A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>"— Transcrição da apresentação:

1 Saiba como localizar material no Sistema de Bibliotecas Universitárias da UFSC (SiBi/UFSC)

2 Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>

3 Passo 2 – Clique na opção "CONSULTA AO ACERVO”

4 Passo 3 – Digite, na caixa de pesquisa, uma ou mais palavras que represente o que você está procurando.

5 A pesquisa pode ser realizada pelo título, assunto, autor ou livre.
Passo 4 – Selecione a opção “Abrir mais opções de consulta” para escolher aonde deve aparecer a(s) palavra(s) digitada(s). A pesquisa pode ser realizada pelo título, assunto, autor ou livre.

6 Passo 5 – Clique em “Pesquisar”.

7 Passo 6 – Utilize as opções ao lado esquerdo para limitar a sua pesquisa por “Biblioteca”, por “Tipo de Obra”, por “Data de publicação”, etc...

8 Passo 7 – Clique em “Exemplares” para verificar a disponibilidade do material no acervo.

9 Exemplo: Número de Chamada 001.8 P226a, onde:
Passo 8 – Anote o “Número de Chamada” para localizar o material na estante. Exemplo: Número de Chamada P226a, onde: 001.8 = assunto P226a = sobrenome do autor + código do autor + primeira letra do título do livro.

10 Passo 9 – Quando todos os exemplares estiverem “emprestados” vá para a aba “Reserva” e preencha os campos solicitados para entrar na lista de espera.

11 Passo 10 – Em “Meu Pergamum” você poderá verificar o material pendente, renovar materiais, monitorar suas reservas, cadastrar as áreas de seu interesse, verificar seus débitos e dados cadastrais.

12 Entenda a organização dos materiais nas estantes
Os materiais encontram-se organizados nas estantes, pelo número de classificação do assunto: 0 – Generalidades. Ciências e Conhecimento. 1 – Filosofia e Psicologia. 2 – Religião e Teologia. 3 – Ciências Sociais. 5 – Matemática e Ciências Naturais. 6 – Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. 7 – Arte. Arquitetura. Esportes. 8 – Linguagem. Linguística. Literatura. 9 – Geografia. Biografia. História. Exemplo: Nº de localização na estante: 001.8 P226a, onde: 001.8 = assunto “Ciência - Metodologia” P226a = sobrenome do autor + código do autor + primeira letra do título do livro

13 Sistema PERGAMUM facilitando a vida de seus usuários!
O Sistema PERGAMUM, software que gerencia toda a coleção do Sistema de Bibliotecas Universitárias da UFSC, e pode ser acessado na página da Biblioteca na Internet (portalbu.ufsc.br), permite aos seus usuários (alunos, professores e servidores), realizarem consultas a coleção das bibliotecas, fazer download de diversos materiais que estão disponíveis em formato digital, escrever comentários sobre os serviços da biblioteca, deixar sugestões para aquisição, efetuar reservas e renovações via Internet, e muito mais. As formas de pesquisa disponibilizadas pelo sistema são: pesquisa geral — possibilita efetuar uma busca mais rápida; pesquisa avançada — por meio dos recursos desta pesquisa pode-se recuperar resultados mais precisos; pesquisa por autoridades — contém formas padronizadas de entradas de nomes e assuntos a serem utilizados como “pontos de acesso” aos registros bibliográficos; pesquisa por multimeios e periódicos — permite buscar periódicos e multimeios; pesquisa acessibilidade – busca por materiais adaptados para pessoas deficientes. Na consulta ao catálogo, pode-se fazer a pesquisa por autor, título, assunto, ou pesquisa “livre”, isto é, em qualquer campo. O sistema ainda permite utilizar os chamados operadores booleanos na pesquisa avançada para combinar dois ou mais termos de busca, com o objetivo de restringir ou ampliar a pesquisa. Pode-se selecionar também a biblioteca desejada e o tipo de obra (livro, artigo, tese, dissertação...). Há também um espaço chamado “Meu Pergamum”, onde se pode acompanhar o histórico dos empréstimos realizados na biblioteca, o material pendente, os débitos com a biblioteca, as reservas solicitadas, acompanhar os pedidos de aquisição, definir suas áreas de interesse e assim ser avisado toda vez que houver novo material incorporado à coleção, dentre muitas outras possibilidades. É o Sistema PERGAMUM facilitando a vida de seus usuários. Sistema PERGAMUM facilitando a vida de seus usuários!

14 Cadastro! Prezados(as) Calouros(as),
Vocês já possuem cadastro na biblioteca. No momento do primeiro empréstimo, basta apresentar um documento com foto, para habilitação de senha no sistema.

15 Acesso à rede sem fio! 1. Acesse o site < . Clique em “Esqueci minha senha”. 3. Digite os dados solicitados (CPF ou passaporte ou identidade, etc...) e clique em “verificar”. . Confira se o início do seu está correto e clique em “Solicitar nova senha”. . Acesse seu , pois o sistema enviará uma mensagem para você com um link para criar a senha (mínimo oito caracteres alfanuméricos e pelo menos uma letra maiúscula) e o redirecionará para “criar o usuário”. . Habilite o serviço “wireless” na aba “Acesso a rede”.


Carregar ppt "Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google