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PINTORES.

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Apresentação em tema: "PINTORES."— Transcrição da apresentação:

1 PINTORES

2 PABLO PICASSO “Duas Mulheres Correndo na Praia”
Pablo Ruiz Picasso (1881 — 1973) foi reconhecidamente um dos mestres da Arte no século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo todo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas mas também fez esculturas, cerâmica, enfim, usou todos os tipos de materiais. Nasceu na Andaluzia (Espanha). Na maioria das cidades espanholas, a praça de touros é o centro de entretenimento popular, por isso a tourada desempenhou um papel importante na vida de Picasso. A sua primeira obra preservada era um óleo sobre madeira, pintada com a idade de oito anos, é chamada O Toureiro. Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a pobreza, a cegueira, a alienação e o desespero. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa ( ). Trabalhava durante a noite até o amanhecer. Na fase rosa à abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo. No verão de 1906, durante uma estada em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente do cubismo. O célebre retrato de Gertrude Stein ( ) revela um tratamento do rosto em forma de máscara. Em 1912, Picasso realizou sua primeira colagem, colou nas telas pedaços de jornais, papeis, tecidos, embalagens de cigarros. Apaixonou-se por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se em 12 de julho de Neste período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade. Quando Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos. Depois da 2ª Guerra Mundial ( ), dedica-se também à escultura, gravação e cerâmica. Como uma honra especial a ele, no seu 90ª aniversário, são comemorados com exposição na grande galeria do Museu do Louvre. Torna-se assim o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês. “Duas Mulheres Correndo na Praia”

3 Um dos quadros mais conhecidos de Picasso é Guernica, em exposição no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madri. Retrata, da maneira muito peculiar do artista, a cidade basca de Guernica, após bombardeio pelos aviões da Luftwaffe de Adolf Hitler. Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso continuou vivendo em Paris durante a ocupação alemã. Tendo fama de simpatizante comunista, era alvo de controles freqüentes pelos alemães. Durante uma revista do seu apartamento parisiense, um oficial nazista observou uma fotografia do mural Guernica na parede e, apontando para a imagem, perguntou: Foi você quem fez isso? E Picasso respondeu, após um segundo de reflexão: Não, vocês o fizeram. Medindo 350 X 782 cm, esta tela pintada a óleo representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por bombardeiros alemães. “Guernica”

4 “A Leitura”

5 SALVADOR DALI “A Persistência da Memória”
Salvador Dalí (1904 — 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos Mestres da Renascença, e foi um artista com grande talento e imaginação. Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito. “A Persistência da Memória”

6 “SPRING FLOWERS FROM A PIANO”

7 “Tigre”

8 MAGRITTE René François Ghislain Magritte ( ) foi um dos principais surrealistas belgas, ao lado de Paul Delvaux. Pintor de imagens insólitas, a que deu tratamento rigorosamente realista, utilizou-se de processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objectos e a atmosfera irreal dos conjuntos. Trabalhou em uma fábrica de papéis de parede e foi designer de cartazes e anúncios até 1926, quando um contrato com a Galerie la Centaure, na capital belga, fez da pintura sua principal actividade. Nesse mesmo ano, Magritte produziu sua primeira pintura surrealista, Le jockey perdu, tendo sua primeira exposição apresentada no ano seguinte. Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a se envolver nas actividades do grupo surrealista, tornando-se grande amigo dos poetas André Breton e Paul Éluard e do pintor Marcel Duchamp. “GOLCONDE”

9 “A Condição Humana”

10 “ O Filho do Homem”

11 JOAN MIRO Joan Miró i Ferrà (1893 — 1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão. Quando jovem, frequentou a Escola de Belas-Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo. No início dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, , e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naif, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925. Em 1928, viajou para a Holanda. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos. Já nos anos seguintes, durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona. No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto, ficando esta ainda mais naif. “Nocturno”

12 “Composição Animal”

13 “Personagens Invertidas”

