridade de evacuação é dada ao piso afetado pelo incêndio, seguido dos andares superiores, depois andares inferiores ao incêndio e das salas mais perto das escadas para as mais afastadas. Apesar destas regras que sugerem uma determinada organização, a evacuação deve ser o mais simultânea possível. Dirige-se para o ponto de encontro e aguarda informações dos delegados de segurança/Conselho Executivo.

21 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Coordenador de Piso - Poderá ser o professor/a que, num determinado piso, se encontre na sala/compartimento mais afastado das saídas desse piso. EM CASO DE ABRIGO o que faz? Comprovar que todos os alunos estão abrigados nas salas (ou em espaços protegidos do estabelecimento ). Comprovar que as portas e as janelas dos pisos estão fechadas.

22 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Coordenador de Piso - Poderá ser o professor/a que, num determinado piso, se encontre na sala/compartimento mais afastado das saídas desse piso. EM CASO DE ABRIGO o que faz? Desligar a ventilação/ar condicionado, caso existam. Permanecer na Escola até indicação contrária do conselho executivo.

23 P ROFESSORES

24 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Professores QUE FAZER? Se estão na sala de aula: Em caso de evacuação deverão conduzir os seus alunos até ao ponto de encontro, seguindo os procedimentos e a sinalização de segurança. Em caso de abrigo deverão, se as condições o permitirem, ministrar a aula dentro da normalidade possível.

25 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Professores QUE FAZER? Se não estão na sala de aula: Em caso de evacuação deverão seguir até ao ponto de encontro, seguindo os procedimentos e a sinalização de segurança. Em caso de abrigo deverão procurar um local seguro (ex. sala de professores e aguardar informações pelo Conselho Executivo).

26 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Professores QUE FAZER? Deverão designar o aluno que, para uma determinada turma, será o chefe de fila em caso de evacuação. Poderá ser o aluno que se encontra mais perto da saída da sala. O professor/a que está presente no momento de uma emergência em cada sala é o responsável pelos alunos e encarregar-se-á de : EM CASO DE EVACUAÇÃO : Cumprir as instruções do coordenador/a de piso. Fechar as portas, antes da evacuação.

27 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Professores QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Manter os alunos em ordem e verificar que seguem as suas instruções, de maneira a que se facilite uma evacuação ordenada. A prioridade de evacuação é dada ao piso afetado pelo incêndio, seguido dos andares superiores, depois andares inferiores ao incêndio e das salas mais perto das escadas para as mais afastadas. Apesar destas regras que sugerem uma determinada organização, a evacuação deve ser o mais simultânea possível.

28 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Professores QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Realizar uma contagem dos alunos no ponto de encontro e aguardar informações dos delegados de segurança/Conselho Executivo.

29 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Professores QUE FAZER? O professor/a que está presente no momento de uma emergência em cada sala é o responsável pelos alunos e encarregar-se-á de : EM CASO DE ABRIGO : Cumprir as instruções do coordenador/a de piso. Fechar as janelas. Fazer entrar os alunos na sala ou espaço protegido. Realizar uma contagem dos alunos na sala ou espaço protegido. Permanecer na Escola até indicação contrária do conselho executivo.

30 A LUNOS

31 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Alunos QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Em cada sala, os alunos: Deverão regressar à sua sala de aula, quando ao soar o alarme estejam fora da sala de aula (ex. saíram para ir à casa de banho) Deverão retornar à sala mais próxima e incorporar-se noutro grupo, quando ao soar o alarme, estiverem num piso que não seja o seu. Quando chegam ao ponto de encontro, deverão integrar-se na respectiva turma/classe.

32 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Alunos QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Em cada sala, os alunos: Deverão deixar os objectos pessoais e sair da sala com tranquilidade, depressa, mas sem correr, respeitando a sinalética. Nunca voltar atrás. Deverão seguir em fila indiana, atrás do aluno designado para Chefe de Fila, sendo que o professor/a, será o Cerra Fila.

