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Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN Jair C Leite.

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1 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN Jair C Leite

2 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Objetivos Apresentar os projetos desenvolvidos pelo grupos e como eles estão relacionados (ou não). Histórico do Grupo IHC Fundamentos e Conceitos –IHC e a Engenharia Cognitiva –Engenharia Semiótica –Model-based UI development –Multiple User Interface, Multi-platform,.... Projetos em andamento –LEMD/IMML IMML tool? Visual IMML –Presenta (COMUNET) –XICL Definição da linguagem e compilador Ontologia para recuperação dos componentes –Ontologia para SIG

3 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 A Interação Usuário-Sistema Interação Sistema Usuário

4 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 O design no Projeto de Interfaces de Usuário Design Interação Teorias e Modelos Métodos e técnicas Princípios, Diretrizes, Normas e Padrões Ferramentas e Linguagens Teorias e Modelos Métodos e técnicas Princípios, Diretrizes, Normas e Padrões Ferramentas e Linguagens Sistema Designer Usuário

5 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 A área Interação Humano- Computador IHC Instrumentação teórica e prática para o processo de Design e Desenvolvimento da aplicação Instrumentação teórica e prática para o processo de Design e Desenvolvimento da aplicação Modelos do processo de Interação sistema-usuário Modelos do processo de Interação sistema-usuário Designer Estudo das capacidades e limitações físicas e cognitivas dos usuários Estudo das capacidades e limitações físicas e cognitivas dos usuários Tecnologias de hardware e software Que implementam a funcionalidade e o modelo de interação. Tecnologias de hardware e software Que implementam a funcionalidade e o modelo de interação. Usuário Sistema Computacional Ambiente de utilização ou domínio de aplicação Análise do domínio e de aspectos sociais e organizacionais que influenciam e motivam a utilização do sistema Análise do domínio e de aspectos sociais e organizacionais que influenciam e motivam a utilização do sistema

6 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Conhecimento e Habilidades dos Especialistas em IHC Teorias, Métodos, Técnicas e Ferramentas de Design de IHC Disciplinas associadas à IHC Inteligência Artificial Lingüística Filosofia Sociologia Antropologia Design Engenharia Ergonomia e Fatores Humanos Psicologia Social e Organizacional Psicologia Cognitiva Ciência da computação

7 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 O papel da IHC no Projeto de Interfaces de Usuario Teorias e Modelos Métodos e técnicas Princípios, Diretrizes, Normas e Padrões Ferramentas e Linguagens Teorias e Modelos Métodos e técnicas Princípios, Diretrizes, Normas e Padrões Ferramentas e Linguagens Design Interação Sistema Designer Usuário Conhecimento e Habilidades dos Especialistas em IHC Inteligência Artificial Lingüística Filosofia Sociologia Antropologia Design Engenharia Ergonomia e Fatores Humanos Psicologia Social e Organizacional Psicologia Cognitiva Ciência da computação

8 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Principais abordagens para IHC Abordagens baseadas em modelos da psicologia cognitiva –Modelo do Processador Humano [Card, Moran e Newell,1983] Processadores cognitivos, perceptivo e motor Memória de curto-prazo e longo-prazo Principal resultado prático: GOMS –Design centrado-no-usuário Multidisciplinar Engenharia Cognitiva [Norman, 1986] - Modelo de Norman Métodos práticos baseado em prototipação e avaliação de usabilidade –Conceito de Usabilidade –Ferramentas de prototipação –Princípios e diretrizes de design –Avaliação de Usabilidade Design of everyday things [Norman, 1988] – princípios de design

9 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Engenharia Cognitiva Modelo de Norman Golfo de Avaliação Golfo de Execução formulação da intenção especificação da seqüência de ações execução avaliação interpretação percepção interação Comece por aqui

10 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Engenharia de Usabilidade Proposta por Jakob Nielsen Método baseado em uma abordagem implementa-e-conserta Uso de princípios e diretrizes Construção de protótipos Avaliação através de inspeção heurísticas e testes de usabilidade Design e Prototipação Design e Prototipação Avaliação da Usabilidade Avaliação da Usabilidade Designer Usuário Sistema Computacional

11 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 O Processo de Engenharia de Usabilidade A Usability Engineering Process Analysis and Design Development Evaluation

12 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Design iterativo baseado em prototipação Análise Domínio Usuário Tarefa Design Conceitual Especificação Prototipação Avaliação Observação Testes Questionário

13 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 The Star Model (Hartson and Hix, 1989) Evaluation Conceptual/ formal design Requirements specification Prototyping task/functional analysis Implementation

14 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Modelo de Preece et al. Evaluate (Re)Design Identify needs/ establish requirements Build an interactive version Final product Abordagem centrada-no-usuário

15 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Design Interação Mensagem Engenharia Semiótica A Engenharia Semiótica é uma abordagem na qual os sistemas computacionais são vistos como artefatos de meta- comunicação, através do qual o designer envia uma mensagem para o usuário, cujo conteúdo é a funcionalidade (o que o usuário pode fazer) e a interatividade (como o usuário pode interagir) [de Souza, 1993]. Sistema Designer Usuário

16 Seminário do grupo de pesquisa em IHC UFRN Jair C Leite, 2004 Questões abertas a serem investigadas Metodologias –Integração de análise, design e implementação e destas com a engenharia de software –Técnicas, modelagem e ferramentas de alto nível Novos paradigmas de interação: computação móvel, pervasiva e ubíqua –Teorias e modelos –Linguagens e ferramentas –Integração: mesma aplicação, diferentes interfaces


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