A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Detecção do som pelo ouvido humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Detecção do som pelo ouvido humano"— Transcrição da apresentação:

1 Detecção do som pelo ouvido humano

2 O ouvido humano O som resulta da agitação das partículas em nosso redor. Essa agitação propaga-se desde a fonte sonora até aos nossos ouvidos.

3 O ouvido humano Canal auditivo Tímpano Martelo Bigorna Estribo
Janela oval Tromba de Eustáquio Cóclea Nervo auditivo

4 O ouvido humano O pavilhão auricular recebe as ondas sonoras, encaminhando-as através do canal auditivo. O tímpano, a pequena membrana que separa o ouvido externo do interno, vai então vibrar, solidário com as moléculas do ar em redor.

5 O ouvido humano Essas vibrações vão então ser transmitidas para o ouvido interno através dos três ossículos: o martelo, a bigorna e o estribo, ligados em cadeia, entre o tímpano e a janela oval. A movimentação destes pequenos ossos põe em movimento o líquido da cóclea (estrutura em formato de caracol no ouvido interno)

6 O ouvido humano A cóclea tem vinte mil células ciliadas, algumas das quais processam os sons fortes e outras os fracos. As células ciliadas convertem as vibrações em impulsos eléctricos que, através das fibras do nervo acústico, chegam ao cérebro, onde determinam a sensação auditiva.

7 Espectro sonoro Ultra-sons - sons com frequências muito elevadas, superiores a Hz, que o ouvido humano não consegue ouvir. Sons audíveis, para os seres humanos - sons de frequência compreendida entre os 20 Hz e os Hz.  Infra-sons - sons de frequência de 0 a 20 Hz (não audíveis).

8 Escala de decibéis Um som só é ouvido pelo ser humano se tiver uma dada frequência e uma certa intensidade mínima.

9 Escala de decibéis O nível sonoro é a grandeza que está associada à intensidade sonora e mede-se em decibéis (dB). Limiar de audição -0 dB (nível sonoro mínimo detectado pelo ouvido humano) Limiar da dor – 120 dB (nível sonoro máximo tolerado pelo ouvido humano)


Carregar ppt "Detecção do som pelo ouvido humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google