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Equipamentos 3/25/2017 Equipamentos Computação Gráfica - Gattass.

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1 Equipamentos 3/25/2017 Equipamentos Computação Gráfica - Gattass

2 Dimensões Históricas O que observar na evolução dos equipamentos?
Modelos de programação Modelos de dados Tecnologias dos Equipamentos

3 FATORES DE EVOLUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
CPU $ MEMÓRIA DISPOSITIVOS

4 Equipamentos 3/25/2017 O Começo: Computação Gráfica - Gattass

5 A Base: Tubo de Raios Catódicos
Equipamentos 3/25/2017 A Base: Tubo de Raios Catódicos Computação Gráfica - Gattass

6 O Elemento Gráfico Nativo

7 Comportamento do Fósforo
I I 100% Excitação Simples Excitação Repetida 100 200 300 400 t t (mseg)

8 Disp. Vetoriais de Retraçamento
Equipamentos 3/25/2017 Histórico (1960…1985) INTERFACE COM COMPUTADOR TUBO DE RAIOS CATÓDICOS Memória Gráfica (~32 Kb) move 2,15 (30-60 Hz) line 16,10 UNIDADE DE line 2,8 PROCESSAMENTO GRÁFICO Jump Disp. Vetoriais de Retraçamento Computação Gráfica - Gattass

9 Disp. Vetoriais de Armazenamento
Equipamentos 3/25/2017 Histórico ( ) Tektronix 4010 Interface com FEIXE DE MALHA DE Computador INUNDAÇÃO ARMAZENAMENTO Comandos Gráficos Unidade de Processamento Gráfico FEIXE DE DESENHO +100 V +10 kV Disp. Vetoriais de Armazenamento Computação Gráfica - Gattass

10 Problemas dos Modelos Vetoriais: ambiguidade
Equipamentos 3/25/2017 Problemas dos Modelos Vetoriais: ambiguidade ? ? Computação Gráfica - Gattass

11 Dispositivos Matriciais (1980 …)
Equipamentos 3/25/2017 Dispositivos Matriciais (1980 …) INTERFACE COM A CPU CAMADA DE FEIXE DE MEMÓRIA FÓSFORO GRÁFICA ELETRONS RASTREAMENTO D/A TUBO DE RAIOS CATÓDICOS UNIDADE DE PROCESSAMENTO GRÁFICO Monocromáticos com dois níveis (1 bit/pixel) CGAHI x200 Hercules - 720x348 Computação Gráfica - Gattass

12 Dispositivos Matriciais (Vários “planos” de bits com tabela de tons)
Equipamentos 3/25/2017 Dispositivos Matriciais (Vários “planos” de bits com tabela de tons) N N N planos => 2 entradas na tabela => 2 cores simultâneas TABELA DE CORES (TONS DE CINZA) W N cada posição com W bits W => palheta de 2 cores 110 = 6 2 10 1011 = 11 2 10 Tons de Cinza Computação Gráfica - Gattass

13 Dispositivos Matriciais (Coloridos)
Equipamentos 3/25/2017 Dispositivos Matriciais (Coloridos) N N 2 cores simultâneas Tabela de Cores vermelho verde azul Monitores Coloridos - (Look-up Table) EGA - 640x480 / 16 cores VGA - 640x480 / 16 cores palheta de 64 Computação Gráfica - Gattass

14 Pixel Colorido (A) (C) VERMELHO AZUL (B) VERDE MÁSCARA A METÁLICA C B
PONTOS DE FÓSFORO DA TELA

15 Codificação de Cor (índices de uma tabela)
Tabela de Cores Memória Gráfica R G B R=Red Valor do Pixel G=Green 11 B=Blue 10 9 Cor do Pixel 1 8 3 10 25 7 6 5 4 3 2 1

16 Codificação de Cor (planos de bits para cada cor)
Memória Gráfica 1 1 Cor do pixel 1 B 1 G 1 1 R Valor do Pixel True Color - 1 byte p/ cada cor

17 Codificação de Cor (índices decompostos)
Tabela de Cores Memória Gráfica R G B 14 R=Red 13 3 G=Green 1 12 B=Blue 1 11 1 10 Cor do pixel 9 10 8 1 7 1 6 5 4 3 1 2 1 25 Valor do Pixel

18 Padrões de Varredura Monitores Entrelaçados X
Equipamentos 3/25/2017 Padrões de Varredura Monitores Entrelaçados X Monitores não-Entrelaçados Computação Gráfica - Gattass

19 Aceleradores Gráficos
Definição Placas gráficas que possuem processador dedicado e memória RAM, liberando a CPU de grande parte do processamento gráfico. Áreas de atuação Gráficos 2D (BitBlt’s) Gráficos 3D Vídeo

20 Gráfico 3D pipeline de rendering
Etapa No 1 : Decomposição

21 Gráfico 3D pipeline de rendering
Etapa No 2 : Corte (Clipping)

22 Gráfico 3D pipeline de rendering
Etapa No 3 : Projeção e Z-Buffer

23 Gráfico 3D pipeline de rendering
Etapa No 4 : Iluminação e Sombras Fonte Luminosa Sombreamento Plano

24 Gráfico 3D pipeline de rendering
Etapa No 5 : Mapeamento de Textura Etapa extra : Animação (double buffer)

25 Vídeo Funcionamento Leitura do arquivo de formato padrão (.AVI)
Identificação do processo compressão/descompressão Recomposição do vídeo em sua resolução e espaço em cores originais, normalmente em YUV Tratamento da Imagem Conversão para RGB

26 Vídeo - Tratamento (Ampliação da Imagem)
Técnicas : Replicação* Interpolação na dir. X* Interpolação na dir. Y Interpolação X-Y Ampliação de 2 vezes

27 Placas de Áudio Áudio Digital MIDI QuickTime (multi-plataforma)
WAV (Microsoft Windows) MIDI

28 Placas de Áudio Áudio Digital ouvido humano
taxa de amostragem = 40 KHz valor = 2 bytes stéreo =2 canais ~10 Mbytes/min L


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