A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E o que eram as cantigas? As cantigas eram poemas feitos para serem cantados, acompanhados por instrumentos musicais: o alaúde, a flauta doce,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E o que eram as cantigas? As cantigas eram poemas feitos para serem cantados, acompanhados por instrumentos musicais: o alaúde, a flauta doce,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 E o que eram as cantigas? As cantigas eram poemas feitos para serem cantados, acompanhados por instrumentos musicais: o alaúde, a flauta doce, o saltério, o pandeiro, os tambores, as violas de arco , os triângulos , uma espécie de harpa, e a “viola de roda”, que você pode ver ao lado. Outros instrumentos existiam. Os trovadores tocavam o alaúde, a que se dava o nome de “tanger” (tocar levemente as cordas, com os dedos ou com um pequeno arco). Iam de um feudo para o outro e anotavam suas compo- sições em “caderninhos”, cujas páginas eram de pele de carneiro curtidas e afinadas com pedra. Esses cadernos reuniam toda a obra de cada autor e mais a de outros que faziam sucesso. Dava-se o nome de “códices” a eles. Bem mais tarde, os códices deram origem a três Cancio- neiros (coletâneas de cantigas): Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana, Cancioneiro da Biblioteca Na- cional. Pauta rústica, original do Séc. XIII.

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16 A Prosa Trovadoresca

17

18 Novelas de cavalaria No trovadorismo, além das cantigas, apareceu também uma prosa especial, feita para ser lida entre a ceia e o jantar.Esta leitura era feita pelos padres e louvava as qualidades dos heróis cavaleiros e tinham um caráter moralizador. Portanto, visavam impor uma moral cristã. A cavalaria encontra a sua plenitude no ocidente medieval europeu entre os séculos XII e XIII. Seus componentes simbolizavam a ordem e o corpo por ela formado adquire um sentido feudal, de vassalagem, subordinação pessoal e prestação de serviços, com códigos morais muito rígidos na defesa do Bem e da Verdade, da Justiça e do temor a Deus.

19 A Demanda do Santo Graal
As novelas de cavalaria fizeram muito sucesso até o século XV e podemos considerar que guardam em si uma grande riqueza narrativa. Originárias das “canções de gesta” (cantos épicos, guerreiros), estão divididas em três ciclos: clássico, carolíngio e bretão (ou arturiano). Nenhum deles, no entanto, fez tanto sucesso como o bretão ou arturiano que tem como herói o Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda. Figuras como Merlim, Arthur, Guinevere, Sir Lancelot do Lago, Percival, Galaaz e Morgana ficaram impressas para sempre no imaginário popular. Conta a lenda que aqui, entre as ruínas deGlastonbury Abbey , estão os túmulos da Rainha Guinevere e do rei Arthur.

20 O assunto da Demanda do Santo Graal
“Demanda” quer dizer “busca” e “graal” é o santo cá- lice onde José de Arimatéia teria recolhido o sangue de Jesus na cruz. Era véspera de Pentecostes e estavam os cavaleiros da Távola Redonda reunidos , quando , ao orarem, apare- ceu boiando sobre a mesa o cálice sagrado (como visão). Os cavaleiros de Arthur interpretam a aparição como um chamamento místico para saírem em busca do cálice as- grado. Galaaz, por ser jovem, puro e bom, lidera a busca. Junto com ele vão Sir Lancelot do Lago (o pai), Percival, Boorz, Gavião e muitos outros cavaleiros. Depois de muito ser enganado e tentado, Galaaz encontra o objeto, mas acaba por morrer ao fim da Demanda.

21

22

23

24

25

26


Carregar ppt "E o que eram as cantigas? As cantigas eram poemas feitos para serem cantados, acompanhados por instrumentos musicais: o alaúde, a flauta doce,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google