A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

F ÓRUM D IGITAL ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS – IF718 Ademir Júnior (ajcj) André Guedes (agl) Felipe Ferreira (fcf3) Fernando Kakimoto (fvk)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "F ÓRUM D IGITAL ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS – IF718 Ademir Júnior (ajcj) André Guedes (agl) Felipe Ferreira (fcf3) Fernando Kakimoto (fvk)"— Transcrição da apresentação:

1 F ÓRUM D IGITAL ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS – IF718 Ademir Júnior (ajcj) André Guedes (agl) Felipe Ferreira (fcf3) Fernando Kakimoto (fvk)

2 R OTEIRO Descrição da aplicação Descrição dos casos de uso e artefatos de análise Diagramas de classe Diagramas de sequência Projeto da arquitetura da aplicação Mapeamento das classes de análise em elementos de projeto Visão geral da arquitetura

3 DESCRIÇÃO DA APLICAÇÃO Sistema de informação destinado a um escritório de advocacia Automatização do manuseio de dossiês e documentos relativos aos processos jurídicos do escritório Portal de notícias integrado que permita o gerenciamento de notícias referentes aos processos

4 D IAGRAMA DE CASOS DE USO

5 DESCRIÇÃO DOS CASOS DE USO E ARTEFATOS DE ANÁLISE

6 [UC011] C ADASTRAR N OTÍCIA Descrição: Este caso de uso é responsável por cadastrar novas notícias sobre a empresa, para que ela sejam exibidas na página na Web. Pré-condição : O usuário deve ter efetuado login no sistema. Uma notícia semelhante não pode existir no sistema. Pós-condição : A notícia é cadastrada no banco de dados, consequentemente será exibida na página Web do sistema. Fluxo de eventos principal : 1. O usuário seleciona a opção de cadastro de notícias. 2. O usuário informa o titulo e o conteúdo da notícia. 3. O sistema cadastra a notícia e exibe confirmação ao usuário. Fluxo de eventos secundários : No passo 2, se o usuário não informar os dados ou informar dados inválidos, o sistema exibe uma mensagem de alerta e continua-se no passo 2. No passo 3, se houver alguma falha no cadastro, uma mensagem de erro é exibida e a operação é cancelada. No passo 3, se a notícia já existir, uma mensagem de alerta é exibida e retorna-se para o passo 2.

7 [UC011] C ADASTRAR N OTÍCIA Diagrama de seqüência:

8 [UC011] C ADASTRAR N OTÍCIA Diagrama de classe:

9 [UC014] M ODIFICAR N OTÍCIA Descrição: Este caso de uso é responsável por alterar informações relativas a uma notícia existente no sistema. Pré-condição : O usuário deve ter efetuado login no sistema. Pós-condição : As novas informações sobre a notícia são atualizadas no banco de dados. Fluxo de eventos principal : 1. O usuário seleciona a opção de modificação de notícias. 2. O sistema lista todas as notícias do sistema. 3. O usuário seleciona uma notícia para modificação. 4. O sistema exibe uma tela aonde é possível a modificação da notícia. 5. O usuário altera os dados da notícia. 6. A notícia é atualizada no sistema. Fluxo de eventos secundários : Nos passos 2 e 6, se houver alguma falha na realização da operação, uma mensagem de erro é exibida e a operação é cancelada. No passo 3, se o usuário não selecionar nenhuma notícia, uma mensagem de alerta é exibida e retorna-se ao passo 3. No passo 5, se o usuário não informar ou deixar inválido algum dado, uma mensagem de alerta é exibida e continua-se no passo 5.

10 [UC014] M ODIFICAR N OTÍCIA Diagrama de seqüência:

11 [UC014] M ODIFICAR N OTÍCIA Diagrama de classe:

12 [UC001] C ONSULTAR P ROCESSO Descrição: Consulta de informações sobre um processo cadastrado pelo sistema desktop. Este caso de uso envolve comunicação com um sistema externo (o sistema desktop já existente na organização). Pré-condições : O Processo deve existir no sistema. Pós-condições : Informações sobre um processo cujos envolvidos foram indicados na entrada são exibidos. Fluxo de eventos principal : 1. O usuário seleciona a opção de consulta de processos. 2. O usuário informa o nome dos envolvidos. 3. O sistema recupera e exibe todos os processos relacionados. 4. O usuário seleciona um desses processos. 5. As informações sobre este processo são recuperadas e exibidas. Fluxo de eventos secundários : No passo 2, se o usuário não informar os nomes ou informar nomes inválidos, o sistema exibe uma mensagem de alerta e retorna ao passo 2. No passo 3, se não existir nenhuma notícia cadastrada com os envolvidos especificados, o sistema exibe uma mensagem de alerta e retorna para o passo 2. Nos passos 3 e 5, se houver alguma falha na recuperação dos dados, uma mensagem de erro é exibida e a operação é cancelada.

13 [UC001] C ONSULTAR P ROCESSO Diagrama de seqüência:

14 [UC001] C ONSULTAR P ROCESSO Diagrama de classe:

15 [UC016] C ONSULTAR N OTÍCIAS E XTERNAS Descrição: Este caso de uso se refere a comunicação com um outro sistema externo, o Portal do Diário Oficial, no intuito de adquirir ultimas notícias. Essa sincronização deve ocorrer periódicamente. Pré-condição : O Portal deve estar no ar. Pós-condição : Notícias do Portal são cadastradas no sistema. Fluxo de eventos principal : 1. O evento de sincronização é gerado. 2. O sistema entra em contato com o Portal. 3. As notícias são entregues pelo Portal. 4. As notícias são cadastradas no sistema. Fluxo de eventos secundários : Nos passo 2 e 3, se houver alguma falha na comunicação com o Portal, uma mensagem de erro é exibida e a operação não é realizada.

16 [UC016] C ONSULTAR N OTÍCIAS E XTERNAS Diagrama de seqüência:

17 [UC016] C ONSULTAR N OTÍCIAS E XTERNAS Diagrama de classe:

18 PROJETO DA ARQUITETURA DA APLICAÇÃO

19 M APEAMENTO : A NÁLISE X P ROJETO

20 ARQUITETURA DA APLICAÇÃO

21 ARQUITETURA DA APLICAÇÃO (2)

22 DEPENDÊNCIA ENTRE PACOTES

23 D ÚVIDAS

24 F ÓRUM D IGITAL ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS – IF718 Ademir Júnior (ajcj) André Guedes (agl) Felipe Ferreira (fcf3) Fernando Kakimoto (fvk)


Carregar ppt "F ÓRUM D IGITAL ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS – IF718 Ademir Júnior (ajcj) André Guedes (agl) Felipe Ferreira (fcf3) Fernando Kakimoto (fvk)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google