A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A unidade Habitacional Tópicos Profa. Viviane Salazar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A unidade Habitacional Tópicos Profa. Viviane Salazar."— Transcrição da apresentação:

1 A unidade Habitacional Tópicos Profa. Viviane Salazar

2 Introdução O termo Uh pode se referir a quarto, apartamento, chalé, suíte etc. A unidade habitacional é considerada o principal produto à venda em qualquer hotel. Muitos hotéis fazem investimentos consideráveis no design das Uhs.

3 Introdução As Uhs são encontradas em diversas formas e tamanhos. Hotéis com diferentes tipos de produto (nível de serviço e mercado-alvo) diferem em seus padrões de aparência e composição das Uhs. A localização do hotel também interfere na configuração da Uh.

4 Introdução As Uhs são um dos parâmetros usados pelos hotéis para precificar os seus serviços. andares-tipo. A área de hospedagem que reúne as uhs distribui-se em pavimêntos idênticos ou muito semelhantes chamados de andares-tipo.

5 Introdução A configuração do andar-tipo varia de hotel para hotel e depende de: Tipo de corredor que pode ser central, com apartamentos dos dois lados ou lateral. Da forma e disposição das alas de apartamentos (quadrado, círculo, com átrio, cruz...) Da posição no andar as circulações verticias como escadas, elevadores de hóspedes e de serviço.

6

7

8 Tipos de Ocupação. São determinadas a partir do número de hóspedes que vão ocupar o quarto. A uh típica é concebida para acomodar um único ocupante, é a chamada ocupação single (SGL). São essas uhs que ditam a base para as demais tarifárias.

9 Tipos de Ocupação. Embora não seja regra, as tarifas single são mais baixas do que as cobradas para duas pessoas. Em, alguns casos os hotéis oferecem a mesma tarifa single/double (DBL) – duas pessoas por Uh. Os tipos de Uh que comportam três pessoas são chamadas ocupação tripla (TPL).

10 Tipos de Ocupação. Os que comportam quatro pessoas – ocupação quádrupla. É raro haver unidades habitacionais que comportem mais de quatro pessoas. Nos EUA, a maioria das Uhs comporta quatro pessoas – duas camas queen size.

11 Configurações de Unidades Habitacionais As configurações caracterizam a composição física das Uhs apontando quais as diferenças entre elas em determinado hotel. Essa diferenciação é importante para compor as tarifas praticadas pelo hotel.

12 Configurações de Unidades Habitacionais A configuração standard ou apartamento- tipo é a configuração usada na maioria das uhs do hotel. Esta configuração é específica para cada hotel. São as uhs em maior número dentre as uhs disponíveis representando parcela significativa do custo total do hotel. O nível acima é a configuração especial e recebe nomes diferentes também de acordo com cada hotel.

13 Apartamento–tipo ou Standard No projeto deve-se considerar o tipo de hotel e os tipos de hóspedes a que se destinam: Posição e adequação da iluminação; Posição da TV; Espaço para área de trabalho com móveis apropriados; Correta escolha dos mobiliários em função da dimensão dos apartamentos; Disposição do banheiro bem como suas facilidades.

14 Hotel Formula 1 Acomodam 1,2 ou 3 pessoas. Mesma disposição e arranjo físico- cama de casal e cama de solteiro suspensa. Pia com espelhoTV com canais abertos, armário com cabides para roupas, mesa de trabalho, cadeira e acesso a internet wi-fi (opcional e cobrado a parte). Apartamentos com 12 m 2

15 Configurações de Unidades Habitacionais Luxo - Essas uhs possuem tudo que as standard têm além do conforto e/ou serviços adicionais que podem incluir: Melhores enxovais de cama e banho; Móveis diferenciados; Maior variedade de amenities; Alguns itens a mais – linhas telefônicas, cafeteiras..... Acesso ao lounge privativo; Vista diferenciada.

16 Configurações de Unidades Habitacionais A suíte pressupõe uma área maior – em termos de metragem quadrada. No Brasil, a suíte é uma unidade habitacional formada por sala de estar e quarto. As próprias suítes também podem ser classificadas caso haja suítes com tamanhos diferentes. Os nomes dados a elas podem variar.

17 Configurações de Unidades Habitacionais

18

19 Para deficientes as Uhs devem incluir: Porta com largura mínina de 0,80metro; Piso sem saliências e antiderrapante; Passagens mais amplas com largura útil mínima de 1 metro; Para giro completo da cadeira deve haver no apartamento espaços livres capazes de conter um círculo de 1,50 metro de diâmetro; Comande geral de luzes e equipamentos elétricos junto a cabeceira da cama; Demais comandos localizados a uma altura máxima de 1,20 metro e mínima de 0,30

20 Configurações de Unidades Habitacionais Armários com porta de correr ou com abertura de 180°; Prateleiras e cabides com altura máxima de 1,20 metro e a prateleira mais baixa a 0,30 metro; Pés de mesas e penteadeiras não devem ser centrais e nem em forma de cruz Camas elevadas; Aparelho de telecomunicação para deficientes auditivos; Discagem digital ativada por voz; Olho mágico mais baixo nas portas; Vasos sanitários elevados; Banheiros equipados com barras de apoio de metal; Boxes que permitem a entrada de cadeira de rodas; Detectores de fumaça, maçanetas, telefones e despertadores com alertas visuais.

21 Designação de Unidades Habitacionais Identifica se é fumante ou não- fumante. Cada dia mais, os hotéis separam andares inteiros para hóspedes não fumantes. Alguns hotéis começaram a testa a designação da totalidade de suas uhs para não-fumantes.

22 Numeração das Uhs Cada andar indica a primeira parte do número da Uh. O restante é determinado de forma sequencial naquele andar. Geralmente, os números impares ficam de um lado e os pares de outro.

23 Numeração das Uhs A padronização ajuda a equipe a reconhecer a localização de cada Uh. Na Europa e nos EUA, o 13 ° andar é omitido na contagem de andares. Na Ásia isso acontece com o número 4.

24 Sistema de controle das chaves Segurança do hóspede. Cartão magnético – permite mudar o código de acesso a Uh em cada troca de hóspede.

25 Verificação da situação das Uhs Estado de ocupação: Ocupada; Vaga: efetuou o check-out Liberada: disponível para ser ocupada. Estado de limpeza: Suja; Limpa. Estado de funcionamento: Interditada / em manutenção

26 Composição da Unidade Habitacional

27 Áreas de trabalho; Sofá cama ou cama; Criados mudo; Cafeteiras; Ferro e tábua de passar; Cofres; Closets ; Penteadeiras; Cortinas blackout ; Rádio relógio ou despertador; Impressos informativos do hotel;

28 Telefones com luz indicadora de mensagens recebidas; TV com alguns serviços como canais pay-per- view ; Entradas para laptops ; Copos e balde de gelo; Minibar; Cama; Maleiro; Lista telefônica e guias de serviço.....

29 Hotéis Design

30 ArquiteturaInovadora DecoraçãoÚnica MuitaPersonalidade Pequenos Luxos Luxos

31 Conceito surgido na década de 90 com o design Phillipe Starck. Hotel Delano em South Beach – Miami.

32 Hotel Unique

33 Hotel Faena

34 Hotel Fasano

35 Hotel Pergamon

36 Referências Bibliográficas ANDRADE, Nelson; BRITO, Paulo Lúcio;JORGE, Wilson Edson. Hotel: Planejamento e Projeto. São Paulo: Editora SENAC, ISMAIL, Ahmed. Hospedagem: Front Office e Governança. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.


Carregar ppt "A unidade Habitacional Tópicos Profa. Viviane Salazar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google