A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aquisição e reprodução de som

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aquisição e reprodução de som"— Transcrição da apresentação:

1 Aquisição e reprodução de som

2 Gravar som analógico para digital:
• Obter um conjunto de amostras de sinal analógico por segundo. • Quanto maior é o nº de amostras/seg. maior é a fidelidade do som que será reproduzido Armazenar um sinal é: • obter valores em determinados pontos em intervalos constantes segundo determinada frequência = TAXA de AMOSTRAGEM (medida em Hz)

3 Formatos de ficheiros Não comprimidos Comprimidos
Ficheiros de áudio não comprimidos têm muita informação: Dados de áudio de som Nome fx. De som Tamanho, duração, nº de canais Resolução ou tamanho da amostra (em bits) Taxa de amostragem (kHz) Tipo de compressão Informação acerca de streaming Outros textos ou gráficos, etc.

4 Ficheiros áudio comprimidos:
Portabilidade Compressão – designa-se por um conjunto de algoritmos que tanto comprime como descomprime um fx de som CODECS (COmpression/DECompression) permitem comprimir um fx num gravador ou ouvir o som num leitor de música.

5 COMPRESSÃO resulta da eliminação de informação redundante e outras
informações de áudio com pouca influência na qualidade do mesmo. COM PERDA – rejeitadas determinadas frequências de espectro e removidos dados necessários (uso de uma técnica de codificação perceptual) SEM PERDA – dados são “apertados” sem rejeição de informação. Alguns são removidos temporariamente e mais tarde recolocados (na descompressão)

6 Software para tratar do som
Operações de captura, reprodução, edição, conversão de formatos e gravação em suporte óptico CAPTURA de som = software de captura ligado à placa de som e microfone ou MIDI REPRODUÇÃO = software de reprodução ligado à placa de som e colunas EDIÇÃO = possibilidade de modificar som CONVERSÃO de formatos = permite alterá-los.

7

8 Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo

9 Fotogramas: Designa se fotograma cada uma das imagens impressas quimicamente no filme cinematográfico. Fotografados por uma câmara a uma cadência constante ( desde 1929 padronizada em 24 por segundo) e depois projectadas no mesmo ritmo, em registro e sobr uma tela, os fotogramas produzem no espectador a ilusão de movimento.

10 Frames: Em inglês, fala se em “film frame” ou “video frame”, conforme o produto em questão tenha sido realizado em película (tecnologia cinematográfico) ou vídeo (tecnologia electrónica, seja ela analógica ou digital). Em português em geral usa se o termo fotograma para imagens individuais de um filme, reservando a palavra frame apenas para as imagens de video.

11 Standards analógicos:
Pal: este sinal é composto por 25fps, 625 linhas de varrimento, um aspecto radio de 4:3 e um entrelaçamento de 2:1. Este formato é principalmente utilizado na europa ocidental e em alguns países da Asia. A informação do brilho, da cor e da sincronização é codificada num um único sinal. NTSC: é o sistema utilizado nos USA e no Japão. Este sinal define os sinais compostos por 30fps, 525 linhas de varrimento, um aspecto radio de 4:3 e um entrelaçamento de 2:1. Neste formato a informação do brilho, cor e a sincronização é codificada num único sinal, mas a forma de codificação da cor é diferente da do PAL. SECAM: é um sistema de televisão desenvolvida em França e utilizada na Europa de Leste, Rússia, Médio Oriente e nas Caraíbas. Este sinal define os sinais de vídeo compostos por 25fps, 625 linhas de varrimento, um aspecto radio de 4:3 e um entrelaçamento de 2:1. Utiliza um método diferente do utilizado pelo PAL para a codificação da cor, baseando-se na transmissão de diferentes cores em linhas alternadas.

12 Standards digitais: AVI: é um formato de ficheiros de vídeo desenvolvido pela Microsoft para armazenar som e filmes no formato RIFF, pode utilizar vários métodos de compressão ou codecs. A extensão destes ficheiros é avi. MOV: é um formato de ficheiro da Apple Computer, Inc., e permite criar, editar, publicar e visualizar ficheiros de multimédia , suportando vídeo, animação, gráficos 3D e realidade virtual. As extensões destes ficheiros são mov, moove e qt. FLA: é um formato de ficheiro desenvolvido pela Macromedia. Os ficheiros neste formato incluem imagens vectoriais para utilizar em animações, timelines para controlar a reprodução destas animações e áudio. Podem ainda incluir conteúdos de vídeo bitmapped e Actionscripts que permitem interactividade. Estes ficheiros são editáveis e a sua extensão é swf, que é um formato executável para internet.

13 Compressão : Os ficheiros comprimidos ocupam manos espaço de armazenamento e podem ser transferidos para outros computadores mais rapidamente do que os ficheiros não comprimidos. Poderá trabalhar com pastas e ficheiros comprimidos da mesa forma que trabalha com pastas e ficheiros não comprimidos. Também poderá combinar vários ficheiros numa única pasta comprimida, facilitando a partilha de um grupo de ficheiros, uma vez que só necessita de anexar uma pasta a uma mensagem de correio electrónico, em vez de vários ficheiros.

14 Codecs: Divx: é um codec de vídeo criado pela DivX, Inc. Foi produzido para ser usado em compactação de vídeo digital, deixando os vídeos com mais qualidade, apesar da alta compactação, utilizada para ocupa menos espaço no disco rígido. MPEG: UM arquivo MPEG é um arquivo digital contendo vídeo e áudio digitais codificados seguindo determinados padrões de compressão e armazenados num dado formato especifico. O comitê ISO especifica separadamente o tratamento de áudio e de vídeo, permitindo streams sem áudio, por exemplo.Um filme é uma sequência de blocos.Cada bloco do filme contém seções individuais para o vídeo e para o áudio.A sincronização entre o vídeo e o áudio é feita através de marcadores de tempo que são afixados durante a codificação nos identificadores de blocos.


Carregar ppt "Aquisição e reprodução de som"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google