14 FERNANDO BOTERO “Retrato de Velasquez”
Fernando Botero é um pintor colombiano, nascido em 1932, na cidade de Medellin. Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Há de se perceber uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano. “Retrato de Velasquez”

15 “Chegar a Casa”

16 “Os Músicos”

17 AMEDEO MODIGLIANI “Olhos Azuis, Retrato de Jeanne Hebuterne”
Amedeo Clemente Modigliani ( ) foi um pintor e escultor italiano que viveu em Paris. Ainda menino demonstrava interesse pela pintura, no que foi incentivado por sua mãe, Eugenia Garsin, com quem visitava museus de arte e que o matriculou, como aluno, no estúdio de Guglielmo Micheli. Na infância, sofreu de tifo, o que comprometeu sua saúde pelo resto da vida - mas cujo tratamento forçava-o a constantes viagens e grande intercâmbio cultural até a mudança definitiva a Paris, em 1906. Como outros pintores e artistas, viveu a experiência da extrema pobreza. Em 1917, a 1ª exposição individual foi na galeria Weil e durou apenas um dia, pois se transformou num escândalo graças ao nus expostos na vitrine da galeria. A grande musa de Amedeo foi Jeanne Hébuterne, com quem teve uma filha, Jeanne, em 1918. Complicações na saúde fazem o pintor viajar para o sul da França com a esposa e a filha, a fim de recuperar-se. Retorna a Paris ao final de Na noite de 24 de Janeiro de 1920, aos 36 anos, Modigliani morre de tuberculose, agravada pelo consumo excessivo de álcool e drogas (haxixe). Foi sepultado no célebre Cemitério do Père-Lachaise. No dia seguinte à morte do pintor, sua esposa Jeanne, grávida de nove meses, suicidou-se ao atirar-se do quinto andar de um edifício. Sua obra não pode ser considerada filiada a nenhum dos estilos, dotada toda ela de um estilo próprio e autónomo. Seus nus, que provocaram escândalo em seu tempo, revelam não sensualidade, mas um desnudamento da alma humana. Seu estilo, inconfundível, faz parte de um momento em que a arte pictórica, confrontada com a fotografia, lutava para conquistar seu espaço, seus valores e sua estética. “Olhos Azuis, Retrato de Jeanne Hebuterne”

18 “Rapaz de Cabelo Vermelho”

19 “Mulher Cigana com Bebé”

20 PAUL GAUGUIN “E o Ouro dos seus Corpos”
Eugène-Henri-Paul Gauguin ( ) foi um pintor francês do pós-impressionismo. Apesar de nascido em Paris, Gauguin viveu os primeiros sete anos de sua vida em Lima, no Peru, para onde seus pais se mudaram após a chegada de Napoleão III ao poder. De volta à França, em 1855, Gauguin estudou em Orléans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu o mundo. Trabalhou em seguida numa corretora de valores parisiense e, em 1873, casou-se com a dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos. Aos 35 anos tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens e boémia, que resultou numa produção artística singular e determinante das vanguardas do século XX. Incorporou-se ao movimento impressionista francês por meio de Camille Pissarro e Paul Cézanne. Expôs pela primeira vez em 1876. Em 1883 decidiu dedicar-se inteiramente à pintura, tendo atravessado dificuldades econômicas, problemas conjugais, privações e doenças. Foi então para Copenhaguen, onde acabou ocorrendo o rompimento de seu casamento. Sua obra, longe de poder ser enquadrada em algum movimento, foi tão singular como a de seus amigos Van Gogh ou Cézanne. Apesar disso, é verdade que teve seguidores e que pode ser considerado o fundador do grupo Les Nabis, que, mais do que um conceito artístico, representava uma forma de pensar a pintura como filosofia de vida. Suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em oposição a qualquer naturalismo, como demonstra o seu famoso Cristo Amarelo. As cores se estendem planas e puras sobre a superfície, quase decorativamente. O pintor parte para o Taiti, em busca de novos temas, para se libertar dos condicionamentos da Europa. Suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, e não faltam cenas que mostram um erotismo natural, fruto, segundo conhecidos do pintor, de sua paixão pelas nativas. A cor adquire mais preponderância representada pelos vermelhos intensos, amarelos, verdes e violetas. “E o Ouro dos seus Corpos”

