A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto."— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

2 Introdução a Anatomia Humana No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. (Dangelo; Fattini, 2004)

3 Introdução a Anatomia Humana Especificamente, a Anatomia (ana = em partes; tomein = cortar); Macroscopicamente é estudar pela dissecação de peças previamente fixadas por soluções apropriadas;

4 Introdução a Anatomia Humana Conjunto de sistemas que compõem o organismo humano: Sistema tegumentar; Sistema esquelético; Ossos Cartilagens Conexões Sistema muscular; Sistema nervoso; Sistema circulatório; Sistema respiratório; Sistema digestório; Sistema urinário; Sistema genital; Masculina Feminino Sistema endócrino; Sistema sensorial;

5 Introdução a Anatomia Humana Conceito de Variação Anatômica e Normal

6 Introdução a Anatomia Humana As descrições anatômicas obedecem, necessariamente, a um padrão que inclui a possibilidade das variações. Este padrão corresponde ao que na maioria dos casos, ao que é mais frequente. O QUE É NORMAL?

7 Introdução a Anatomia Humana Para o Anatomista O padrão é o normal Para o Médico Não é o que se apresenta na maioria dos casos Mas sim o que é sadio, não doente

8 Introdução a Anatomia Humana Fatores gerais de variação Idade Tempo decorrido ou a duração da vida. Fases Fase intra-uterina Ovo Embrião Feto Fase extra-uterina Recém nascido Infante Menino Pré-púbere Púbere Jovem Adulto Velho

9 Introdução a Anatomia Humana Sexo Raça – Muito cuidado com esta afirmação!!! Biótipo – é a resultante da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio e da sua inter-relação. Longilíneos – são indivíduos magros, em geral altos, com pescoço longo, tórax muito achatado ântero-posteriormente, com membros longos em relação à altura do tronco. Brevilíneos – são indivíduos atarracados, em geral baixos, com pescoço curto, tórax de grande diâmetro ântero-posterior, membros curtos em relação à altura do tronco. Mediolíneos – mediana entre os precedentes.

10 Introdução a Anatomia Humana

11

12 Nomenclatura Anatômica A anatomia possui linguagem própria; O conjunto de termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes dá-se o nome de Nomenclatura Anatômica; Antes termos – Hoje ~5.000 Paris Nomina Anatomica (P.N.A)

13 Introdução a Anatomia Humana A língua adotada é o latim; Os termos adotados para designar uma estrutura deve trazer informações ou descrições sobre a referida estrutura; Dentro deste principio, foram abolidos os epônimos (nome de pessoas para designar coisas); Exemplos: Forma – musculo trapézio Posição – nervo mediano Trajeto – artéria circunflexa da escápula

14 Introdução a Anatomia Humana Abreviaturas gerais; a. – artériaaa. - artérias fasc. – fascículogl. - glândulas lig. – ligamentoligg. - ligamentos m. – músculomm. - músculos n. – nervonn. - nervos r. – ramorr. - ramos v. - veiavv. - veias

15 Introdução a Anatomia Humana Divisão do corpo Humano 1) Cabeça (pescoço) 2) Tronco a) Tórax b) Abdome 3) Membros a) Superiores i) ombros (raiz) ii) braços iii) antebraços iv) mãos b) Inferiores i) quadril (raiz) ii) coxas iii) pernas iv) pés

16 Introdução a Anatomia Humana Posição Anatômica Na anatomia, existe uma convenção internacional de que as descrições do corpo humano assumem que o corpo esteja em uma posição específica, chamada de posição anatômica.

17 Introdução a Anatomia Humana Na posição anatômica, o indivíduo está em posição ereta, em pé (posição ortostática) com a face voltada para a frente e em posição horizontal, de frente para o observador, com os membros superiores estendidos paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para a frente, membros inferiores unidos (calcanhares unidos), com os dedos dos pés voltados para a frente.

18 Introdução a Anatomia Humana Toda descrição anatômica é feita considerando o indivíduo em posição anatômica.

19 Introdução a Anatomia Humana

20 Planos de Inscrição São também chamados de Planos de Delimitação, pois delimitam o corpo humano por planos tangentes à sua superfície, os quais, com suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico, um paralelepípedo.

21 Princípios Gerais de Construção do corpo Antimeria: Conceito: O corpo está dividido em duas metades homólogas (aparentemente simétricas) através do plano mediano, uma direita e outra esquerda, chamadas de antímeros.

22 Introdução a Anatomia Humana Unidade Morfológica: Antímeros direito e esquerdo. Simetrias: Externa ou de massa. Interna ou de construção.

23 Introdução a Anatomia Humana Metameria: Conceito: O corpo está dividido em segmentos superpostos como uma pilha de moedas, através de planos transversos sucessivos no sentido crânio-podálico, chamados de metâmeros. Unidade Morfológica: Metâmero. Metameria oculta: Dermátomos (pele).

24 Introdução a Anatomia Humana Paquimeria: Conceito: O corpo está dividido em duas metades heterólogas (assimétricas) através do plano frontal ou coronal, uma anterior ou ventral (tubo esplâncnico) e outra posterior ou dorsal (tubo neural), chamadas de paquímeros. Unidade Morfológica: Paquímero. Paquímero dorsal (tubo neural). Paquímero ventral (tubo esplâncnico).

25 Introdução a Anatomia Humana Termos de direção Superior (ou cranial) e inferior (ou caudal) Anterior (ou ventral) e posterior (ou dorsal) Superficial e profundo Medial e lateral Proximal e distal Bilateral e contralateral Ipsilateral e contralateral

26 Introdução a Anatomia Humana

27 Planos de referencia Plano Sagital Plano FrontalPlano Transverso


Carregar ppt "ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google