A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas do corpo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas do corpo."— Transcrição da apresentação:

1 A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas do corpo. Forma uma barreira protectora dos tecidos mais profundos contra a acção de agentes físicos, químicos e bacterianos e constituem aproximadamente 15% do peso total do corpo. Cerca de 2,5 centímetros quadrados de pele contém milhões de células, bem como muitas terminações nervosas cuja finalidade específica é transmitir as sensações de calor, frio e dor. Além disso, contém inúmeras glândulas sebáceas, folículos pilosos e glândulas sudoríparas. Há também uma rede de vasos sanguíneos que nutrem essa complexa estrutura.

2 Tecido subcutâneo Derme Epiderme A pele é composta de três camadas: É a camada externa a que está em contacto com o ambiente. Consiste de células epiteliais vivas em contínua divisão (desprende-se e renova-se a cada dias). Essas células mortas que se desprendem formam a barreira externa da pele. A epiderme não tem vasos sanguíneos e não possui terminações nervosas, por isso uma ferida que atinja essa camada não apresentará sangramento ou dor. É uma camada que fica logo abaixo da epiderme. Ela contém vasos sangüíneos e linfáticos, nervos, glândulas sudoríparas (produzem suor)e sebáceas (produzem gordura), receptores de tacto, frio e calor, além das raízes dos pêlos. Esta camada é constituída principalmente por gordura.

3 ALGUMAS FUNÇÕES DA PELE Quando o corpo está frio, os vasos sanguíneos se contraem diminuindo o fluxo de sangue através da pele, reduzindo, assim, a perda de calor e mantendo a temperatura normal do corpo. Além de proteger o nosso corpo dos germes, raios solares, pancadas e do desgaste, a pele também actua como regulador da temperatura do corpo.

4 Quando a temperatura do corpo aumenta, esta é diminuída com a dilatação vascular e o aumento do fluxo sanguíneo na superfície da pele. As glândulas sudoríparas, controladas por um centro de controle de calor no cérebro, também participam nesse processo. Quando o corpo está quente, suamos e a evaporação do suor na pele arrefece a superfície do corpo e ajuda a manter a temperatura normal do corpo. Nesse aspecto, a pele funciona como um órgão excretor, eliminando resíduos inúteis do corpo como, por exemplo, a ureia.

5 Sensibilidade: muitas das informações que obtemos sobre o ambiente que nos cerca são captadas pela pele. As sensações de pressão, calor, frio, dor e tacto são imprescindíveis para nossa sobrevivência. O que ocorreria a alguém que nunca sentisse dor e encostasse a mão numa panela quente? Receptor sensível ao tacto leve

6 Tem 3 camadas: Tem várias funções entre as quais a protecção do nosso organismo de germes, raios nocivos,.... a regulação da temperatura sensibilidade para detectar possíveis perigos para o nosso corpo Epiderme, Derme e Tecido subcutâneo

7 Manter a pele hidratada Beber água em quantidades suficientes Usar protector solar (factor 15 no mínimo) Evitar o sol entre as 11 e as 17h Usar chapéu ou boné quando se anda ao sol


Carregar ppt "A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas do corpo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google