A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis

2 Autoria Ferramentas para desenvolvimento Ferramentas para desenvolvimento Aplicativos fechados Aplicativos fechados São aplicativos fáceis de usar com recursos de manipulação direta de elementos gráficos, áudio e objetos como caixa de diálogo, mensagens... São aplicativos fáceis de usar com recursos de manipulação direta de elementos gráficos, áudio e objetos como caixa de diálogo, mensagens... Alguns aplicativos dispõem de recursos com algum tipo de linguagem de programação possibilitando o usuário poder desenvolver pequenas customizações. Alguns aplicativos dispõem de recursos com algum tipo de linguagem de programação possibilitando o usuário poder desenvolver pequenas customizações.

3 Autoria Ferramentas para desenvolvimento Ferramentas para desenvolvimento Linguagem de programação Linguagem de programação Permite desenvolver aplicações com maior flexibilidade. Permite desenvolver aplicações com maior flexibilidade. Exige conhecimento mais aprofundado em técnicas e ambientes de programação. Exige conhecimento mais aprofundado em técnicas e ambientes de programação.

4 Autoria Linguagens de programação mais comuns: Linguagens de programação mais comuns: Poucos usadas hoje em dia Poucos usadas hoje em dia Cobol, Fortran, Lisp. Estes praticamente não são usados mais em multimídia. Cobol, Fortran, Lisp. Estes praticamente não são usados mais em multimídia. Segmento de código em Lisp: > (setq a 4) 4 > (loop (setq a (+ a 1)) (when (> a 7) (return a))) 8

5 Autoria Linguagens de programação mais comuns: Linguagens de programação mais comuns: Linguagens simplificadas Linguagens simplificadas Pascal, Basic. Criadas inicialmente para centro acadêmico, hoje usada como base em linguagens profissionais como Visual Basic e Delphi. Pascal, Basic. Criadas inicialmente para centro acadêmico, hoje usada como base em linguagens profissionais como Visual Basic e Delphi. Segmento de código em Pascal: For C:=1 to 15 do TextColor(c); WriteLn('| |'); WriteLn('| Exemplo de um logo |'); WriteLn('| |'); END;

6 Autoria Linguagens de programação mais comuns: Linguagens de programação mais comuns: Programação estruturada Programação estruturada Linguagem C. Permite acessar recursos de hardware possibilitando maiores recursos ao programador. Até hoje uma das principais linguagens em uso. Linguagem C. Permite acessar recursos de hardware possibilitando maiores recursos ao programador. Até hoje uma das principais linguagens em uso. Segmento de código em linguagem C: for( int i = 0; i

7 Autoria Linguagens de programação mais comuns: Linguagens de programação mais comuns: Orientada a objetos Orientada a objetos Linguagem C++, C#. Principal linguagem hoje usada para desenvolver módulos ou softwares complexos. Sua programação é totalmente baseada em POO. Linguagem C++, C#. Principal linguagem hoje usada para desenvolver módulos ou softwares complexos. Sua programação é totalmente baseada em POO. Segmento de código em linguagem C++: for (int c = 0; c < 10; c++) { Console.Write ("{0}, ", Driver.sheet [c]); Console.WriteLine (); }

8 Autoria Linguagens de programação mais comuns: Linguagens de programação mais comuns: Linguagens portáveis Linguagens portáveis Java. Permite ser usado em ambientes distribuídos com suporte a multi-plataformas. Java. Permite ser usado em ambientes distribuídos com suporte a multi-plataformas. Segmento de código em linguagem Java: while( numbers.hasNext() ) { Integer integer = (Integer) numbers.next(); System.out.println( "" + integer.intValue() ); counter += integer.intValue(); }

9 Ferramentas de Autoria A escolha de ferramentas baseada em linguagens de programação requer um estudo longo e difícil, muita técnica de programação e conhecimento do ambiente de desenvolvimento. As ferramentas visuais possibilitam o desenvolvimento de aplicações amigáveis e de fácil desenvolvimento porém limitado aos recursos que a ferramenta dispõe. O uso de ferramentas de autoria possibilita o desenvolvimento direto através de recursos já existentes e o uso de linguagem de programação para ações mais complexas.

10 Autoria de Títulos Autoria de títulos lineares (PowerPoint, Acrobat Exchange) Autoria de títulos lineares (PowerPoint, Acrobat Exchange) As apresentações lineares possuem um controle onde é possível navegar entre os slides. As apresentações lineares possuem um controle onde é possível navegar entre os slides. Possibilitam a inclusão de objetos como planilhas, diagramas entre outros. Possibilitam a inclusão de objetos como planilhas, diagramas entre outros.

