A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Som Matéria do 8ºano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Som Matéria do 8ºano."— Transcrição da apresentação:

1 Som Matéria do 8ºano

2 O que é o SOM?? O SOM é um conjunto de vibrações que se propagam num determinado espaço.

3 Instrumentos musicais
Um corpo vibra regularmente, podemos dizer que ele produz um som musical. Quando esse corpo tem uma frequência determinada designa-se por nota. Quando o som tem o dobro da frequência de uma determinada nota, denomina-se oitava dessa nota. Os instrumentos musicais são fontes sonoras que produzem sons e classificam-se em:

4 Instrumentos de percussão – funcionam quando recebem pancadas ou são agitados, por exemplo: a bateria, o tambor, o bombo. Instrumentos de sopro – funcionam por vibração do ar no interior dos tubos, exemplo: a flauta. Instrumentos de cordas – funcionam por vibrações de cordas esticadas, por exemplo: a viola.

5 Transmissão de informação e audição
Um som depende da vibração que o origina, transportando informação acerca da natureza da fonte sonora e da vibração que nela provocou. O ouvido é o detector do som e tem como função converter uma onda sonora em estímulos nervosos. A membrana do tímpano vibra com as ondas sonoras que recebe através do ar. Esta vibração é transmitida por uma cadeia de ossos (martelo, bigorna e estribo) para o nervo auditivo e daí é transmitida para o cérebro, como sinal eléctrico. No cérebro, o sinal eléctrico é convertido em sensação auditiva.

6 Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos:
Para termos uma sensação sonora é necessário que se produzam, pelo menos, vinte vibrações por segundo e, no máximo, vinte mil vibrações por segundo. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: Fonte – emite uma onda sonora. Meio Material – propaga a vibração da onda. Receptor – recebe a onda sonora. (a) (b) (c)

7 Características das Ondas Sonoras
Amplitude (A) – metro (m) Comprimento de Onda (λ) – metro (m) Período (T) – segundo (s) Frequência (f) – segundo-1 ou Hz

8 Qualidade do som Altura Som alto/agudo Som baixo/grave Frequência
Intensidade Som fraco Som forte Frequência Amplitude

9 Timbre Timbre Som fundamental Som harmónico
members.tripod.com/caraipora/graficos_fourier_htm

10 Espectro Sonoro

11 Propriedades do som Reflexão Refracção Difracção Ressonância

12 Reflexão do som A reflexão do som ocorre quando as ondas sonoras encontram superfícies duras e lisas. Nestas condições voltam para trás, reflectindo-se.

13 Há um outro fenómeno importante relacionado com a reflexão do som: amplia-o e torna-o mais forte. A ressonância. Daí que as violas tenham caixa de ressonância para ampliar o som destas.

14 Reverberação do som A reverberação do som é um caso especial de reflexão do som em que o som percorre o mesmo percurso duas vezes, repetindo-se e produzindo eco.

15 Refracção do som Há refracção do som quando o som muda de direcção quando passa através de meios distintos.

16 Difracção do som Difracção do som é a propriedade que as ondas sonoras apresentam em contornar os obstáculos que encontram durante a sua propagação.

17 t d v D = Velocidade do Som v = 340 m/s  no ar v = 1450m/s  na água
O som não se propaga no vazio. A sua velocidade é 0 m/s espaço.

18

19 Osciloscópio Este instrumento serve para medir e caracterizar as ondas sonoras em laboratório.

20 Aplicações do som Música Diagnóstico em Medicina

21 Sonares e radares


Carregar ppt "Som Matéria do 8ºano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google