A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA"— Transcrição da apresentação:

1 LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA
Não tenhamos dúvidas de que falar sobre as acções é muito mais cansativo do que realizar as acções. Todas as pessoas comprometidas, cada uma realizando uma acção conforme pode, dará sempre lugar a obras bastante respeitáveis. A Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) é uma associação particular sem fins lucrativos, de cariz técnico-científico, que congrega técnicos de várias áreas, motivados em melhorar os cuidados de saúde prestados às pessoas com epilepsia em Portugal. Francisco Sales Presidente da LPCE

2 Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE)
Associação particular sem fins lucrativos de cariz técnico-científico Congrega técnicos de várias áreas, motivados em melhorar os cuidados de saúde prestados às pessoas com epilepsia em Portugal. É um dos capítulos da Liga Internacional Contra a Epilepsia - ILAE, procurando enquadrar a sua actividade no contexto internacional, nomeadamente com os países lusófonos.

3 Sede - Avenida da Boavista, nº 1015
6º Andar - Sala 601 Porto Portugal T/F.: E:

4 LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA (LPCE)
Actividades de âmbito educacional Actividades de carácter técnico-científico Intervenção na politica de saúde

5 LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA (LPCE)
Actividades de âmbito educacional Actividades de carácter técnico-científico Intervenção na politica de saúde

6 Campanha educativa da LPCE - 2012
Em fase de execução, esta campanha educativa é uma parceria com a Associação de doentes – a EPI – e será lançada no decurso do 24º Encontro Nacional de Epileptologia, em Coimbra, nos dias 9 e 10 de Março de 2012, culminando com o Dia Nacional da Epilepsia, dia 11 de Março.

7 Os principais eixos desta campanha são os seguintes:
Elaboração de vídeos educativos sobre Epilepsia. As diferentes crises epilépticas e as suas repercussões na vida diária das pessoas com Epilepsia; Informação geral sobre os diversos aspectos da Epilepsia; 2. Publicação de material educativo. 3. Exposição multimédia itinerante. 4. Articulação com a iniciativa da ILAE / IBE – “Stand Up for Epilepsy”

8 Elaboração de vídeos educativos sobre Epilepsia
a) As diferentes crises epilépticas e as suas repercussões na vida diária das pessoas com Epilepsia b) Informação geral sobre os diversos aspectos da Epilepsia. 2. Publicação de material educativo Da autoria do Dr. Rosalvo Almeida, Presidente da LPCE entre 1994 e 1997, o livro "Crónicas da Epilepsia" reúne um conjunto de pequenas crónicas publicadas no Jornal de Notícias e no Notícias da epilepsia entre 1996 e 2010. Escritos em tom pessoal, claro e conciso, os textos abordam temas como a adaptação à doença, os direitos e deveres da pessoa com epilepsia ou o impacto das políticas de saúde nesta condição.  

9 3. Exposição Multimédia itinerante de Epilepsia
Locais: Hospitais com consultas de Epilepsia; Centros culturais Centros comerciais

10 4. Articulação com a iniciativa da ILAE / IBE – “Stand Up for Epilepsy”

11 4. Articulação com a iniciativa da ILAE / IBE – “Stand Up for Epilepsy”
O conceito “Hand Over Hand”, que surgiu no capítulo britânico da ILAE, verá a luz também no 24º Encontro Nacional de Epileptologia. Nesta data serão seleccionadas algumas das fotografias tiradas entre crianças e jovens com Epilepsia e desportistas nacionais de vários níveis de competição e de várias áreas e estas serão posteriormente expostas em Setembro em Londres, por ocasião da Reunião Europeia de Epilepsia e após os Jogos Olímpicos. Pretende-se passar a mensagem de que as pessoas com Epilepsia, para além de eles próprios poderem ser activos na prática das diversas modalidades desportivas, podem à semelhança dos atletas, ser inspirados a atingir os seus objectivos e projectar uma vida plena, ultrapassando barreiras para além do desafio imediato.

12 A LPCE celebrou ao longo de anos de actividade desde a sua fundação em Novembro de 1970. Para celebrar esta efeméride, a LPCE organizou um Jantar de Solidariedade, que decorreu no dia 18 de Março de 2011.

13 Para além da FAMA o que pode haver de comum entre um desportista, um mágico, um jornalista, um humorista e uma ex-ministra da saúde? Vamos revelar todos os segredos escondidos num Jantar / Sarau organizado pela Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) no próximo dia 9 de Março, a partir das 20:00, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra. Prepare-se para SAIR DA ESCURIDÃO.

14 Em 2012, a LPCE vai realizar um Sarau no dia 9 de Março em Coimbra, no âmbito do 24º Encontro Nacional de Epileptologia. O tema do Sarau será o tema da Campanha Educativa para 2012.