33 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Alunos QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Em cada sala, os alunos: A evacuação deverá ser efectuada de forma ordenada, seguindo as vias e saídas de emergência (sinalização de segurança) adequadas e em direção ao ponto de encontro (campo de futebol).

34 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Alunos QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : A prioridade de evacuação é dada ao piso afetado pelo incêndio, seguido dos andares superiores, depois andares inferiores ao incêndio e das salas mais perto das escadas para as mais afastadas. Apesar destas regras que sugerem uma determinada organização, a evacuação deve ser o mais simultânea possível.

35 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Alunos QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Se os alunos não se encontram na sala de aula: A evacuação deverá ser efectuada com tranquilidade, depressa, mas sem correr, seguindo as vias e saídas de emergência (sinalização de segurança) adequadas e em direção ao ponto de encontro (campo de futebol).

36 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Alunos QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Ao soar o alarme, terão de entrar na escola se estiverem no exterior. Os alunos em aulas ficam, ou vão, para a sua sala de aula quando soa o alarme.

37 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Alunos QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Para quem não está em aulas ou não se pode deslocar para a sua sala deve permanecer em espaços mais protegidos: alunos dos 10º/ 11º /12º anos: - refeitório (edifício principal); - bar dos alunos (edifício principal); - pátio dos alunos (edifício principal). alunos dos 10º/11º/ 12º anos – bar e pátio coberto dos alunos (edifício do anexo).

38 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Alunos QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Para quem não está em aulas ou não se pode deslocar para a sua sala deve permanecer nos espaços atrás referidos (mais protegidos) onde serão acompanhados por um ou dois professores que os manterão atualizados da situação). Permanecer na Escola até indicação contrária do conselho executivo.

39 A SSISTENTES O PERACIONAIS

40 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Assistente Operacional QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Ao soar o alarme, deverão encaminhar os alunos e outros utentes para as saídas. Desligar a energia elétrica e o gás (os que têm esta missão específica). Prestar auxílio aos alunos que se encontrem em situação problemática.

41 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Assistente Operacional QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Verificar se o piso onde se encontra foi evacuado na totalidade. Dar toda a colaboração solicitada pelos meios exteriores de socorro. Dirigir-se para o ponto de encontro (campo de futebol) e aguardar informações dos delegados de segurança/Conselho Executivo.

42 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Assistente Operacional QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Ao soar o alarme, deverão dirigir-se para os seus espaços de trabalho (quem está nos pisos/corredores deverá estar atento ao telefone para receber informações). Prestar toda a colaboração solicitada pelo Conselho Executivo / Delegados de Segurança.

43 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Assistente Operacional QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Comprovar que todos os alunos estão abrigados nas salas (ou em espaços protegidos do estabelecimento ): alunos dos 10º/ 11º /12º anos: - refeitório (edifício principal); - bar dos alunos (edifício principal); - pátio dos alunos (edifício principal). alunos dos 10º/11º/ 12º ano – bar e pátio coberto dos alunos (edifício do anexo).

44 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Assistente Operacional QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Comprovar que as portas e as janelas dos pisos estão fechadas. Permanecer na Escola até indicação contrária do conselho executivo.

45 A SSISTENTES T ÉCNICOS

46 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Assistente Técnico QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Ao soar o alarme, deverá deixar os objectos pessoais e sair do seu espaço de trabalho com tranquilidade, depressa, mas sem correr, seguindo as vias e saídas de emergência. Nunca voltar atrás. Dirigir-se para o ponto de encontro (entrada principal da escola) Realizar uma contagem dos assistentes técnicos no ponto de encontro para confirmar se estão todos presentes e aguardar informações dos delegados de segurança/Conselho Executivo.

47 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Assistente Técnico QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Ao soar o alarme, deverão dirigir-se para o interior da escola, caso estejam no exterior, ocupando os seus espaços de trabalho. Ao soar o alarme, no caso de estarem no interior da escola, deverão manter as suas rotinas. Permanecer na Escola até indicação contrária do conselho executivo.