21 “Mulher com Manga”

22 “Auto-retrato”

23 WASSILY KANDINSKY “Quadrados com Círculos Concêntricos”
Wassily Kandinsky, (1866 —1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstracção no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa. Nascido em Moscovo, passou grande parte da infância em Odessa. De volta à capital russa, estudou direito e economia na Universidade de Moscovo, mas desistiu destas carreiras. Seus primeiros estudos em pintura ocorreram em Munique em 1896. Já na década de 1910 Kandinsky desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Desenvolve a arte abstracta até o fim de sua vida. Junto a Piet Mondrian e Kasimir Malevich, faz parte do "trio sagrado" da abstracção, sendo o mais famoso. Quando do advento da Revolução Russa, Wassily volta à Rússia interessado nos rumos do país, mas desentende-se com as teorias da arte oficiais e retorna à Alemanha em Em constante contacto com os artistas de vanguarda, passa a leccionar na Bauhaus até 1933 (quando a escola é fechada pelo governo nazi). Muda-se para Paris e aí viveu até o fim de sua vida. “Quadrados com Círculos Concêntricos”

24 “Acontecimento Suave”

25 “Trinta”

26 KEITH HARING “Retrospectiva”
Keith Haring nasceu em 1958, nos EUA. Desde cedo se tornou evidente a sua queda para as artes e activismo e cujo trabalho reflecte a cultura nova-iorquina dos anos 80. Nascido no estado de Pensilvânia, cedo mostrou interesse por actividades plásticas. De 1976 ate 1978 estudou design gráfico numa escola de arte em Pittsburgh. Antes de acabar o curso, desiste do mesmo para se mudar para Nova Iorque, onde acabaria por ser grandemente influenciado pelos graffitis, inscrevendo-se numa escola de artes. Como homossexual que era, o seu trabalho reflecte também um conjunto de temas homo-eroticos. Keith Haring começou a ganhar notoriedade ao desenhar a giz nas estações de metro de Nova Iorque. Começou a organizar as suas primeiras exposições formais em 1980 no Clube 57. Na mesma década participou em diversas bienais e pintou diversos murais, de Sidney a Amesterdão e mesmo no Muro de Berlim. Morreu a 16 de fevereiro de 1990 com 31 anos e vitima de SIDA, doença contra a qual foi um forte activista, abordando mais que uma vez o tema nas suas pinturas. Em 1989 foi criada a Fundação Keith Haring. “Retrospectiva”

27 “Sem Título”

28 “Logótipo Contra a Violência Familiar”

