A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA DISCIPLINA – CIÊNCIAS ONDAS SONORAS Professor – Rafael de Souza Pacheco Joinville - 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA DISCIPLINA – CIÊNCIAS ONDAS SONORAS Professor – Rafael de Souza Pacheco Joinville - 2013."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA DISCIPLINA – CIÊNCIAS ONDAS SONORAS Professor – Rafael de Souza Pacheco Joinville

2 OBJETIVO Explorar os fenômenos que nos rodeiam e que alimentam nossos sentidos, para processá-los e dar respostas, estabelecendo, assim, uma relação com o meio em que vivemos.

3 Nas últimas décadas, o cinema tem produzido inúmeros filmes de ficção científica com cenas de guerras espaciais, como, por exemplo, Guerra nas Estrelas. As cenas desses filmes, em geral, apresentam explosões com estrondos impressionantes, além de efeitos luminosos espetaculares, tudo isso no espaço interplanetário. De acordo com as leis da Física, estão corretos esses efeitos no filme?"

4 Ondas Definição – É uma perturbação que se propaga transmitindo energia, sem necessariamente transportar matéria.

5 NATUREZA DAS ONDAS ONDAS MECÂNICAS - São ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia mas não se propagam no vácuo.

6 NATUREZA DAS ONDAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS – São ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.

7 CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS

8 PROPRIEDADES BÁSICAS DAS ONDAS

9 Por que as ondas do mar quebram? Em águas profundas as ondas do mar não transportam matéria, mas ao aproximar-se da costa, há uma brusca diminuição da profundidade onde se encontram, provocando a quebra destas ondas e causando uma movimentação de toda a massa de água e a formação de correntezas.

10 SOM

11 O som é uma onda e para se propagar precisa de um suporte material. No caso mais habitual o suporte é o ar, mas também pode ser qualquer outro gás, líquido ou sólido.

12 PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS DO SOM A energia sonora é captada pelo ouvido no chamado pavilhão auditivo (orelha) e penetra pelo conduto auditivo que termina em uma delicada membrana chamada tímpano. O tímpano transforma as vibrações sonoras em vibrações mecânicas que são comunicadas aos ossículos, os famosos : martelo, bigorna e estribo. Ouvido humano

13 PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS DO SOM Ouvido humano A captação do som até a sua percepção é uma sequência de transformações de energia, iniciando pela sonora (canal), passando pela mecânica (ossículo), hidráulica (caracol) e finalizando com a energia elétrica dos impulsos nervosos que chegam ao cérebro (alvo).

14 INTENSIDADE DO SOM A intensidade do som é a qualidade que nos permite caracterizar se um som é forte ou fraco e depende da energia que a onda sonora transfere.

15 O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma freqüência e mesma intensidade desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: dois aparelhos musicais violão e violino, podem emitir sons com a mesma freqüência mas com timbres diferentes, pois as ondas sonoras possuem formas diferentes TIMBRE DO SOM

16

17 Zoom da palavra "ciência" em Hz. cordas vocais

18 ALTURA DO SOM GRAVE - BAIXA FREQUÊNCIA DE ONDA AGUDO – ALTA FREQUÊNCIA DE ONDA

19 Velocidade do som é a velocidade de propagação de uma onda sonora. A onda sonora é uma onda mecânica longitudinal que necessita de um meio para se propagar, a passagem de qualquer onda sonora produz uma pequena variação de pressão no meio em que se propaga produzindo um deslocamento no fluido, deslocamento tal que muda a densidade do fluido. VELOCIDADE DO SOM

20 AVIÃO SUPERSONICO

21 EFEITO DOPPLER Denomina-se efeito Doppler a alteração da freqüência notada pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre uma fonte de ondas e o observador.

22 REFLEXÃO DO SOM Assim como para qualquer outra onda, as ondas sonoras, ao atingirem um obstáculo fixo, como uma parede, são refletidas.

23 REFLEXÃO DO SOM

24 Sonar é um instrumento inicialmente usado em época de guerra para a localização de submarinos, mas que hoje em dia passou a ter muita utilização na navegação, na pesca, no estudo e pesquisa dos oceanos, estudos atmosféricos.


Carregar ppt "COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA DISCIPLINA – CIÊNCIAS ONDAS SONORAS Professor – Rafael de Souza Pacheco Joinville - 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google