A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUIDADOS NA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS Major QOEM Hélio Leão –Chefe do Estado Maior do CCB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUIDADOS NA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS Major QOEM Hélio Leão –Chefe do Estado Maior do CCB."— Transcrição da apresentação:

1 CUIDADOS NA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS Major QOEM Hélio Leão –Chefe do Estado Maior do CCB

2 NBR/ABNT Instalação de aparelhos a gás para uso residencial – Requisitos dos ambientes.

3 DEFINIÇÕES: - Aparelhos de circuito aberto: utilizam o ar necessário para efetuar a combustão completa, proveniente da atmosfera do ambiente.

4 DEFINIÇÕES: - Aparelhos de circuito fechado: o circuito de combustão (entrada de ar e saída dos produtos de combustão) não tem qualquer comunicação com a atmosfera do ambiente.

5 Requisitos específicos de instalação: REGRA GERAL – os banheiros não devem receber aparelhos de utilização a gás em seu interior.

6 Requisitos específicos de instalação: EXCEÇÕES (à regra de não instalar em banheiro): 1) Quando o aparelho for de circuito fechado. 2) Quando o aparelho for de circuito aberto e atender condições especialíssimas previstas na NBR

7 COMENTÁRIOS: Dentre outras condições, a NBR dispõe: o banheiro deve ser dotado de ventilações permanentes inferiores e superiores, com área total mínima de 800 cm², sendo 600 cm² superior e 200 cm² inferior. Sem ventilação, eventual liberação de monóxido de carbono (CO) para o banheiro será FATAL.

8 COMENTÁRIOS: No caso de aquecedores de água a gás de circuito fechado, a alimentação e a exaustão devem ser feitas por dutos. Por falha na instalação ou por falta de manutenção, pode haver liberação de monóxido de carbono (CO) para o banheiro.

9 COMENTÁRIOS: As condições da NBR para a instalação de aquecedor de água a gás (de circuito aberto ou fechado) em banheiros são, na prática, de difícil realização e, principalmente, manutenção.

10 RESUMO: NUNCA instalar aquecedor de água a gás em banheiros. INSTALAR EM: área permanentemente ventilada (FORA do banheiro), com chaminé. A INSTALAÇÃO e a MANUTENÇÃO deve ser realizada por técnico habilitado, atendendo os requisitos da NBR/ABNT

11 EFEITOS DO MONÓXIDO DE CARBONO– CO: Em síntese, o CO é hávido pela hemoglobina do sangue, que se combina com esta, formando a carboxihemoglobina, que é uma substância tóxica. A pessoa afetada pelo monóxido de carbono não percebe que está se intoxicando.

12 INTOXICAÇÃO POR MONÓXIDO DE CARBONO – VÍTIMA FATAL – PORTO ALEGRE- 2007

13 Fone:


Carregar ppt "CUIDADOS NA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS Major QOEM Hélio Leão –Chefe do Estado Maior do CCB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google