A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé ! CONGREGAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO UMA FAMÍLIA PARA A MISSÃO VENHA CONHECER E FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé ! CONGREGAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO UMA FAMÍLIA PARA A MISSÃO VENHA CONHECER E FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA."— Transcrição da apresentação:

1

2 Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé !

3 CONGREGAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO UMA FAMÍLIA PARA A MISSÃO VENHA CONHECER E FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA MISSIONÁRIA. VENHA CONHECER E FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA MISSIONÁRIA. PASTORAL VOCACIONAL DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO PROVÍNCIA BRASIL NORTE - BRN

4 REFLEXÃO DA LITURGIA DOMINICAL REFLEXÃO DA LITURGIA DOMINICAL Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé !

5 Aqui nos reunimos porque temos FÉ, e desejamos alimentá-la e fortalecê-la. O que é mesmo a fé? Como se expressa? - Quantas vezes na vida passamos por momentos de desânimo, impaciência, descrença. - Questionamos tudo e todos, até mesmo a nossa fé. - Chegamos a ponto de nos perguntar: vale a pena crer?

6 Ouçamos o que a Palavra de Deus tem a nos dizer: Na 1ª Leitura, o Profeta HABACUC conta a sua experiência de fé. Diante da extrema violência e corrupção, que vê no meio do povo, ele se queixa impaciente: "Até quando, Senhor?" E o Senhor o exorta a não desanimar. Ele intervirá no momento oportuno: "O justo viverá por sua fé". (Hab 1,2-3.2,2-4)

7 * Quantas vezes também nós não conseguimos entender porque Deus permite tantas coisas "absurdas"... Como Habacuc, reclamamos: Por que? Até quando? A fé é o único caminho para compreender o Mistério da História e superar todas as dificuldades e contradições. Devemos confiar em Deus, mesmo quando ele "parece" ausente da história. Um dia veremos a intervenção salvadora e libertadora de Deus.

8 Na 2ª Leitura : PAULO convida Timóteo, cansado e preocupado pelas adversidades (Paulo preso, apóstolos morrendo): "Reaviva o DOM DE DEUS, que recebeste". (2Tm 1, ) * O texto nos convida a reavivar também a chama da nossa fé, anunciando-a de todas as formas, em todos os lugares e culturas.

9 No Evangelho, Jesus afirma que a fé remove os obstáculos. (Lc 17,5-10) JESUS e os apóstolos estão a caminho de Jerusalém. Diante da caminhada difícil proposta por Cristo a seus seguidores, os Apóstolos estão vacilando, sentem-se tentados a voltar atrás, como já tinham feito muitos discípulos.

10 Preocupados, pedem ao Senhor: "Senhor, aumentai a nossa fé". - Jesus responde: " Se tivésseis FÉ como um GRÃO DE MOSTARDA, poderíeis dizer a essa amoreira, arranca-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria". * A FÉ consegue realizar aquilo que aos olhos dos homens parece impossível. A fé autêntica, mesmo pequena, poderá superar os maiores obstáculos.

11 - Um DOM GRATUITO DE DEUS, que tudo ilumina e fortalece na vida. Não conquistamos por méritos... - Mas que exige UMA RESPOSTA VIVA E ATUANTE: "A fé sem obras é morta". (Tg 2,17) Fé e Vida devem andar juntas. A fé, mesmo que pequena, cresce e se torna forte pelo cultivo da oração, da participação ativa na comunidade, pela prática da caridade, da justiça, pela vivência fraterna e solidária. O QUE É A FÉ?

12 - Não é apenas uma ADESÃO INTELECTUAL a verdades aprendidas na catequese, a uns ritos de religiosidade popular. Não é um recurso para conseguir determinadas coisas... - É ADESÃO DE VIDA ao Projeto de Deus. Um encontro pessoal com Deus, em Jesus Cristo. É aceitar realizar o plano de Deus em nós, fazer a vontade de Deus.

13 É olhar o mundo, os acontecimento, as pessoas com o olhar de Deus. - É uma ENTREGA TOTAL E GRATUITA... sem esperar direitos e privilégios. Não é ter Deus a nosso serviço, mas nos colocar plenamente à disposição de Deus, confiando nele e acatando sua palavra e sua vontade. Nosso serviço e nossa fidelidade ao Senhor são de filhos e não de assalariados.