29 PINTORES PORTUGUESES

30 AMADEO DE SOUZA-CARDOSO
Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante, 1887 — Espinho, 1918) foi um pintor português, precursor da arte moderna, seguiu a mesma trilha dos vanguardistas de todos os tempos. Embora tendo tido uma vida curta, a sua obra tornou-se imortal. Frequentou o curso de Arquitectura na Academia de Belas Artes de Lisboa em 1905 que interrompeu para partir para Paris, em 1906, instalando-se em Montparnasse, tomando contacto primeiro com o Impressionismo e depois com o Expressionismo e o Cubismo, dedicando-se, assim, exclusivamente à pintura. As primeiras experiências se deram no desenho, especialmente como caricaturista. Em Paris, frequentou ateliers preparatórios para Academia de Beaux-Arts e a Academia Viti do pintor catalão Anglada Camarasa. Em 1910 fez uma estadia de alguns meses em Bruxelas e em 1911 expôs trabalhos no Salon des Indépendants, em Paris, havendo-se aproximado progressivamente das vanguardas e de artistas como Amedeo Modigliani, Constantin Brancusi, Alexander Archipenko, Juan Gris e Robert Delaunay. Depois de participar em 1913 de uma exposição com oito trabalhos nos Estados Unidos da América, no Armory Show, voltou a Portugal, onde teve a ousadia de realizar duas exposições, respectivamente em Porto e em Lisboa. Nesse ano participou ainda no Herbstsalon da Galeria Der Sturm, em Berlim. Em 1914 encontrou-se em Barcelona com Antoni Gaudí, e parte para Madrid onde é surpreendido pelo início da I Guerra Mundial. Regressou então a Portugal, onde iniciou meteórica carreira na experimentação de novas formas de expressão, tendo pintado com grande constância ao ponto de, em 1916, expor no Porto 114 obras com o título "Abstraccionismo", que serão também expostas em Lisboa, num e noutro caso com novidade e algum escândalo. O cubismo em expansão por toda a Europa foram influências marcantes no seu cubismo analítico. Amadeu de Souza-Cardoso explora o expressionismo e nos seus últimos trabalhos experimenta novas formas e técnicas, como as colagens e outras formas de expressão plástica. Em 25 de Outubro de 1918, aos 31 anos de idade, morre prematuramente em Espinho, vítima da "pneumónica" que grassava em Portugal. “Cozinha da Casa de Manhouce”

31 “Pintura”

32 “Procissão Corpus Christi”

33 COLUMBANO BORDALO PINHEIRO
Columbano Bordalo Pinheiro (Lisboa, Lisboa,1929) foi um conhecidíssimo pintor naturalista e realista português. Anos após completar a sua formação, rumou a Paris, beneficiando de uma bolsa de estudo, custeada pelo rei consorte D. Fernando II, já viúvo da rainha D. Maria II. Ali, em Paris, recebeu a influência de pintores como Manet e Edgar Degas, sendo esta notável na sua obra. Na "cidade-luz, representou-se, em 1882, numa grande exposição, no famoso "Salon de Paris". Nesta apresentou ao público, maioritariamente burguês, o quadro Soirée chez Lui, sendo este surpreendentemente aclamado pela difícil crítica de artes parisiense. De regresso a Portugal, juntou-se ao "Grupo de Leão", o qual tencionava renovar a estética das composições na arte do país. Deste período ficaram celebres os retratos de Ramalho Ortigão, Teófilo Braga, Eça de Queirós e Antero de Quental, por ele pintados. Para além disto, deu nova ênfase aos palácios lisboetas, ao pintar os painéis que se encontram na sala de recepções do Palácio de São Bento, os Painéis dos Passos Perdidos. Tornou-se, em 1901, professor de pintura histórica na Academia de Belas-Artes de Lisboa, onde se formou na sua juventude e, em 1911, foi nomeado pelo novo regime republicano, recentemente instaurado, para primeiro director do recém criado Museu de Arte Contemporânea. “Grupo do Leão”

34 “Retrato de Bulhão Pato”

