A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A gentes Biológicos A gentes Físicos A gentes Químicos A alimentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A gentes Biológicos A gentes Físicos A gentes Químicos A alimentação."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A gentes Biológicos A gentes Físicos A gentes Químicos A alimentação

4 Dão origens a doenças como a tuberculose, a cólera, entre outros. tuberculoseentre outros

5 São mais pequenos que as bactérias e originam doenças como o sarampo, a rubéola, a gripe, a sida, entre outros.

6 Produzem várias infecções, por exemplo o pé de atleta. Grande parte das doenças associadas a fungos deve-se a uma incorrecta higiene.

7 O calor e o frio A s radiações E lectricidade T raumatismos

8 Provocam queimaduras na pele. O perigo das queimaduras depende da sua extensão e da sua profundidade. É utilizada a Regra dos nove para saber a extensão da queimadura.Regra dos nove Relativamente à profundidade, as queima- duras são classificadas de 1.º, 2.º e 3.º grau.1.º, 2.º e 3.º grau

9 Cabeça e pescoço 9% frente 18% costas 18% Braço 9% Genitais 1% Perna 18%

10 1.º grau2.º grau3.º grau

11 Afecta somente a parte superficial da epiderme; Cura rapidamente (48 horas) com descamação da epiderme; Provoca um vermelhidão e é dolorosa; A queimadura solar é um exemplo.

12 Destrói a epiderme e parte da derme, onde se localizam os folículos pilosos e as glândulas; A regeneração da pele é lenta (cerca de 15 dias); É muito dolorosa; Aparece como uma bolha com líquido.

13 Destrói completamente a epiderme e a derme; A pele não consegue regenerar-se; Esta queimadura não provoca dor dado que os receptores sensoriais foram destruídos; Obriga à realização de um enxerto.

14 As radiações são prejudiciais, caso a sua exposição seja prolongada. As radiações solares e dos Raios X podem provocar graves problemas à saúde.Raios X As mulheres grávidas não devem fazer exames radiológicos dado que estas radiações podem afectam o desenvolvimento do embrião e podem provocar malformações muito marcadas.

15 Os raios X são utiliza- dos em diagnósticos de situações clínicas, nomeadamente: - fracturas ósseas; - tuberculose pulmonar; - anomalias no tubo digestivo, tendo o doente de ingerir uma papa rádio-opaca (bário).

16 Pode ser responsável por queimaduras no local de entrada e saída da corrente eléctrica. Pode provocar a morte se: a corrente for muito forte. a corrente de média intensidade atingir o coração (paragem cardíaca) ou se atingir o bulbo raquidiano ou músculos respiratórios (paragem respiratória). Obs. O indivíduo pode estar em morte aparentemorte aparente

17

18

19 Os traumatismos podem ser causados devido a múltiplas situações, destacando-se os acidentes de viação e os acidentes de trabalho. Tanto uns como os outros devem ser evitados cumprindo o código da estrada e regras de segurança no trabalho.

20 Os agentes químicos podem ser: exteriores (se actuarem no exterior do corpo); interiores (se actuarem no interior do corpo, tanto a nível digestivo como a nível respiratório provocando intoxicações).

21 Os mais importantes são os ácidos fortes (ácido clorídrico, ácido sulfúrico) ou as bases fortes (lixívia). Produzem queimaduras químicas. Queimadura com ácido forte Lavar com base fraca ou água + sabão. Queimadura com base forte Lavar com ácido fraco (sumo de limão ou vinagre).

22 Deve-se à ingestão de produtos tóxicos ou alimentos estragados/contaminados. Ingestão de alimentos estragados – devemos promover que o doente vomite. Ingestão de ácido forte – neutralizar o ácido com leite e claras de ovo ou água de sabão. Ingestão de base forte – neutralizar a base com sumo de limão ou vinagre. Ingestão de calmantes – evitar que o doente adormeça.

23 Deve-se à inalação de gases tóxicos como é o caso do monóxido de carbono (CO). Este composto forma-se quando ocorre combustão num ambiente não ventilado: Lareira acesa em local fechado; Esquentador no WC; Cozinhas sem ventilação; Carro a trabalhar numa garagem fechada.

24

25 Lepra Meningite

26 SarampoRubéola Gripe


Carregar ppt "A gentes Biológicos A gentes Físicos A gentes Químicos A alimentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google