A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDIÇÃO. A AUDIÇÃO É REALIZADA A PARTIR DAS ORELHAS, QUE CAPTAM AS VIBRAÇÕES SONORAS E AS ENVIAM ATRAVÉS DOS NERVOS AUDITIVOS – IMPULSOS NERVOSOS AO CÉREBRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDIÇÃO. A AUDIÇÃO É REALIZADA A PARTIR DAS ORELHAS, QUE CAPTAM AS VIBRAÇÕES SONORAS E AS ENVIAM ATRAVÉS DOS NERVOS AUDITIVOS – IMPULSOS NERVOSOS AO CÉREBRO."— Transcrição da apresentação:

1 AUDIÇÃO

2 A AUDIÇÃO É REALIZADA A PARTIR DAS ORELHAS, QUE CAPTAM AS VIBRAÇÕES SONORAS E AS ENVIAM ATRAVÉS DOS NERVOS AUDITIVOS – IMPULSOS NERVOSOS AO CÉREBRO.

3 ESTRUTURA DA ORELHA A ORELHA É O ÓRGÃO RECEPTOR DOS SONS E DO EQULÍBRIO. É COMPOSTA POR TRÊS PARTES: ORELHA EXTERNA, ORELHA MÉDIA E ORELHA INTERNA.

4

5 ORELHA EXTERNA É FORMADA PELO PAVILHÃO AUDITIVO OU AURÍCULA E PELO MEATO ACÚSTICO EXTERNO. O PAVILHÃO AUDITIVO É CONSTITUÍDO POR TECIDO CARTILAGINOSO. ESSA PARTE DO ÓRGÃO CAPTA OS SONS DO AMBIENTE E OS DIRECIONA PARA O CANAL AUDITIVO.

6 ORELHA EXTERNA O MEATO ACÚSTICO POSSUI PÊLOS E GLÂNDULAS SECRETORAS, COMO TAMBÉM UMA SUBSTÂNCIA (A CERA) QUE RETÉM IMPUREZAS E CORPOS ESTRANHOS.

7

8 ORELHA MÉDIA A ORELHA MÉDIA É FORMADA: -PELO TÍMPANO, MEMBRANA PELA QUAL A ORELHA MÉDIA SE COMUNICA COM A ORELHA EXTERNA; -POR UM CONJUNTO DE TRÊS OSSOS MUITO PEQUENOS CHAMADOS MARTELO, BIGORNA E ESTRIBO.

9 ORELHA MÉDIA -PELA TUBA AUDITIVA QUE SE COMUNICA COM A FARINGE. - FUNÇÕES DA TUBA AUDITIVA: CONDUZ O AR DA FARINGE PARA A ORELHA MÉDIA E EQUILIBRA A PRESSÃO DO INTERIOR DA ORELHA COM A PRESSÃO DO AMBIENTE.

10

11 QUANDO SUBIMOS OU DESCEMOS UMA SERRA OU MONTANHA, OU QUANDO VIAJAMOS DE AVIÃO, SENTIMOS UM CERTO DESCONFORTO NOS OUVIDOS. Isso se deve à variação da pressão atmosférica, que provoca pressão no tímpano.

12 ORELHA INTERNA É FORMADA POR ESTRUTURAS PREENCHIDAS POR LÍQUIDOS, QUE SÃO: CANAIS SEMICIRCULARES, VESTÍBULO E CÓCLEA.

13 ORELHA INTERNA CANAIS SEMICIRCULARES: SÃO RESPONSÁVEIS PELO EQUILÍBRIO DO CORPO; VESTÍBULO: RECEBE RAMIFICAÇÕES DO NERVO AUDITIVO; CÓCLEA: CONTÉM CÉLULAS RECEPTORAS LIGADAS AO CÉREBRO PELO NERVO AUDITIVO. LOCAL ONDE AS IMPRESSÕES AUDITIVAS SÃO TRANSMITIDAS PARA O CÉREBRO.

14

15 FUNCIONAMENTO DA ORELHA 1°) AS VIBRAÇÕES SONORAS SE PROPAGAM PELO AR; 2°) AS ORELHAS CAPTAM ESSAS VIBRAÇÕES; 3°) O SOM PASSA PELA ORELHA EXTERNA E FAZ VIBRAR O TÍMPANO; 4°) A VIBRAÇÃO DO TÍMPANO É RECEBIDA PELO MARTELO, BIGORNA E ESTRIBO QUE TRANSMITEM A VIBRAÇÃO PARA ORELHA INTERNA.

16 FUNCIONAMENTO DA ORELHA 5°) NA ORELHA INTERNA, AS VIBRAÇÕES VIAJAM EM ONDAS ATRAVÉS DO LÍQUIDO DA CÓCLEA. ESTAS SÃO TRANSFORMADAS EM DIVERSOS IMPULSOS NERVOSOS; 6°) AS CÉLULAS NERVOSAS ENVIAM ESSES IMPULSOS AO CENTRO AUDITIVO NO CÉREBRO, ONDE ELES SÃO TRANSFORMADOS EM SENSAÇÃO SONORA.

17


Carregar ppt "AUDIÇÃO. A AUDIÇÃO É REALIZADA A PARTIR DAS ORELHAS, QUE CAPTAM AS VIBRAÇÕES SONORAS E AS ENVIAM ATRAVÉS DOS NERVOS AUDITIVOS – IMPULSOS NERVOSOS AO CÉREBRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google