A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais!"— Transcrição da apresentação:

1 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais!

2 Minas Gerais: Logística e infraestrutura Panorama geral

3 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Minas Gerais – Gestão Eficaz Responsabilidade fiscal e crescimento acima da média nacional nos últimos 10 anos. Segundo o MDIC, entre 2003 e 2010, Minas Gerais foi o estado brasileiro que mais atraiu investimentos. O Estado lidera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com média de 5,8 nos primeiros anos, nível equivalente ao da qualidade da educação nos países desenvolvidos (média 6). O IDEB é calculado pelo MEC. Um dos estados mais seguros do Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça.

4 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Contrato de financiamento com Credit Suisse no valor de US$ 1,3 bilhão. Ambiente de negócios favorável - Elevação do rating do Estado de Minas Gerais ao grau de investimento com notas AAA, para a escala nacional, e BBB, para a escala mundial, atribuídas pela Agência Standard & Poor's Ratings Services. A confiança de instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial, o Credit Suisse e a Agência Francesa de Desenvolvimento decorre do equilíbrio das finanças do Estado Fonte: Agência Minas

5 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Em um raio de 800 km Estão inseridos: 12% da área do país; 48% da população brasileira; 63% do PIB nacional; 55% das vendas a varejo no Brasil; 64% da produção industrial; 58% do mercado nacional de energia elétrica residencial. Minas Gerais - Economia Potencial de mercado

6 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais!

7 * Até Out/2012

8 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Número de Protocolos assinados por Gerência (Até out/2012) DPI 1/IN132 DPI 1/IN224 DPI 2/ IN341 DPI 2/ IN422 DPI 3/ IN52 DPI 3/ IN620 TOTAL141 Total de Investimentos por Gerência (Até out/2012) DPI 1/IN1R$ ,00 DPI 1/IN2R$ ,00 DPI 2/ IN3R$ ,00 DPI 2/ IN4R$ ,00 DPI 3/ IN5R$ ,00 DPI 3/ IN6R$ ,00 TOTAL R$ ,00 Número de Empregos gerados – por Gerência (Até out/2012) DPI 1/IN17071 DPI 1/IN DPI 2/ IN DPI 2/ IN43553 DPI 3/ IN5486 DPI 3/ IN67287 TOTAL62549

9 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! açúcar e álcool pecuária produção de grãos avicultura processamento de carnes cigarros processamento de grãos fertilizantes processamento de madeira reflorestamento comércio atacadista Triângulo Minas Gerais - Economia Principais Atividades Econômicas

10 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Minas Gerais – Participação PIB Regiões de Planejamento 1.8% 2% 6% 7.8% 12.2% 45.8% 3.8% 4.4% 12% 4.2%

11 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Fonte: IBGE Minas Gerais - Economia Estrutura da Indústria de Transformação – 2010

12 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Crescimento do PIB x Inflação Acumulada* 2010 PIBINFLAÇÃO PREVISÃO INICIAL RESULTADO PREVISÃO INICIAL RESULTADO 5,50%7,50%5,355,91% 2011 PIBINFLAÇÃO PREVISÃO INICIAL RESULTADO PREVISÃO INICIAL RESULTADO 4,50%2,70%5,53%6,50% 2012 PIBINFLAÇÃO PREVISÃO INICIAL RESULTADO (Previsão atual) PREVISÃO INICIAL RESULTADO (Previsão atual) 3,50%1,60%4,54%5,43% 2013 (Projeção) PIB3,96%INFLAÇÃO5,48% Obs.: * Valores aproximados

13 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Fonte: MDIC Minas Gerais – Comércio Exterior Evolução das exportações 2º maior exportador do país: 16.16% das exportações nacionais (2011), fornecendo bens a mais de 190 países.

14 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Fonte: Estudo realizado pela EIU (Economist Intelligence Unit) com patrocínio do CLP (Centro de Liderança Pública) Folha de São Paulo 30 Nov. 2012

15 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Fonte: Folha de São Paulo 02 Dez. 2012

16 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais!

17 REALIZADO INDI - Até Out/2012 Cadeia Produtiva Protocolos TA's Investimento Total (R$) Empregos Diretos Empregos Indiretos Alimentos, Bebidas, Fumo e Agronegócio Automotiva Biotecnologia e Fármacos (Cosmético) Comércio - Centro de Distribuição Confecção, Têxtil, Calçados, Couro, Madeira, Móveis e Indústria Gráfica Elétrico e Eletrodomésticos (Linha Branca) Eletroeletrônica Energia (Biodiesel e Etanol e Outros) Indústria Química (Plástico e Borracha) Material de Construção e Minerais não Metálicos Mecânica e Bens de Capital Metalurgia Mineração Papel, Celulose e Artefatos de Madeira Serviços Siderurgia Total geral METAS R$ 18 Bilhões

18 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Fonte: MDIC Minas Gerais: Comércio Exterior Principais Produtos Exportados Grupos de produtos US$ milhões % Minérios ,847,4 Café 5.802,1 14,0 Ferro fundido, ferro e aço 5.137,8 12,4 Pedras e metais preciosos 1.607,4 3,9 Veículos, partes e peças 1.522,53,7 Açúcar 1.308,33,2 Caldeiras, máquinas e aparelhos mecânicos 834,02,0 Produtos químicos inorgânicos 747,71,8 Carnes 741,61,8 Pastas de madeira e papel 663,51,6 Outros produtos 3411,48,2 Total Exportações ,93100,0

19 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Minas Gerais: Comércio Exterior Principais Produtos Importados Grupos de ProdutosUS$ milhões% Fonte: MDIC/INDI Máquinas e aparelhos mecânicos2.760,221.2 Veículos, partes e acessórios 2.629, Combustíveis mineirais1.326,310.2 Máquinas, aparelhos e materiais elétricos1.045,78.0 Adubos ou fertilizantes1.037,78.0 Produtos orgânicos químicos469,63.6 Instrumentos e aparelhos de precisão332,32.6 Artigos de ferro e aço303,72.3 Plásticos e derivados272,42,1 Outros Total Importações ,6100.0

20 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Fonte: MDIC Minas Gerais – Comércio Exterior Destino das exportações e origem das importações

21 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! Unidade PPP Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços Subsecretaria de Política Mineral e Energética Subsecretaria de Investimentos Estratégicos Comércio Exterior Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sistema de Desenvolvimento Econômico Sistema de Desenvolvimento Econômico Apoio aos investimentos

22 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! INDI – Instituto de Desenvolvimento INDI – Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais Aspectos Institucionais MISSÃO Atuar na indução, prospecção e atração de investimentos com objetivo de ampliar e reter empreendimentos para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. VISÃO Ser reconhecida como a mais efetiva agência de promoção de desenvolvimento econômico mundial até O INDI foi fundado no ano de 1968, a partir de um arrojado programa de desenvolvimento para a economia do Estado.

23 Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais! INDI – Instituto de Desenvolvimento INDI – Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais Aspectos Operacionais Instituição prestadora de serviços ao investidor. Protocolo de Intenções Articulação de políticas públicas Aftercare Policy Advocacy


Carregar ppt "Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google