14 1. O Desânimo: Sentimo-nos pequenos, incapazes, inúteis... Por isso, muitas vezes pensamos até em largar tudo Considerar-nos "Necessários" ou "Merecedores"... Muitas vezes, imaginamos Deus como um Contador que contabiliza cuidadosamente num livro nossos créditos e débitos, a fim de pagar religiosamente, de acordo com os nossos "merecimentos". DUAS TENTAÇÕES:

15 Para apagar essa imagem de Deus e eliminar a "Religião dos merecimentos" (comum aos judeus e a nós), Jesus contou uma PARÁBOLA: O Servo que volta da roça: "Quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer". E se nossa fé for ainda pequena, menor do que o grão de mostarda, façamos nosso o pedido dos Apóstolos: "Senhor, aumentai a nossa fé..."

16 Para o dia mundial das Missões, o Papa lembra que "no final do ano da fé, é uma ocasião importante para revigorarmos a nossa amizade com o Senhor e o nosso caminho como Igreja que anuncia, com coragem, o Evangelho... A fé é um dom precioso de Deus, que abre a nossa mente para O podermos conhecer e amar... Trata-se de um dom que é oferecido a todos com generosidade... e deve ser partilhado com todos...

17 Toda a comunidade é «adulta», quando professa a fé, celebra-a com alegria na liturgia, vive a caridade e anuncia sem cessar a Palavra de Deus, saindo do próprio recinto para levá-la até às «periferias», sobretudo a quem ainda não teve a oportunidade de conhecer Cristo." (Francisco) Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

18 Sobre os Missionários do Verbo Divino Os Missionários do Verbo Divino são uma sociedade católica que trabalha pelos pobres, pelos negligenciados e demais desfavorecidos, em mais de 70 países em todo o mundo. Por mais de um século nossos sacerdotes e irmãos ajudam aqueles que precisam construir um futuro melhor. Muitas vezes o seu trabalho os leva para terras tão remotas que não existem serviços que consideramos essenciais. Não há eletricidade ou água potável. O acesso a saneamento básico e a médicos é difícil, se disponível. Educação, como sabem, não existe. O trabalho dos Missionários do Verbo Divino é, primeiramente e mais importante, pregar o Evangelho e compartilhar da palavra de Deus. A pregação do Evangelho em comunidades é feita de muitas maneiras. Compartilhando Cristo através da palavra trazem conforto para aqueles que passam por necessidades, paz para aqueles que sofrem e construímos vibrantes comunidades católicas de fé. Cristo também é compartilhado por meio de ensino do trabalho agrícola, da construção de hospitais para os doentes e de escolas para educação dos pobres.

19 Missão: Trazer o amor, os ensinamentos e a compaixão de Cristo para todas as pessoas Quando Santo Arnaldo Janssen fundou a Ordem dos Missionários do Verbo Divino, em 1875, seu sonho foi fazer Jesus conhecido para todas as pessoas, em todas as nações. A nossa missão, firmemente enraizada no sonho da Santo Arnaldo, é seguir a ordem de Cristo de pregar o Evangelho a todas as Nações por meio do Ministério pastoral e sacramental, de ensino e de trabalho entre as pessoas em necessidade. Oferecemos a palavra de Deus para as áreas mais carentes e remotas do mundo, trabalhando em primeiro lugar, onde o Evangelho ainda tem que ser pregado e em Igrejas que estão lutando para sobreviver. Partilhamos Cristo através do serviço, ensino e cuidado dos doentes e pobres. Fazemos isso através de ministérios que constroem escolas, hospitais e orfanatos. Educamos quanto à prevenção da AIDS por meio de centros que cuidam de crianças e adultos contaminados. Ensinamos formas de vida auto-suficientes através da gestão de terras, programas agrícolas e de criação. E, mais importante, através da partilha da palavra de Deus e da celebração dos sacramentos, nós trazemos conforto aos necessitados e paz aos que sofrem. Nossa missão é partilhada com os amigos generosos que tornam possível o nosso trabalho e nos permite continuar a partilhar o amor de Cristo e os ensinamentos através de serviços humanitários nos cantos mais pobres e negligenciados do nosso mundo.

20 CONVITE PARA O ENCONTRO VOCACIONAL Caro Jovem, A Pastoral Vocacional vem por meio desta fazer a você um convite muito especial. Participe conosco de mais um ENCONTRO VOCACIONAL É o Senhor que o chama e convida para participar deste encontro VEM E VÊ! DEPOIS DECIDA!!! Querer conhecer Jesus e saber qual é a sua vocação. Até lá! Esperamos por você! Pe. Manoel Martins, Svd

21

22

23 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: CREIO CD: Tua palavra permanece José Acácio Santana Paulinas COMEP Que tenhamos um domingo abençoado e uma semana repleta de conquista! PASTORAL VOCACIONAL DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO PROVÍNCIA BRASIL NORTE - BRN


Carregar ppt "Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé ! CONGREGAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO UMA FAMÍLIA PARA A MISSÃO VENHA CONHECER E FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google