15 9 de Março de 2012, Coimbra, Pavilhão Centro de Portugal
Programa do Sarau de Solidariedade da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) 9 de Março de 2012, Coimbra, Pavilhão Centro de Portugal 20:00 Recepção aos convidados com serviço de refeição ligeira 21:30 Lançamento da Campanha Educativa Nacional da LPCE em parceria com a EPI: “Viver com Epilepsia … como sair da escuridão” Apresentador: Jornalista Carlos Daniel Painel: Convidados do mundo do desporto, da cultura e das artes, e da politica. Temas: Apresentação dos vídeos educativos Apresentação da brochura “Crónicas de Epilepsia” Declaração Europeia de Epilepsia “Stand Up for Epilepsy” Exposição multimédia itinerante Quarteto da Orquestra Clássica do Centro interpretando autores com Epilepsia 23:30 Encerramento com a entrega do Prémio e Bolsa da LPCE

16 LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA (LPCE)
Actividades de âmbito educacional Actividades de carácter técnico-científico Intervenção na politica de saúde

17 Actividades de carácter técnico-científico
Atribuição do Prémio e Bolsa da LPCE Encontro Nacional de Epileptologia (ENE) Forúm Centros Cirurgicos de Epilepsia Reunião Luso-Espanhola de Epilepsia Organização do Curso de Epilepsia com a ECA /ILAE (6th Migrating Course) Coordenação Cientifica do Fórum BIAL Encontros Regionais de Epilepsia Grupos de trabalho – Comissões da LPCE

18 A LPCE atribui anualmente prémios, bolsas e menções honrosas destinados a incentivar a produção científica e a formação diferenciada na área da epilepsia. Os vencedores são anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.

19 O 24º Encontro Nacional de Epilepsia será realizado em Coimbra, nos dia 9 e 10 de Março de 2012.
Para além da presença de vários especialistas nacionais, estão confirmadas a presença do Professor Felix Rosenow de Marburgo, Alemanha e do Professor Edouard Hirsch de Estrasburgo, França.

20 O VI Fórum de Cirurgia da Epilepsia terá lugar em Lisboa, no Sana Hotel, no dia 3 Novembro de 2011, durante a reunião da Sociedade Portuguesa de Neurologia. A discussão de casos cirúrgicos contará com a participação do Prof. Soheyl Noachtar, do Hospital Universitário de Munique. VII Fórum de Cirurgia da Epilepsia Está também já em preparação o VII Fórum de Cirurgia da Epilepsia que se realizará em Coimbra, em 8 de Março de 2012, precedendo o 24.º Encontro Nacional de Epileptologia e terá a presença do Professor F. Rosenow, da Universidade de Marburg, Alemanha.

21 Reuniões Luso - Espanholas de Epilepsia

22

23 Coordenação Cientifica do Fórum BIAL em Epilepsia

24 ENCONTROS REGIONAIS DE EPILEPSIA
No âmbito da formação das pessoas com epilepsia, seus familiares e público em geral, a LPCE colabora com a EPI na realização dos Encontros Regionais de Epilepsia. Colabora também na organização de acções formativas em escolas, creches ou locais de trabalho.

25 Comissões da LPCE Num modelo próximo ao da Comissão da Cirurgia da Epilepsia, a Direcção Nacional da LPCE fomentou a criação de novos grupos de trabalho, com a missão de elaborar recomendações técnicas de consenso em áreas diversas da Epileptologia. NEUROPSICOLOGIA NA EPILEPSIA ESTADO DE MAL EPILÉPTICO EPILEPSIA NO FEMININO TERAPÊUTICA FARMACOLÓGICA REFERENCIAÇÃO EEG CIRURGIA DA EPILEPSIA Epidemiologia

26 LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA (LPCE)
Actividades de âmbito educacional Actividades de carácter técnico-científico Intervenção na politica de saúde

27 Intervenção na politica de saúde
Declaração Europeia de Epilepsia Posições oficiais da LPCE Recomendações técnicas Referenciação

28 Declaração Escrita sobre Epilepsia
A aprovação da Declaração Escrita sobre epilepsia foi anunciada na sessão plenária de 15 de Setembro do Parlamento Europeu.   Tendo assinado 459 deputados, trata-se da terceira maior adesão de todas as declarações de doenças desde 2004. Quase todos os eurodeputados portugueses assinaram, dando assim sinais de uma crescente sensibilização para os problemas enfrentados  pelas pessoas com epilepsia na realidade nacional e europeia.

29 Declaração Escrita sobre Epilepsia

30 Plano Nacional de Saúde

31 Posições oficiais da LPCE
Posição sobre a prescrição por denominação comum internacional (DCI) Critérios para isenção de taxas moderadoras Utilização de medicamentos antiepilépticos genéricos

32 Recomendações técnicas
Em colaboração com a Ordem dos Médicos

33 Referenciação Consultas multidisciplinares de Epilepsia Centros médico-cirúrgicos de Epilepsia

34 Apoios: Bolsa de patrocinadores com a indústria farmacêutica Embaixada Britânica em Portugal


Carregar ppt "LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google