35 ALMADA NEGREIROS “Auto-retrato num Grupo”
José Sobral de Almada Negreiros (S. Tomé, 1893 — Lisboa, 1970) foi um artista multidisciplinar, pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista português ligado ao grupo modernista. Também foi um dos principais colaboradores da Revista Orpheu. Depois da morte da sua mãe, em 1896, veio viver para Portugal. Em 1911, após a extinção do Colégio de Campolide dos Jesuítas, José entra para a Escola Internacional de Lisboa, após uma breve passagem pelo Liceu de Coimbra. Nesta escola, consegue um espaço, onde irá desenvolver o seu trabalho, publicando ainda nesse ano, o seu primeiro desenho na revista A Sátira e publica o jornal manuscrito A Paródia, onde é o único redactor e ilustrador. Em 1913 apresenta na Escola Internacional de Lisboa, a sua primeira exposição individual composta de 90 desenhos; aqui trava conhecimento com Fernando Pessoa, com quem edita a Revista Orpheu juntamente com Mário de Sá Carneiro. O manifesto teve algum impacto no meio artístico; é tempo de mudar as mentalidades e a sociedade e Almada fá-lo como poucos, atacando a cultura burguesa instituída e os seus representantes ao mais alto nível. Em 1919 vai viver para Paris, onde exerce diversas actividades. Em Paris, fica apenas cerca de um ano e quando regressa, vai colaborar com António Ferro, tendo inclusivamente desenhado a capa do livro deste, Arte de Bem Morrer. Em 1927 volta a deixar Portugal, indo desta vez para Espanha, onde para além de colaborar com diversas revistas, Almada escreve El Uno, Tragédia de la Unidad, obra dedicada à pintora Sarah Afonso, com quem viria a casar em 1934, já após o seu regresso a Portugal. Em Portugal já vigora o Estado Novo e Almada, nacionalista convicto, começa a ser solicitado para colaborar com as grandes obras do estado. Almada dedica-se principalmente ao desenho e à pintura: Pinta os vitrais da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que o público, agarrado às tradições, não aprecia; pinta o conhecido retrato de Fernando Pessoa, os painéis das gares marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos, pelas quais recebe o Prémio Domingos Sequeira; pinta o Edifício da Águas Livres e frescos na Escola Patrício Prazeres; pinta as fachadas dos edifícios da Cidade Universitária e faz tapeçarias para o Tribunal de Contas e para o Palácio da Justiça de Aveiro, entre muitos outros. Em 1954 Almada pinta o célebre retrato de Fernando Pessoa. Os seus últimos trabalhos, já com 75 anos, são o Painel Começar na Fundação Calouste Gulbenkian e os frescos da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Almada Negreiros, morre em 14 de Junho de 1970, de falha cardíaca, no mesmo quarto do Hospital de São Luís dos Franceses, onde também tinha morrido Fernando Pessoa. “Auto-retrato num Grupo”

36 "Auto-retrato"

37 “Fernando Pessoa”

38 Mª HELENA VIEIRA DA SILVA
Maria Helena Vieira da Silva (Lisboa, 1908 — Paris, ) foi uma pintora portuguesa. Naturaliza-se francesa em 1956. Maria Helena demonstra interesse pelas artes desde pequena. Em 1928 estabelece-se em Paris, onde conhece seu futuro marido, o também pintor húngaro Árpád Szenes, com quem realizou inúmeras viagens à América Latina para participar de exposições, como em 1946 no Instituto de Arquitectos do Brasil. Devido ao facto de seu marido ser judeu e de ela ter perdido a nacionalidade portuguesa, eram oficialmente apátridas. Então, o casal decide residir por um longo tempo no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e no período pós-guerra. Vieira da Silva foi autora de uma série de ilustrações para crianças que constituem uma surpresa no conjunto da sua obra. Kô et Kô, les deux esquimaux, é o título de uma história para crianças inventada por ela em Não se sentindo capaz de a escrever, a pintora entrega essa tarefa ao seu amigo Pierre Guéguen e assume o papel de ilustradora, executando uma série de guaches. Para honrar a memória do casal de pintores, foi fundada em Portugal a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, sediada em Lisboa. “O Jogo de Xadrês”

39 “História trágico marítima “

40 “Abstracção”

41 PAULA REGO “Banho” “A Lenda do Fogo”
Paula Figueiroa Rego (Lisboa, ) é uma pintora portuguesa de grande projecção internacional. Paula Rego estudou em Londres, na Slade School ( ). Desde dos anos 60 que a sua obra é reconhecida em Portugal, mas só em 1981 concretizou a sua primeira exposição individual. Em 1990 chegou a consagração, foi o primeiro artista associado da National Gallery, em coincidência com a adopção de uma nova linguagem figurativa, em que está presente um explícito sentido narrativo, empenhado no comentário crítico sobre a vida e o mundo. Paula Rego é, a par de Vieira da Silva, uma das pintoras portuguesas mais aclamada mundialmente. “Banho” “A Lenda do Fogo”

42 “As Criadas”

43 “A Família”


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