A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religião grega Zeus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religião grega Zeus."— Transcrição da apresentação:

1 Religião grega Zeus

2 Mitologia Os gregos criaram vários mitos Objetivos:
- Passar mensagens para as pessoas Preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos Buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais.

3 Entendendo a Mitologia Grega
Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Os gregos consultavam os oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa, sacerdotisa, buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

4 A RELIGIÃO GREGA Politeistas Importante para os gregos
Deuses com sentimentos humanos Deuses habitavam o Monte Olimpo Jogos em homenagem a Zeus Oráculos

5 Atribuição de qualidades e tributos humanos a Deus.
RELIGIÃO Atribuição de qualidades e tributos humanos a Deus. A religião grega era politeísta e antropomórfica.

6 Deuses Gregos

7 SEMIDEUSES HÉRCULES Um dos mais populares heróis da Grécia Antiga, que realizou proezas de grande perigo, os chamados doze trabalhos de Hércules,entre eles a morte da Hidra, a captura de Cérbero e a libertação de Prometeu.

8 TESEU: QUE MATOU O Minotauro do palácio de Creta, libertando Atenas.

9 Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram :
Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles. - Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Sátiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes. - Górgonas: mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa. Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas. Medusa: mulher com serpentes na cabeça

10 Legado Grego O Teatro surgiu na Grécia como culto ao Deus do Vinho: Dioniso Ésquilo: “Prometeu Acorrentado”; Sófocles: “Édipo Rei”; “Antígona”; “Electra”; Eurípedes: “As Troianas”

11 Homero – “Ilíada” e “Odisséia” – Narram sobre a lenda da Guerra de Tróia
Literatura

12 Guerra de Troia

13 A Guerra de Troia foi um conflito bélico entre aqueus e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Durou aproximadamente 10 anos, e aconteceu entre 1300 e 1200 a.C. Causa da guerra Rapto da princesa Helena de Troia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Tróia). O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Tróia. Helena e Páris

14 Filosofia Sócrates Platão
Os gregos ressaltam a razão, o individualismo, o pensamento, através da filosofia. Aristóteles

15 “O grande segredo para a plenitude é muito simples:compartilhar”.
Ce - 411 “O grande segredo para a plenitude é muito simples:compartilhar”. Sócrates Professora Maria Luciana


Carregar ppt "Religião grega Zeus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google