11 Autoria de Títulos Autoria de títulos hipermídia (Macromedia Director) Autoria de títulos hipermídia (Macromedia Director) Apresentam recursos de navegação não-linear característico de hipertexto Apresentam recursos de navegação não-linear característico de hipertexto Quanto os aspectos da hipermídia: Quanto os aspectos da hipermídia: Estilo: pode ser visual através de desenhos de telas, e textual quando a formatação e navegação é a partir de comandos texto. Estilo: pode ser visual através de desenhos de telas, e textual quando a formatação e navegação é a partir de comandos texto. Modo de Operação: será modo de autoria quando se tem acesso a todos os recursos e modo de consulta quando é permitido apenas a leitura, destinado aos usuários. Modo de Operação: será modo de autoria quando se tem acesso a todos os recursos e modo de consulta quando é permitido apenas a leitura, destinado aos usuários.

12 Autoria de Títulos Autoria de títulos hipermídia (Macromedia Director) Autoria de títulos hipermídia (Macromedia Director) Capacidade de intercâmbio de dados: possibilidade de inclusão de texto, hipertexto, imagens, desenhos, som e animações, possibilitando assim o uso de materiais desenvolvidos por ferramentas especializadas. Capacidade de intercâmbio de dados: possibilidade de inclusão de texto, hipertexto, imagens, desenhos, som e animações, possibilitando assim o uso de materiais desenvolvidos por ferramentas especializadas.

13 Autoria de Títulos Hipermídia HTML Hipermídia HTML Contem palavras-chaves indicadoras de formato tipográfico, tal como o formato RTF. Contem palavras-chaves indicadoras de formato tipográfico, tal como o formato RTF. A visualização destes documentos requer um navegador (browser) A visualização destes documentos requer um navegador (browser) Possibilita a inclusão de elementos de multimídia através de suplementos ou controladores OLE para reprodução do respectivo material. Possibilita a inclusão de elementos de multimídia através de suplementos ou controladores OLE para reprodução do respectivo material.

14 Autoria de Aplicativos Características: Características: Construção visual da interface de aplicativos. Construção visual da interface de aplicativos. Inclusão de material multimídia na interface. Inclusão de material multimídia na interface. Possibilidade de programação usando uma linguagem de fácil compreensão. Possibilidade de programação usando uma linguagem de fácil compreensão.

15 Autoria de Aplicativos Interfaces: Interfaces: MCI MCI Interface de uso fácil para processamento de multimídia. Interface de uso fácil para processamento de multimídia. Suporte em diversas linguagens entre elas: Open Script, Visual Basic, C, C++. Suporte em diversas linguagens entre elas: Open Script, Visual Basic, C, C++. DirectX DirectX Orientada a objetos com recursos complexos e processamento em tempo real. Orientada a objetos com recursos complexos e processamento em tempo real. Oferece os seguintes serviços: Direct3D, DirectDraw, DirectPlay, DirectSound e DirectInput. Oferece os seguintes serviços: Direct3D, DirectDraw, DirectPlay, DirectSound e DirectInput.

16 Autoria de Sites Um site basicamente é constituído de: Um site basicamente é constituído de: Páginas de hipertexto. Páginas de hipertexto. Material gráfico e de multimídia. Material gráfico e de multimídia. Documentos quaisquer para distribuição. Documentos quaisquer para distribuição. Softwares ou scripts para interação do site. Softwares ou scripts para interação do site. Pode pertencer aos seguintes tipos de rede: Pode pertencer aos seguintes tipos de rede: Internet: quando acessível a Web. Internet: quando acessível a Web. Intranet: quando acessível a somente uma rede interna. Intranet: quando acessível a somente uma rede interna.

17 Autoria de Sites Quanto ao tipo de desenvolvimento de um site ele pode ser: Quanto ao tipo de desenvolvimento de um site ele pode ser: Estático Estático Constituído apenas de hipertexto, material gráfico e recursos multimídia. Constituído apenas de hipertexto, material gráfico e recursos multimídia. Dinâmico Dinâmico Constituído dos mesmos recursos dos sites estáticos acrescido de scripts, componentes e código ativo sendo este ultimo podendo ser executado no cliente ou no servidor. Constituído dos mesmos recursos dos sites estáticos acrescido de scripts, componentes e código ativo sendo este ultimo podendo ser executado no cliente ou no servidor.

18 Referências PAULA FILHO, W. P. Multimídia: conceitos e aplicação. São Paulo. LTC, (2000). PAULA FILHO, W. P. Multimídia: conceitos e aplicação. São Paulo. LTC, (2000).


Carregar ppt "Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google