A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E se o remédio não for tomado?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E se o remédio não for tomado?"— Transcrição da apresentação:

1 E se o remédio não for tomado?
17 DE JUNHO DE 2017 E se o remédio não for tomado? Estamos orando a Deus para que não façais mal algum, não para que, simplesmente, pareçamos aprovados, mas para que façais o bem, embora sejamos tidos como reprovados. (2 Co 13:7)

2 OBJETIVO

3 E se o remédio não for tomado?
Mostrar ao estudante os perigos de não levar a sério o tratamento sugerido pelo evangelho, estimulando-o a optar pelas alternativas preventivas e curativas fornecidas nas Escrituras.

4 TEXTO BÁSICO

5 E se o remédio não for tomado?
Estamos orando a Deus para que não façais mal algum, não para que, simplesmente, pareçamos aprovados, mas para que façais o bem, embora sejamos tidos como reprovados. (2 Co 13:7)

6 INTRODUÇÃO

7 E se o remédio não for tomado?
Os membros dessa igreja depararam-se com o ensino sobre perdão, serviço, nova aliança, desânimo, reconciliação, santidade, generosidade, valorização pastoral, ingenuidade e espinho na carne. Após terem acesso a um alimento tão robusto, os cristãos coríntios não tinham desculpas para continuar em estado espiritual caótico. Eles apenas precisavam ler a bula (instruções da carta) e tomar o remédio (praticar os ensinos) para viver com saúde.

8 ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA

9 E se o remédio não for tomado?
No final de sua carta, Paulo nutre o desejo de visitar os coríntios pela terceira vez, mas teme que alguns irmãos ignorem seus ensinos e continuem a causar problemas (2 Co 12:20). Para tratar e curar aquela igreja, o apóstolo tinha “receitado” o mais poderoso “remédio”, isto é, o ensino do verdadeiro evangelho. Assim, nas suas considerações finais, em 2 Coríntios 12:20 a 13:13, ele alerta aqueles crentes sobre o perigo de rejeitarem o tratamento.

10 E se o remédio não for tomado?
1. O risco de queda 2. A necessidade de disciplina 3. A iniciativa do autoexame 4. A prática do bem 5. A busca da mutualidade 6. A síntese da mensagem

11 PERGUNTAS SOBRE O ENSINO DA CARTA

12 E se o remédio não for tomado?
01. Leia 2 Co 12:20-21, 13:1-2; os itens 1 e 2, e responda: Qual era a preocupação de Paulo, quanto aos cristãos de Corinto, e que atitude prometeu tomar referente a essa situação? 02. Que conselho Paulo dá àqueles que buscavam provas contra ele? A que se propõe a oração do apóstolo pelos coríntios? Responda, com base em 2 Co 13:5,7 e nos itens 3 e Comente sobre as atitudes de mutualidade propostas por Paulo à igreja de Corinto. Baseie-se em 2 Co 13:11-12 e no item A bênção trinitariana traz à memória três realidades marcantes. Comente sobre elas, utilizando 2 Co 13:13 e o item 6 como base.

13 APLICANDO O ENSINO DA CARTA

14 E se o remédio não for tomado?
1. Para ser curado, siga corretamente o tratamento. Para não adoecer, uma atitude preventiva deveria ser tomada. Paulo sugere que esses cristãos sigam corretamente o tratamento espiritual proposto, examinando a si mesmos, fazendo o que é correto e buscando os princípios da mutualidade (2 Co 13:5,7,11). Se quisermos evitar a queda espiritual, precisamos atentar para a submissão aos absolutos do evangelho. Evitemos dar ouvidos aos ensinos que contrariam a Palavra de Deus. Tenhamos comunhão com o Senhor e com o próximo. 05. Como podemos prevenir a queda espiritual? Responda, com base em 2 Co 13:5,7,11 e na primeira aplicação.

15 E se o remédio não for tomado?
2. Para ser curado, aceite humildemente o tratamento. A disciplina é um santo recurso utilizado pela igreja, no confronto ao pecado e na restauração do pecador. É totalmente positiva; é um ato de amor da parte de Deus em relação a nós, pecadores: ... Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe (Hb 12:6). Se preciso, o Senhor nos aplicará a sua correção, e tal procedimento será para o nosso próprio bem. Portanto, aceitemos o tratamento da disciplina com humildade. Nem todo remédio, a princípio, terá sabor agradável, mas poderá curar o doente. 06. Como devemos encarar a disciplina? Ela é importante para a restauração do pecador? Explique, com base em Hb 12:6 e na segunda aplicação.

16 DESAFIO DA SEMANA

17 E se o remédio não for tomado?
O nosso desafio, para esta semana, é refletir sobre tudo que aprendemos neste trimestre e fazer um autoexame. Será que não estamos falhando em algum ponto importante? Será que estamos seguindo à risca o tratamento. Se este for o caso, peçamos ajuda divina para nos consertamos diante do Senhor.

18 E se o remédio não for tomado?
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 13 A perceptível presença de Deus


Carregar ppt "E se o remédio não for tomado?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google