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Interação Homem-Máquina. Cap. I - Introdução Definição de Interação Homem-Máquina (IHM) Desafio e Objetivos da IHM As Motivações para IHM A IHM como Área.

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1 Interação Homem-Máquina

2 Cap. I - Introdução Definição de Interação Homem-Máquina (IHM) Desafio e Objetivos da IHM As Motivações para IHM A IHM como Área Inter-disciplinar Da IHM ao Desenho da Interação O Objetivo deste Capítulo é introduzir aos alunos a disciplina de Interação Homem-Máquina.

3 Definição de IHM Interação Homem-Máquina é uma disciplina relacionada ao design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos usados por humanos e ao estudo dos fenômenos provocados por esta interação [ACM SIGCHI] A Interface com o usuário compreende apenas os aspectos do sistema com os quais o utilizador está em contacto

4 Objetivos da IHM Produzir sistemas utilizáveis e seguros para além de funcionais: –Desenvolver e melhorar a segurança, utilidade, eficiência, eficácia e usabilidade dos sistemas (incluindo os computacionais). –Usabilidade - tem como objetivo tornar os sistemas fáceis de utilizar e aprender. Os objetivos são: –Perceber os fatores (psicológicos, ergonômicos, organizacionais e sociais) que determinam como as pessoas operam e utilizam a tecnologia computacional de uma forma efetiva –Utilizar esse conhecimento para desenvolver ferramentas e técnicas para ajudar à criação de sistemas adequados às atividades para as quais as pessoas utilizam a tecnologia computacional –De forma a permitir que a interação seja eficiente, eficaz e segura, quer em termos pessoais ou coletivamente.

5 Motivação para IHM Software custa caro Software desenvolvido deve ser realmente utilizado Para ser aceito, o software deve ser agradável

6 Disciplinas que contribuem para a IHM Informática –O estudo sistemático dos processos algorítmicos que descrevem e transformam a informação: a teoria, análise, desenho, eficiência, implementação e aplicação. Psicologia cognitiva –O conhecimento do comportamento humano e os processos mentais subjacentes Psicologia Social e Organizacional –A influência de um indivíduo ou de um grupo nas atitudes e comportamento de outros indivíduos e grupos Ergonomia e Fatores Humanos –Definir e desenhar ferramentas e artefatos para diferentes ambientes que se enquadrem nas suas capacidades e competências Lingüística –O estudo científico da língua Inteligência Artificial –Desenvolvimento de software que simula diferentes aspectos do comportamento humano inteligente Filosofia, Sociologia e Antropologia…

7 Da IHM ao Design da Interação Nos últimos anos um número crescente de áreas de aplicação, tecnologias e temas são necessários considerar para desenhar interfaces… –O Design da Interação (DI) é: Concepção de produtos interativos para auxiliar pessoas no quotidiano ou na vida profissional –Sharp, Rogers and Preece (2002) O desenvolvimento de espaços para comunicação e interação –Winograd (1997) –Objetivos do DI Desenvolver produtos fáceis de utilizar, i.e., fáceis de aprender, de utilização eficiente e que favoreçam uma experiência agradável.

8 Exemplos de Bom e Mau Design (1) Os controles dos elevadores na fila de baixo são susceptíveis de provocar lapsos… –Carregar na etiqueta em vez do botão –O mesmo não acontece com a fila de cima. Porquê? –Fonte:

9 Exemplos de Bom e Mau Design (2)

10 Exemplos de Bom e Mau Design (3)

11 Exemplos de Bom e Mau Design (4)

12 O que é que implica no Design da Interação Ter em conta –Quem são os usuários? Perceber as capacidades dos usuários Considerar o que pode ajudar as pessoas a realizar o seu trabalho Envolver as pessoas, perceber as suas necessidades Utilizar métodos de tentativa-teste –Quais são as atividades executadas? –Onde é que a interação se desenvolve? Considerar o tipo de usuário, o tipo de atividade e o contexto de utilização Exemplo: fazer uma chamada telefônica num telefone público e num telefone móvel… Necessidade de otimizar a interação entre os usuários e o produto –De forma a que as atividades dos usuários sejam suportadas –…e que as suas necessidades sejam satisfeitas

13 A evolução das Interfaces computacionais 50s –Interface ao nível do hardware para usuários técnicos 60-70s –Interface ao nível da programação - COBOL, FORTRAN 80s –Interface ao nível do diálogo da interação - GUIs, multimedia 90s –Interface ao nível do ambiente de trabalho - sistemas baseados em redes, groupware, CSCW 00s –Interface difusa (pervasive) - tecnologia sem fios, eletrônica de consumo, telas interativas, tecnologia embarcada

14 A relação entre o DI, a IHM e outros domínios Domínios multi-disciplinares (e.g HCI, CSCW, eng. Cognitiva, sistemas de informação) Práticas de Design (e.g. design gráfico, design artístico, design industrial, etc.) Disciplinas Académicas (e.g. informática, Psicologia, ciências sociais, engenharia, ergonomia, etc.) Design da Interação

15 Qual é o problema com as equipes multi-disciplinares Mais pessoas com interesses diferentes… –Geração de mais idéias, soluções inovadoras… –Mais dificuldade em comunicar e em desenvolver os produtos Quem são os profissionais –designers de interação - pessoas envolvidas em todos os aspectos relacionados com a interatividade dos produtos –usability engineers - pessoas focadas na avaliação dos produtos, utilizando métodos e princípios da usabilidade –Web designers - pessoas que desenvolvem e criam o desenho visual dos sites na internet –information architects - pessoas que desenvolvem as idéias e planos da estrutura dos produtos interativos –user experience designers - pessoas que fazem tudo o que foi descrito mas também desenvolvem estudos de campo para informar o design dos produtos

16 Sumário No final deste capítulo os alunos devem saber: –Descrever e definir IHM –Discutir e argumentar sobre a importância da IHM –Descrever os objetivos da IHM relacionados com a produtividade e segurança dos sistemas interativos –Descrever a evolução histórica da IHM –Quantificar os benefícios da IHM –Enumerar as disciplinas que contribuem para a IHM –Reconhecer que para a IHM são necessários um conjunto de valências e conhecimentos Material de Estudo: Cap. I de Preece et al 1994 (pp. vii-xii, 3-27), Cap. II de Preece et al 1994 (pp ). Cap. I de Preece et al 2001.


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