A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS SENTIDOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS SENTIDOS."— Transcrição da apresentação:

1 OS SENTIDOS

2 OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS As terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais.

3 IMPORTÂNCIA DOS SENTIDOS
⧫ Portas de entrada para todas nossas ações; ⧫ Capacidade de distinguir estímulos provenientes do ambiente; ⧫ Mecanismo de relacionamento com o ambiente.

4 A PELE

5 CAMADAS DA PELE EPIDERME: parte mais externa e a única que está em contato com o meio ambiente; possui a importante função de proteger o organismo contra os danos causados por agentes externos. DERME: formada por tecido conjuntivo, é ricamente vascularizada; na derme encontram-se algumas glândulas (sudoríparas, sebáceas), terminações nervosas e folículos pilosos.

6 Cont. Camadas da pele HIPODERME: ou tela subcutânea, composta por células gordurosas e responsável pela reserva de nutrientes, proteção dos vasos e nervos localizados nos níveis mais profundos.

7 VOCÊ SABIA QUE... ⧫ a pele é o maior órgão do corpo humano? E que ela chega a medir 2m² e a pesar 4kg? ⧫ a pele é suficientemente sensível para discriminar um ponto em relevo com apenas 0,006 mm de altura e 0,04 mm de largura quando tateado com a ponta do dedo?

8 RECEPTORES TÁTEIS

9 RECEPTORES SENSORIAIS

10 GUSTAÇÃO A gustação é primariamente é uma função da LÍNGUA, embora regiões da faringe, palato e epiglote também tenham alguma sensibilidade.

11 A LÍNGUA

12 OLFATO

13 OLFATO HUMANO O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais (um cachorro tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pêlos sensoriais). Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central.

14 GUSTAÇÃO E OLFATO

15 RELAÇÃO ENTRE OLFATO E PALADAR!
O gosto dos alimentos é uma combinação de sabores e aromas. Quando comemos um alimento, moléculas que conferem sabor aos alimentos (moléculas sápidas) estimulam as papilas linguais e moléculas aromáticas atingem as células olfatórias.

16 AUDIÇÃO

17 AS ORELHAS

18 PARTES DA ORELHA Orelha externa: pavilhão auditivo, canal auditivo da orelha externa. Orelha média ou caixa do tímpano: tímpano, ossículos martelo, bigorna e estribo, tuba auditiva. Orelha interna ou labirinto: vestíbulo, canais semicirculares, cóclea ou caracol.

19 PARTES DA ORELHA

20 O caminho do som CANAL AUDITIVO TÍMPANO SOM OSSÍCULOS ORELHA INTERNA
CÓCLEA NERVO VESTI- BULOCOCLEAR CÉREBRO SOM TERMINAÇÕES NERVOSAS

21 VOCÊ SABIA... ⧫ O ouvido humano capta 400.000 tipos de som?
⧫ A orelha humana participa, também, do controle do equilíbrio do corpo? ⧫ Os canais semicirculares da orelha interna não contribuem para a audição, apenas para o equilíbrio? ⧫ A energia sonora é transmitida através do ar por um movimento molecular, por isso no vácuo não existe som.

22 A VISÃO O olho é um órgão muito complexo. O olho tem aproximadamente 2,54 cm de largura, 2,54 cm de profundidade e 2,3 cm de altura.

23 O OLHO HUMANO

24 MEMBRANAS DO OLHO ESCLERÓTICA: membrana mais externa do olho.
CORÓIDE: bastante vascularizada. RETINA: camada mais interna, escura e sensível.

25 PARTES DO OLHO

26 PARTES DO OLHO Córnea: estrutura transparente e resistente que permite a passagem da luz para dentro do olho e ajuda a focalizá-la na retina. Íris: parte que dá a cor dos olhos. Controla a entrada de luz através da pupila. Pupila: abertura na íris que aumenta ou diminui, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.

27 cont.partes do olho Cristalino: É uma lente biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina. Retina: É responsável pela transmissão das imagens recebidas pelo cérebro, através do nervo óptico.

28 PARTE INTERNA DO OLHO ⧫Humor aquoso: substância líquida que preenche o espaço entre a córnea e o cristalino. ⧫Cristalino: espécie de lente, sólida, situada atrás da íris. ⧫Humor vítreo: Fluido mais viscoso e gelatinoso que se situa entre o cristalino e a retina, preenchendo a câmara posterior do olho. Sua pressão mantém o globo ocular esférico.

29 A FORMAÇÃO DA IMAGEM

30 A FORMAÇÃO DA IMAGEM

31 ACOMODAÇÃO VISUAL O cristalino funciona como uma lente flexível e transparente, que serve para tornar a imagem nítida. Sua elasticidade lhe permite mudar de forma para focalizar objetos situados a diferentes distâncias.

32 PROBLEMAS DE VISÃO ꙮ Miopia: olhos mais longos que o normal, imagem formada antes da retina. ꙮ Hipermetropia: olhos menores que o normal, imagem formada atrás da retina.

33 PROBLEMAS DE VISÃO ꙮ Astigmatismo - defeito na curvatura da córnea e mais raramente, do cristalino, o olho não é capaz de distinguir, ao mesmo tempo, com a mesma nitidez, linhas verticais e horizontais. ꙮ Estrabismo - os olhos se movimentam em direções diferentes e não conseguem focalizar juntos o mesmo objeto. ꙮ Presbiopia - impossibilidade de o cristalino se acomodar para visão de objetos próximos, lentes convergentes.


Carregar ppt "OS SENTIDOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google