48 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Acidentes Naturais Os acidentes naturais são ocorrências que são causadas por fenómenos da natureza, e a grande maioria independente das intervenções humanas.

49 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Acidentes Naturais Chuvas Torrenciais/Cheias/Inundações Face aos acontecimentos do dia 20 de fevereiro e 21 de outubro de 2010, existe a necessidade de adaptação do PPE devendo contemplar não só as situações de incêndio mas também os procedimentos de prevenção e emergência face aos riscos que decorrem das chuvas torrenciais e, consequentemente, das cheias/inundações.

50 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Inundações/Cheias Algumas inundações podem prever-se através da análise das condições meteorológicas, níveis de água nas ribeiras, contudo, chuvas fortes e repentinas geralmente não dão tempo para avisar as populações

51 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Inundações/Cheias Algumas inundações podem prever-se através da análise das condições meteorológicas, níveis de água nas ribeiras, contudo, chuvas fortes e repentinas geralmente não dão tempo para avisar as populações.

52 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Inundações/Cheias Para evitar perdas humanas, ou mesmo prejuízos materiais, particularmente quem vive numa zona de risco, deve manter-se informado acerca dos procedimentos adequados que lhe permitam aumentar a segurança.

53 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Procedimento de ABRIGO No caso de uma situação de risco que provém do exterior da escola… RISCO DE INUNDAÇÃO / CHEIAS

54 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Procedimento de alarme de ABRIGO

55 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 No caso de uma emergência que provém do exterior (Cheias/Inundações) Responsável (elemento do conselho executivo) / delegado de segurança (e se a situação o justificar) Dará ordem para acionar o alarme Sinal acústico de alarme de abrigo (campainha/sirene/mensagem gravada)

56 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Todos se abrigarão no interior da Escola

57 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Gestão da Emergência (Abrigo) Controlo emocional de toda a comunidade educativa (professores, alunos, encarregados de educação, assistentes operacionais e assistentes técnicos): Ser responsável nas atitudes e comportamentos; Manter a calma;

58 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Gestão da Emergência (Abrigo) Controlo da situação: Alunos: manter a calma; cumprir a estratégia preparada pela escola (onde ficar e o que fazer); Saber informação dos seus familiares através de mensagem pelo telemóvel.

59 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Gestão da Emergência (Abrigo) Controlo da situação: Docentes e Assistentes Operacionais: Centrar a ação nos alunos e procedimentos previstos; Manter a calma e gerir a informação pertinente; Saber informação dos seus familiares através de mensagem pelo telemóvel, em caso de necessidade.

60 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Gestão da Emergência (Abrigo) Controlo da situação: Assistentes Técnicos: Centrar a ação nas suas tarefas correntes; Manter a calma e gerir a informação pertinente; Saber informação dos seus familiares através de mensagem pelo telemóvel, em caso de necessidade.

61 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Gestão da Emergência (Abrigo) Controlo da situação: Pais/Encarregados de Educação Manter a serenidade. Estar atento à informação oficial sobre a situação em geral (Sites da Secretaria Regional de Educação e Cultura, Proteção Civil da Madeira, Escola Sec. Jaime Moniz, rádios locais, l televisão, telefone, telemóvel manter livre ( usar de preferência para mensagens).

62 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Gestão da Emergência (Abrigo) Controlo da situação: Pais/Encarregados de Educação Não se dirija para a escola sem ter informação das autoridades sobre as condições de circulação automóvel. Evite os riscos. Procure informação sobre o seu educando através de mensagem pelo telemóvel. Não ocupe as linhas telefónicas.

63 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA S ETEMBRO DE 2011 Hierarquia da Informação Site da Secretaria Regional de Educação e Cultura Site da Proteção Civil da Madeira Site da Escola Secundária Jaime Moniz Rádios locais Telefone da escola Telemóvel (optar pelas mensagens)


Carregar ppt "E SCOLA S ECUNDÁRIA J AIME M ONIZ PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Setembro de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google