A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere."— Transcrição da apresentação:

1 Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.

2 Pronomes Pessoais São aqueles que indicam as três pessoas do discurso, plural ou singular. Retos - função de sujeito da oração. Oblíquos - função de objeto direto, indireto, complemento nominal, adjunto adverbial ou agente da passiva. Ela vai ao shopping conosco. Eu estou preocupada com ele.

3 Pronomes Pessoais Retos - eu, tu (você), ele, ela, nós, vós, eles, elas. Oblíquos Átonos - me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes, se. Oblíquos Tônicos - mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, ele, ela, nós, conosco, vós, convosco, si, consigo, eles, elas.

4 Emprego dos pronomes: tu / você
Podem-se empregar os pronomes (tu) ou (você) - ambos de segunda pessoa - indiferentemente. O importante é não misturar as formas de tratamento. Se usarmos (tu), a concordância será feita na 2ª pessoa: “Quero te ajudar, mas não te adianto nada.” Se usarmos (você), a concordância será feita na 3ª pessoa: “Quero ajudá-lo, mas não lhe adianto nada.”

5 Pronomes Pessoais antecedidos de Preposição
Os pronomes pessoais podem vir antecedidos de preposição, devendo ser substituídos pelos pronomes oblíquos (mim) e (ti): As decisões foram tomadas por mim e ti. A conversa ficará entre mim e ti. A negociação não se faria sem mim e ti. O prêmio será entregue para mim e ti.

6 Mim e Eu É obrigatório o emprego de (eu) e (tu) quando o pronome funcionar como sujeito da oração, pois somente os pronomes retos podem ser sujeitos. Nesse caso, o pronome reto é seguido por um verbo no infinitivo. Exemplo correto: O dinheiro deu para eu comprar a passagem de avião. Erro: O dinheiro deu para mim comprar a passagem de avião.

7 Pronome (nós) em lugar do pronome (eu)
Usa-se o pronome (nós) em lugar do pronome (eu), para tornar a linguagem mais polida ou educada, já que a forma (eu) se caracteriza por certa imposição ou arrogância. Esse emprego é chamado de (plural de modéstia). Exemplo: Como advogados, nós solicitamos a aplicação da lei.

8 A gente É comum o emprego da expressão (a gente), substituindo o pronome (nós), na linguagem coloquial. Neste caso, a concordância se dá com a 3ª pessoa do singular. Exemplo: A gente assiste a bons shows. Erro: A gente assistimos a bons shows.

9 Pronomes ele(s), ela(s), nós e vós.
Os pronomes ele(s), ela(s), nós e vós serão oblíquos quando empregados como complementos de um verbo e vierem precedidos de preposição. Exemplos: A compra da televisão foi feita por ele. Nós festejamos a promoção com ela. A exposição será organizada por vós.

10 Pronomes pessoais do caso reto ele(s), ela(s)
Os pronomes pessoais do caso reto ele(s), ela(s) podem se contrair com as preposições de e em. Exemplos: Ela sempre confiou nele. (preposição em + ele) Hoje conheci os pais dela.(preposição de + ela) OBS: Apenas quando não funcionarem como sujeito.

11 Pronomes pessoais do caso reto ele(s), ela(s)
Se os pronomes pessoais do caso reto ele(s), ela(s) estiverem funcionando como sujeito, e houver uma preposição antes deles, não poderá ocorrer contração. Exemplos: Era capaz de ele resolver o impasse com facilidade. Tomou-se a decisão de elas viajarem sozinhas.

12 Pronomes Reflexivos Chamam-se pronomes reflexivos os pronomes pessoais oblíquos que se referem ao sujeito da oração. Exemplos: Ela se olhou no espelho. (Ela - sujeito / se- pronome pessoal reflexivo). Eu me enxuguei rapidamente. (Eu - sujeito / me - pronome pessoal reflexivo)

13 Pronomes se, si, consigo como reflexivos
Os pronomes pessoais oblíquos se, si, consigo também são empregados como pronomes pessoais reflexivos e funcionam como complemento de um verbo na 3ª pessoa, cujo sujeito também é da 3ª pessoa. Exemplos: O rapaz aproximou-se e levou consigo os comprovantes das bagagens. (verbos na 3ª pessoa)

14 Quando os oblíquos não são reflexivos
O pronome pessoal oblíquo não funciona como reflexivo se não se referir ao sujeito. Exemplos: Eu te ajudarei com as compras. Ele me molhou com a mangueira. Nesses exemplos, os pronomes pessoais oblíquos (te) e (me) não são reflexivos.

15 Pronomes Recíprocos Os pronome pessoais oblíquos (nos), (vos) e (se) recebem o nome de pronomes recíprocos quando expressam uma ação mútua ou recíproca. Exemplos: Nós nos entreolhamos mais uma vez. (um ao outro) Os namorados se beijaram apaixonadamente.

16 Pronomes oblíquos (o,a,os,as)
São substituídos pelas formas pronominais (lo, la, los, las) respectivamente, quando vêm depois de formas verbais terminadas em (-r, -s e -z), as quais perdem essas terminações. Exemplo: Necessitava vê-lo, antes de sua partida. (ver+o)

17 Formas pronominais (no,na,nos,nas)
São empregadas após as formas verbais terminadas em (-m, -ão, -õe), que não perdem essas terminações. Exemplo: Os jurados consideram-no culpado.(consideram+o)

18 Pronomes pessoais oblíquos (lhe), (lhes)
A) Quando colocados depois de formas verbais terminadas em (-s), não modificam essas formas. Nós entregamos-lhes (a ele) a cópia do contrato. B) O verbo perde a terminação (-s) quando vier seguido do pronome pessoal oblíquo (nos), na primeira pessoa do plural. Sentamo-nos para um café, ao ar livre.

19 O sentido possessivo dos pronome pessoais oblíquos
Os pronomes pessoais oblíquos quando empregados com verbos transitivos diretos, podem ter sentido possessivo. Exemplo: Os anos roubaram-lhe a beleza. (roubar: verbo transitivo direto) (objeto direto : a sua beleza)

20 As expressões (com nós, com vós)
Podem ser usadas quando seguidas de uma palavra de reforço (ambos, mesmos, dois, etc.) Exemplo: A bagagem seguirá com nós dois. A bagagem seguirá conosco.

21 Pronomes pessoais oblíquos tônicos
A) Vêm sempre antecedidos de preposição. Ex: A decisão foi tomada sem mim. B) Emprega-se como sujeito quando houver um dos seguintes verbos (deixar, fazer, ouvir, mandar, sentir e ver) seguido de um verbo no infinitivo. Nesse caso o pronome oblíquo será sujeito desse infinitivo. Ex: Sua atitude fez-me pensar no futuro. (me- sujeito de pensar) A reduzida de infinitivo pode ser desenvolvida: Ex: Sua atitude fez com que eu pensasse no futuro. (eu - sujeito)


Carregar ppt "Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google