A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia. MITO 3 Nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança. é um relato de algo fabuloso que se supõe ter acontecido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia. MITO 3 Nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança. é um relato de algo fabuloso que se supõe ter acontecido."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia

2 MITO

3 3 Nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança. é um relato de algo fabuloso que se supõe ter acontecido num passado remoto e quase sempre impreciso. É um relato alegórico e portanto ao mesmo tempo fictício e real.

4 4 Características do Mito Predominante em sociedades tribais; Coletivo; Fantasioso; Ingênuo; Anterior à reflexão; Não Crítico; Não Teórico; Não científico; Alegórico; Dogmático; (tabu)

5 5 Funções do Mito Situar o homem no mundo; Estabelecer as diretrizes da ação humana. Explicar a construção cultural; Explicar a realidade;

6 6 Hélade grega

7 7 Mitologia Grega Epopéias; cantores – Rapsodos/aedos: Hesíodo / Homero

8 8 Escritos Homero (X – VIII a.e.c.) Ilíada: luta entre gregos e troianos Odisséia: Aventuras de Ulisses ou Odisseu

9 9 Escritos Hesíodo (Beócia VIII a.e.c.) O Trabalho e os dias

10 10 TEOGONIA THEOS GENOS Coisa Divina Deus Origem Engendrar

11 11 Hera

12 12 Apolo

13 13 Cupido e Psiquê

14 14 Olímpo

15 15 Hera e Zeus

16 16 Hermes

17 17 Medusa

18 18 Olimpo

19 19 Teseu e o Minotauro

20 20

21 21 DEUSATRIBUTODOMÍNIO ZEUS RAIOCÉU, JUSTIÇA POSEIDONTRIDENTEMAR HADES CAPACETEMUNDO INFERIOR APOLO LIRA,LOURO, ARCO POESIA, MÚSICA ARESARMASGUERRA HEFESTO MARTELOTRABALHO DE FORJA HERMESPÉS ALADOSMENSAGEM DIONÍSIO TIRSOTEATRO, VINHO

22 22 DEUSAATRIBUTODOMÍNIO HERAPAVÃOCASAMENTO ATENAARMASARTE DA GUERRA AFRODITEESPELHOAMOR ÁRTEMISARCOCAÇA, PARTO DEMÉTERESPIGA DE TRIGO AGRICULTURA

23 23 Casamentos de Zeus

24 FILOSOFIA

25 25 O QUE É FILOSOFIA? FILOSSOFIA AMOR SABEDORIA

26 26 QUAL É O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS?

27 27 CONDIÇÕES HISTÓRICAS PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Viagens marítimas; Invenção da moeda Invenção da escrita alfabética; O comércio; Surgimento da vida urbana; Nascimento da política.

28 28 Da Polis à Política A ATIVIDADE POLÍTICA NASCE COMO ARTE DE CUIDAR DA POLIS. PARA ISSO É NECESSARIO DISCUTIR O COMO CUIDAR. E PARA QUE HAJA DISCUSSÃO DEVE HAVER PENSAMNETO. ENTRA EM CENA A FILOSOFIA. FILOSOFIA E POLÍTICA NASCEM JUNTAS, AMBAS NA GRÉCIA.

29 29 CIDADE-ESTADO

30 30 CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA NASCENTE Tendência à racionalidade; Tendência a oferecer respostas conclusivas para os problemas; Exigência de que o pensamento apresente suas regras de funcionamento; Recusa de Explicações preestabelecidas; Tendência à generalização


Carregar ppt "Filosofia. MITO 3 Nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança. é um relato de algo fabuloso que se supõe ter acontecido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google