A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA
PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO

2 Objetivo da aula Ao final da aula o aluno deve ser capaz de definir a técnica Puxe mais e utilizar os tipos de pergunta relacionados à técnica.

3 Puxe mais O aprendizado pode e deve continuar depois de obtida a resposta certa. Ideia-chave: A sequência do aprendizado não acaba com a resposta certa; premie respostas certas com mais perguntas, que estendem o conhecimento e testam a confiabilidade das respostas. Esta técnica é especialmente importante para trabalhar com ritmos diferentes de aprendizagem.

4 Tipos de pergunta Puxe Mais
Pergunte como ou por quê. O melhor jeito de testar se os alunos conseguem responder de forma consistente é saber se eles são capazes de explicar como chegaram a resposta. Peça uma variante da resposta. Quando um aluno resolve um problema de um jeito, é uma grande oportunidade para garantir que ele possa usar todas as estratégias disponíveis.

5 Tipos de pergunta Puxe Mais
Peça uma palavra melhor. Para reforçar o desenvolvimento do vocabulário é preciso oferecer aos alunos oportunidades para usar palavras novas e mais específicas. Peça provas. Ao pedir aos alunos que descrevam trechos que sustentem suas conclusões, você reforça o processo de construção e sustentação de sólidos argumentos na vida real. Peça aos alunos que apliquem o mesmo conhecimento a um caso diferente.

6 Estudo de caso de Puxe Mais
Caso: O professor Joaquim está diante de uma atenta 3ª série e acabou de revisar as sentenças que os alunos escreveram sobre uma leitura finalizada pouco antes. Percebendo quem terminou a tarefa três minutos antes, Joaquim começa a pedir aos alunos que descrevam o que aprenderam com a leitura.

7 Erik: Eu aprendi que as baleias são maiores que os tubarões.
Joaquim: É verdade. Mas as baleias são apenas grandes? Quem pode usar uma palavra melhor do que “grande” para descrever uma baleia? João? João: Enorme? Joaquim: Enorme? Quem pode usar uma palavra diferente? Jaime: Imensa. Joaquim: Imensa. Quem pode usar uma palavra diferente? Jorge: Gigantesca. Joaquim: Gigantesca. Excelente.

8 Avaliação 1- Que método de Puxe mais esse professor está usando? Qual é o seu objetivo? 3 PT 2-Como a eficácia de Puxe Mais é limitada pela maneira como ele usa a técnica? 3 PT 3- Reescreva o diálogo pensando em alguma alteração que Joaquim poderia fazer para melhorar sua aplicação. Sugestão: Utilize os demais tipos de pergunta Puxe mais. 4 PT


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google