A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

R EI A THUR E OS C AVALEIROS DA T ÁVOLA R EDONDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "R EI A THUR E OS C AVALEIROS DA T ÁVOLA R EDONDA."— Transcrição da apresentação:

1 R EI A THUR E OS C AVALEIROS DA T ÁVOLA R EDONDA

2 A OBRA A obra de Malory foi escrita equando cumpria o mandato de prisão na cidade inglesa de Londres. Malory criou uma das histórias mais fantásticas sobre Cavalaria que influenciou gerações e criou a lenda do Rei Artur. Quase todos os dados da vida do inglês Thomas Malory são incertos. No entanto sabe-se que ele viveu na Inglaterra no século XV. Malory criou um outro livro chamado La morte d'Artur(A morte de Artur).

3 P RINCIPAIS PERSONAGENS Rei Artur Merlim Guinevere Lancelot Morgana Mordred Cavaleiros da Távola Redonda

4 R EI A RTHUR Nasce da relação adúltera entre Igraine e o rei da Bretanha, Uther Pendragon. Vira governante ao remover uma espada fincada na pedra, teste proposta pelo mago Merlim para escolher o novo monarca dos ingleses.

5 M ERLIM O mago é conselheiro e amigo de Artur. Antevê a subida do rapaz ao poder e sua ruína ao se casar com Guinevere. Provavelmente, sua figura foi inspirada nos druidas, antigos sacerdotes celtas que tiveram grande poder na Inglaterra até o século 1 d.C.

6 G UINEVERE Casa-se com Artur, mas acaba se apaixonando por Lancelot. Esse romance é um dos motivos da ruína de seu marido. Condenada à morte pelo rei, é salva por Lancelot e acaba se tornando uma freira.

7 L ANCELOT Melhor cavaleiro da Távola Redonda e grande amigo de Artur. Apaixona-se contra a vontade pela rainha Guinevere. Quando o rei descobre, foge do reino e passa a peregrinar pelo mundo.

8 M ORGANA Meia-irmã de Artur, tem uma relação incestuosa com o irmão, da qual nasce Mordred. Foi educada pela líder das senhoras da ilha de Avalon, local onde, segundo algumas versões, Artur aguarda o melhor momento de voltar à Inglaterra.

9 M ORDRED O filho de Artur com a meia-irmã Morgana tenta dar o golpe em seu pai. Os dois se enfrentam na batalha de Salisbury, onde ele fere gravemente o rei antes de ser morto

10 O S C AVALEIROS DA TÁVOLA Entre os seguidores de Artur estavam Galahad, Percival, Gawain, Lancelot, Owen, Tristão e Bors.

11 A H ISTÓRIA A versão mais conhecida da lenda conta que Artur é concebido quando o rei Uther Pendragon se apaixona por uma mulher casada, Igraine. Para conseguir passar a noite com ela, Pendragon pede ao mago Merlim que lhe faça parecer com o marido de sua amada. Em troca, se compromete a lhe dar o filho que tivessem. Quando Artur nasce, é levado por Merlim para ser criado por Hector. O pai adotivo o ensina a ser escudeiro de seu filho, Kay, que deseja ser cavaleiro. Após a morte de Pendragon, a região fica ser governante. Merlim propõe um teste: o novo rei será aquele capaz de retirar a espada encantada Excalibur fincada por ele em uma pedra. Certo dia, Kay perde a Artur que busque a sua espada. Ele não consegue encontrá-la e, vendo a que está na pedra, resolve pegá-la. A arma sai facilmente. O rapaz se torna rei e passa a governar com a ajuda de Merlim.

12 E XCABULIR Excalibur é a lendária espada do Rei Arthur. As lendas sobre o Rei Artur, contudo, trazem duas versões distintas sobre a origem de Excalibur: segundo algumas a espada foi dada a Artur pela Dama do lago.

13 A HISTÓRIA Certo dia, Kay perde a Artur que busque a sua espada. Ele não consegue encontrá-la e, vendo a que está na pedra, resolve pegá-la. A arma sai facilmente. O rapaz se torna rei e passa a governar com a ajuda de Merlim.

14 A HISTÓRIA Ele vence os inimigos da Bretanha em sucessivas batalhas, casa-se com a jovem Guinevere e assiste de Camelot, sua morada, um período de paz e fortuna para sua terra. Nesta fase, funda a sociedade dos cavaleiros da Távola Redonda. A mesa onde eles se reúnem para tomar decisões tem forma, o que assegura a igualdade entre todos os seus membros porque não há posições privilegiadas.

15 A HISTÓRIA Um dos cavaleiros de Artur é Lancelot. Ele se torna um dos melhores amigos do rei, mas acaba caindo em desgraça ao se apaixonar por Guinevere. Nesse meio tempo, a meia-irmã de Artur, a feiticeira Morgana, o seduz com um encantamento, e da relação incestuosa nasce Mordred.

16 A HISTÓRIA A decadência de Camelot começa com a procura do Santo Gral, taça em que Jesus Cristo teria usado na última ceia. Artur também descobre o romance de Lancelot e Guinevere, e condena os dois à morte. Eles conseguem fugir, mas o rei decide persegui-los. Durante sua ausência, Mordred toma o poder. Pai e filho acabam se enfrentando na batalha de Salisbury. Artur mata Mordred, mas é ferido gravemente.

17 T ÁVOLA R EDONDA A história do Rei Arthur a Távola redonda é uma grande mesa redonda onde os Cavaleiros do Rei Arthur faziam reuniões.Nessa mesa não havia pontas pois eram todos considerados irmãos e iguais, essa mesa foi muito importante para o andamento da história. Foi lá onde os guerreiros e o próprio Artur fizeram reuniões de batalha.

18 S ANTO G RAAL Não há referências sobre a existência de um Santo Graal na Bíblia. De fato, foi a literatura medieval, principalmente as histórias sobre o Rei Artur, que popularizaram a figura do cálice sagrado. A obra, um poema de 9 mil versos, relata a busca encabeçada pelos cavaleiros de Artur pela taça usada por Jesus Cristo na Última Ceia. Ela depois teria caído nas mãos do judeu convertido José de Arimatéia, que a utilizou para recolher o sangue que jorrava de uma ferida feita pelo centurião romano Longino logo após a constatação da morte do Messias.

19 C URIOSIDADES Filme : A espada Mágica Sir Lionel, é um dos cavaleiros da Távola Redonda. Kayley quer ser uma cavaleira como o pai. Tragicamente, Sir Lionel é assassinado pelo ganancioso Sir Ruber, que quer mais terra que todos os outros na cerimónia de divisão. Quando vê o seu desejo negado, ataca o Rei Artur, mas Lionel protege o rei e é morto.

20 S ANTO G RAAL

21 Rei Arthur

22 F RASES Você controla o seu destino, e cabe a você realizá- lo. Mas não importa isso aos demais. "Nada acontece em torno de você se não houver sua permissão de alguma forma, ainda que inconsciente."


Carregar ppt "R EI A THUR E OS C AVALEIROS DA T ÁVOLA R EDONDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google