A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pastor Washington Roberto Nascimento.. 1. O tema do segundo livro do Novo Testamento é: Jesus - O Servo do Senhor. 2. Nenhuma genealogia é apresentada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pastor Washington Roberto Nascimento.. 1. O tema do segundo livro do Novo Testamento é: Jesus - O Servo do Senhor. 2. Nenhuma genealogia é apresentada."— Transcrição da apresentação:

1 Pastor Washington Roberto Nascimento.

2 1. O tema do segundo livro do Novo Testamento é: Jesus - O Servo do Senhor. 2. Nenhuma genealogia é apresentada. Quem tem interesse em saber da árvore genealógica de um escravo?

3 3. Não há destaque para o cumprimento de profecias ou da Lei, pois ele está contando a história de um servo para os romanos que não estavam interessados nestas coisas.

4 1. O autor deste livro é João Marcos. Ele foi o primeiro Evangelho a ser escrito, antes dos anos 60 A.D. 2. Ele, João Marcos, era sobrinho de Barnabé (Colossenses 4:10). Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, Marcos, o sobrinho de Barnabé.

5 3. Ele era filho espiritual do apóstolo Pedro (I Pedro 5:13). A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos. 4. Baseados em Atos 12:12-14 podemos dizer que: 5. O nome de sua mãe era Maria.

6 6. A Igreja Primitiva se reunia em sua casa. 7. Sua casa era grande visto que muita gente podia se reunir em sua casa. 8. O Apóstolo Pedro frequentava com assiduidade a casa de João Marcos, pois a moça que trabalhava naquela casa reconhecia a Pedro pela voz.

7 Atos 12: E considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

8 E batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar. E reconhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta.

9 9. O escritor do segundo livro do Novo Testamento participou de uma viagem missionária, mas no meio do caminho desistiu (Atos Atos 13:13). E partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles voltou para Jerusalém.

10 10. O escritor de nosso livro foi motivo de uma briga e da separação entre Paulo de Barnabé (Atos 15:36-39). Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos, por todas as cidades em que já anunciamos a Palavra do Senhor, para ver como estão.

11 E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles, e não os acompanhou naquela obra.

12 E tal contenda houve entre eles que se apartaram um do outro. Barnabé, tomando consigo Marcos, navegou para Chipre.

13 1. O menor dos quatro Evangelistas é Marcos. 2. O texto chave de Marcos 10: Mas Jesus chamando-os a si, disse- lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas.

14 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será o servo de todos. Porque o filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

15 3. Quem serve tem autoridade. 4. Quem serve é útil. 5. Servir a Deus servindo aos outros: 5.1. Em casa Na Igreja No trabalho Na escola.

16 6. Muitos comentaristas afirmam que o jovem que seguia a Jesus e fugiu nu, em face da ameaça de ser preso, era Marcos. Marcos 14: E um jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu, e lançaram-lhe as mãos.Mas ele, largando o lençol, fugiu nu.

17 7. Este registro acima teria sido uma experiência vivida pelo autor deste livro e aqui registrada porque: 7.1. Sua omissão não traria prejuízo para a narrativa Seu registro não esclarece coisa alguma no contexto da obra.

18 8. Por dezenas de vezes as palavras: Logo e Imediatamente, ocorrem neste livro dando a ideia de ação, urgência, rapidez. 9. Marcos 1:1, parece ser o título deste livro: Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

19 9.1. A palavra evangelho merece destaque aqui. As boas novas de Jesus O evangelho é de Jesus, porque pertence em primeiro lugar a ele O evangelho vem de Jesus, porque é ele quem traz.

20 10. Os milagres apresentados aqui estão sempre ligados a uma necessidade humana e não para exibicionismo. 11. O serviço que prestamos a Deus e aos homens, pelo poder do Espírito Santo, nunca deve ser para nos exibir.

21 12. Não há como negar que a revelação de Jesus, o Messias, como o Servo sofredor, foi a principal causa de sua rejeição pela nação de Israel e ainda hoje pelo mundo todo.

22 13. Marcos 14:27. Disse-lhes, então, Jesus: Todos vós vos enscandalizareis; porque está escrito: Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersarão.


Carregar ppt "Pastor Washington Roberto Nascimento.. 1. O tema do segundo livro do Novo Testamento é: Jesus - O Servo do Senhor. 2. Nenhuma genealogia é apresentada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google