A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Zeus Religião grega. Os gregos criaram vários mitos Objetivos: - Passar mensagens para as pessoas - Preservar a memória histórica de seu povo. Há três.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Zeus Religião grega. Os gregos criaram vários mitos Objetivos: - Passar mensagens para as pessoas - Preservar a memória histórica de seu povo. Há três."— Transcrição da apresentação:

1 Zeus Religião grega

2 Os gregos criaram vários mitos Objetivos: - Passar mensagens para as pessoas - Preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos - Buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

3 Entendendo a Mitologia Grega Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Os gregos consultavam os oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa, sacerdotisa, buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

4 A RELIGIÃO GREGA Politeistas Importante para os gregos Deuses com sentimentos humanos Deuses habitavam o Monte Olimpo Jogos em homenagem a Zeus Oráculos

5 RELIGIÃO A religião grega era politeísta e antropomórfica. Atribuição de qualidades e tributos humanos a Deus.

6 Deuses Gregos

7 SEMIDEUSES HÉRCULES Um dos mais populares heróis da Grécia Antiga, que realizou proezas de grande perigo, os chamados doze trabalhos de Hércules,entre eles a morte da Hidra, a captura de Cérbero e a libertação de Prometeu.

8 TESEU: QUE MATOU O Minotauro do palácio de Creta, libertando Atenas.

9 Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram : - Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles. - Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Sátiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes. - Górgonas: mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa. Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas. Medusa: mulher com serpentes na cabeça

10 O Teatro surgiu na Grécia como culto ao Deus do Vinho: Dioniso Ésquilo: Prometeu Acorrentado; Sófocles: Édipo Rei; Antígona; Electra; Eurípedes: As Troianas

11 Homero – Ilíada e Odisséia – Narram sobre a lenda da Guerra de Tróia

12 Guerra de Troia

13 A Guerra de Troia foi um conflito bélico entre aqueus e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Durou aproximadamente 10 anos, e aconteceu entre 1300 e 1200 a.C. Causa da guerra Rapto da princesa Helena de Troia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Tróia). O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Tróia. Helena e Páris

14 Sócrates Platão Aristóteles Os gregos ressaltam a razão, o individualismo, o pensamento, através da filosofia.

15 Ce Professora Maria Luciana O grande segredo para a plenitude é muito simples:compartilhar. Sócrates


Carregar ppt "Zeus Religião grega. Os gregos criaram vários mitos Objetivos: - Passar mensagens para as pessoas - Preservar a memória histórica de seu povo. Há três."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google