A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Gestão da Economia Familiar. Índice Grupo Guaraniana Programa de Gestão da Economia Familiar Histórico Objetivos Metodologia Resultados Dicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Gestão da Economia Familiar. Índice Grupo Guaraniana Programa de Gestão da Economia Familiar Histórico Objetivos Metodologia Resultados Dicas."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Gestão da Economia Familiar

2 Índice Grupo Guaraniana Programa de Gestão da Economia Familiar Histórico Objetivos Metodologia Resultados Dicas

3 Grupo Guaraniana

4 AMAZONAS RORAIMA PARÁ MATO GROSSO BAHIA MINAS GERAIS MARANHÃO PIAUÍ CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE ALAGOAS SERGIPE GOIÁS MATO GROSSO DO SUL TOCANTINS ACRE ESPÍRITO SANTO RIO DE JANEIRO SÃO PAULO PARANÁ SANTA CATARINA RIO GRANDE DO SUL AMAPÁ RONDÔNIA Distrito Federal PERNAMBUCO PARAÍBA COELBA - BAHIA População: 12,5 Milhões Nº de clientes: Nº de empregados: Privatizada em Agosto/1997 CELPE - PERNAMBUCO População: 7,94 Milhões Nº de clientes: Nº de empregados : Privatizada em Fevereiro/2000 CELPE - PERNAMBUCO População: 7,94 Milhões Nº de clientes: Nº de empregados : Privatizada em Fevereiro/2000 COSERN – RIO GRANDE DO NORTE População: 2,6 Milhões Nº de clientes: Nº de empregados: 648 Privatizada em Dezembro/1997 Grupo Guaraniana – Distribuidoras no Brasil Junho/2004

5

6 Histórico 1996: início do Programa 1997: ampliação da abrangência para as Regionais 1998: mídia espontânea nos principais jornais do Estado benchmark para Empresas de PE 2004: reestruturação e diversificação das ações

7 Objetivo Geral: Melhorar o clima organizacional, estimulando a produtividade, contribuindo para o controle dos riscos e desenvolvendo uma ação socialmente responsável para com o público interno. Objetivo Específico: Orientar sobre o uso eficiente dos recursos pessoais, de modo a atingir o equilíbrio financeiro familiar, através da elaboração do orçamento doméstico e da melhoria dos hábitos de consumo. Objetivos

8 Etapas Metodológicas Aplicação de Pesquisa Diagnóstica com Grupo Focal Parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE – Departamento de Ciências Domésticas para apoio tecnológico ao Programa Definição das estratégias de trabalho e Plano de Comunicação Interna

9 Etapas Metodológicas Curso sobre Gestão da Economia Familiar Público - alvo: empregado e acompanhante Carga horária: 04 horas Conteúdo: Aspectos da educação para o consumo; Consumo consciente; estruturação do orçamento doméstico; nutrição e saúde... Material de Apoio: Manual de Orientação e Código de Defesa do Consumidor

10 RENDA FAMILIAR TOTAL PREVISTORECEBIDO DESPESASPREVISTASREALIZADAS MORADIA: Aluguel, Prestação, Condomínio 200,00 ALIMENTAÇÃO: Mercado, Açougue, Padaria, Feira Livre ,00860,00 EDUCAÇÃO: Mensalidade escolar, Curso de Idiomas ,00 TRANSPORTE: Passagem, Gasolina, Oficina ,00 SERVIÇOS: Água, Telefone, Luz, Médicos, Farmácia ,00250,00 ETC... Clube 50,0070,00 TOTAL 1.770, ,00 ORÇAMENTO DOMÉSTICO MÊS : RENDA FAMILIAR RECEBIDA 1770, ,00 DESPESAS REALIZADAS1.770, ,00 SALDO-(190,00) 1.770,00 Manual de Orientação Fevereiro/04

11 TABELA DE AVALIAÇÃO DOS GASTOS Natureza do Gasto Realizado R$ Essencial (?) Previsto R$ Moradia 200,00Sim200,00 Alimentação Mercado560,00 Não 500,00 Restaurante300,00 Não 230,00 Transporte400,00Sim400,00 Telefone Fixo100,00 Não 90,00 Celular150,00 Não 120,00 Educação Escola120,00Sim120,00 Inglês60,00Sim60,00 EtcClube70,00 Não 50,00 TOTAL1.960,00 Não 1.770,00 Manual de Orientação

12 Palestras ampliadas sobre a estratégia do Programa com discussão de vídeos educativos. Público-alvo: empregados, estagiários e prestadores de serviços Carga horária: 02 horas Conteúdo: A economia brasileira e o cotidiano do cidadão Etapas Metodológicas

13 Oficinas temáticas Público-alvo: filhos adolescentes de empregados Carga horária: 02 horas Conteúdo: comportamento do consumidor; influência da mídia no consumo e jogos interativos. Etapas Metodológicas

14 Resultados Pessoas atendidas pelo Programa: 470 empregados, estagiários e prestadores de serviços 90 dependentes Avaliação de curso (110 empregados, 6 meses depois) 92% responderam que o curso teve utilidade para a sua vida Até maio/2004

15 86% estabelecem prioridade e planejam as compras 72% pesquisa preço de produtos e/ou serviços 70% atenção/cuidado com o uso racional de energia, água, telefone, gás de cozinha... 65% fazem listas de compras 65% atenção/cuidado com as propagandas 58% fazem orçamento mensal 58% atenção/cuidado com a alimentação Resultados Mudanças de comportamento

16 Depoimentos relevantes: Este curso caiu do céu para nós…Cortar gastos é como fazer regime: difícil mas necessário! Antes eu discutia muito em casa porque reclamava do desperdício. Hoje todos colaboram....quero parabenizar à Celpe por esta maravilhosa palestra, com o excelente professor. Iniciativas como essas fazem com que nós funcionários nos tornemos ainda mais satisfeitos em trabalhar nesta Empresa. Resultados

17 Investimentos realizados Contratação de consultores Confecção do manual Contratação de palestras com especialistas Recursos audiovisuais e lúdicos Brindes para público interno Viagens às Regionais

18 Prefira comprar sempre à vista Evite parcelar o cartão de crédito Eleja prioridades Programe todas as despesas do mês Faça lista de compras Não se deixe levar pela propaganda Jamais gaste dinheiro antes de receber Dicas

19 Teresa Malaquias Empresa: Companhia Energética de Pernambuco CELPE Endereço: Av. João de Barros, 111 s/402. Boa Vista - Recife/PE Fone: (81)


Carregar ppt "Programa de Gestão da Economia Familiar. Índice Grupo Guaraniana Programa de Gestão da Economia Familiar Histórico Objetivos Metodologia Resultados Dicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google