A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11 outubro de 2012 24 novembro de 2013 com a solenidade de CRISTO REI DO UNIVERSO Monitora: Sofia Tavares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11 outubro de 2012 24 novembro de 2013 com a solenidade de CRISTO REI DO UNIVERSO Monitora: Sofia Tavares."— Transcrição da apresentação:

1 11 outubro de novembro de 2013 com a solenidade de CRISTO REI DO UNIVERSO Monitora: Sofia Tavares

2 Proclamado pelo Papa Bento XVI em outubro de 2011 por meio da carta apostólica intitulada: PORTA FIDEI – PORTA DA FÉ pelo aniversário de abertura dos 50 anos do Concílio Vaticano II 20 anos de publicação do Catecismo da Igreja Católica.

3 OBJETIVO Redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.

4 INFORMAÇÃO Em 1967 o papa Paulo VI pela 1ª vez estabeleceu um ano semelhante ao Ano da Fé, para celebrar o 19º centenário do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo.

5 O CAMINHO DA FÉ Inicia com o Batismo; Com a profissão de Fé na Trindade – PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO; No encontro pessoal com JESUS CRISTO

6 RECOMENDAÇÕES DO PAPA: Não podemos aceitar que o Sal se torne insípido e a Luz fique escondida (Mt. 5, 13-16); Sentir a necessidade de ir como a Samaritana ao poço, para ouvir Jesus a beber na sua fonte.(Jo. 4,9); Readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus ( Dei Verbum e Verbum Domini).

7 Nos primeiros séculos os cristãos aprendiam de memória o CREDO. Servia-lhes de oração diária para não esquecerem o compromisso assumido com o Batismo.

8 O Ano da Fé, é um convite a uma renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. No mistério de sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o AMOR que salva, e chama a pessoa à conversão, à mudança de vida. É a vida nova de que Paulo fala em ( Rm 6,4).

9 O Papa diz que o mundo viveu com uma série de interrogativas, as conquistas científicas e tecnológicas. Mas a Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver nenhum conflito entre Fé e Ciência autêntica, porque ambas tendem para a verdade, embora por caminhos diferentes.

10 Será decisivo repassar durante este ano, a história da nossa Fé. 1.Ao longo desse tempo manteremos os olhos fixos em JESUS, autor e consumidor da Fé (Hb 12, Em JESUS morto e ressuscitado, encontramos a plena luz na Igreja, exemplos de Fé que marcam estes anos da nossa história da salvação.

11 3. Pela Fé, Maria acolheu a palavra do anjo acreditando que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação (Lc 1, 38). 4. Pela Fé, os apóstolos deixaram tudo para seguir o Mestre ( Mc 10, 28). Acreditaram nas palavras com que Ele anunciava o Reino de Deus (Lc 11,20).

12 5. Pela Fé, os discípulos formaram a primeira comunidade reunida à volta do ensino dos apóstolos, na oração, na celebração da eucaristia, pondo em comum aquilo que possuíam para acudir ás necessidades dos irmãos (At 2, 42-47).

13 6. Pela Fé, foram pelo mundo inteiro, obedecendo ao mandato de levar o Evangelho a toda criatura (MC 16,15). 7. Pela Fé, os mártires deram sua vida para testemunhar a verdade do Evangelho.

14 8. Pela Fé, homens e mulheres consagram a sua vida a Cristo, deixando tudo para viver em simplicidade evangélica a obediência, a pobreza e a castidade. 9. Pela Fé, no decurso dos séculos, homens e mulheres de todas as idades, cujo nome está escrito no Livro da Vida (Ap 7,9; 13,8), confessaram a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde eram chamados a dar testemunho do seu ser cristão, na família, na profissão, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados.

15 10. Pela Fé, no decurso dos séculos, homens e mulheres de todas as idades, cujo nome está escrito no Livro da Vida (Ap 7,9; 13,8), confessaram a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde eram chamados a dar testemunho do Seu ser cristão: Na família, na profissão, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados.

16 11. Pela Fé, vivemos também nós, reconhecendo o Senhor Jesus vivo e presente na nossa vida e na história. Na carta Porta da Fé diz que o papa convocou um sínodo dos bispos para outubro de 2012, tendo como tema: A NOVA EVANGELIZAÇÃO PARA TRANSMISSÃO DA FÉ CRISTÃ

17 Foi feita uma prévia para estabelecer as linhas básicas desse tema que tem como objetivo principal a evangelização para a transmissão da Fé. O texto está dividido em 3 capítulos: 1) Tempo de nova evangelização; 2) Proclamar o Evangelho de Jesus Cristo; 3) Iniciação à experiência cristã.

18 O Papa conclui sua carta dizendo: O ano da Fé, será uma ocasião propícia também para intensificar o testemunho da caridade. São Paulo nos afirma pela citação que: agora permanecem estas três coisas – a fé, a esperança e a caridade. Mas a maior delas é a caridade ( I Cor 13,13).

19 O Papa igualmente recorda Tiago (2, 14-18): Tu tens fé e eu tenho obras, mostra-me a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé. A fé sem o amor não dá fruto, e o amor sem fé seria um sentimento à mercê da dúvida. A Fé e o amor reclamam-se mutuamente, de tal modo que uma consente à outra de realizar o seu caminho. A Fé e o amor reclamam-se mutuamente, de tal modo que uma consente à outra de realizar o seu caminho.

20

21


Carregar ppt "11 outubro de 2012 24 novembro de 2013 com a solenidade de CRISTO REI DO UNIVERSO Monitora: Sofia Tavares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google