A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Físico – Químicas 2009/2010 SOM. O QUE É O SOM? A palavra som deriva do latim sonu e significa tudo o que impressiona o ouvido. O som é a sensação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Físico – Químicas 2009/2010 SOM. O QUE É O SOM? A palavra som deriva do latim sonu e significa tudo o que impressiona o ouvido. O som é a sensação."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Físico – Químicas 2009/2010 SOM

2 O QUE É O SOM? A palavra som deriva do latim sonu e significa tudo o que impressiona o ouvido. O som é a sensação auditiva causada pela vibração dos corpos. A Acústica é o ramo da Física que estuda o som.

3 PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM A produção do som faz-se sempre à custa da vibração das partículas materiais que constituem o corpo, ou seja, qualquer corpo que vibre produz um som. Cordas de uma viola: Diapasão: Demonstração da produção de sons:

4 MEIOS DE PROPAGAÇÃO DO SOM Gás Líquido Sólido

5 O SOM NÃO SE PROPAGA EM TODOS OS MEIOS O som precisa de um meio material para se propagar, seja ele sólido, líquido ou gasoso, não se propagando no vazio. Quando se faz vácuo num recipiente retira-se toda a matéria do seu interior e como não existe nenhum material capaz de vibrar (condição essencial para haver propagação do som) não vai existir a possibilidade do som se propagar.

6 QUALQUER CORPO QUE VIBRE PRODUZ SOM Vibrações são movimentos de vaivém provocados pela fonte sonora que se transmite às partículas do meio envolvente e estas também vibram no movimento de vaivém que, por sua vez, provocam estes movimentos às partículas seguintes e assim sucessivamente até chegar ao ouvido.

7 FONTE SONORA E RECEPTOR SONORO : corpo que produz som através de vibrações : corpo que recebe vibrações emitidas pela fonte sonora Meio de propagação ex: ar Fonte Sonora Receptor Sonoro Fonte Sonora ex: diapasão Receptor Sonoro ex: ouvido humano

8 INSTRUMENTOS MUSICAIS Instrumentos de corda: nestes instrumentos o som é produzido a partir da vibração das cordas tocadas pelo músico. (ex: viola, violino, guitarra, violoncelo, etc…) Instrumentos de cordas

9 INSTRUMENTOS MUSICAIS Instrumentos de sopro: nestes instrumentos o som é produzido pela vibração da coluna de ar no interior do instrumento, quando se sopra para o seu interior. (ex: flauta, clarinete, saxofone, harmónica, etc…) Instrumentos de sopro

10 INSTRUMENTOS MUSICAIS Instrumentos de percussão: nestes instrumentos o som é produzido pela vibração de determinadas partes, através de pancadas. (bateria, bombo, castanholas, xilofone, etc…) Instrumentos de percussão

11 ONDAS As ondas mecânicas podem ser: Ondas transversais Ondas longitudinais As ondas sonoras são ondas mecânicas, uma vez que resultam de perturbações que se propagam através de um meio.

12 ONDAS Ondas transversais – que são originadas por uma oscilação das partículas do meio quando a direcção de vibração é perpendicular à direcção de propagação da onda.

13 ONDAS Ondas longitudinais – são originadas por uma oscilação das partículas do meio quando a direcção de vibração é paralela à direcção de propagação da onda.

14 EXEMPLOS DE ONDAS MECÂNICAS Direcção de propagação Direcção de vibração Direcção de propagação Direcção de vibração

15 PROPRIEDADES DO SOM Timbre: permite distinguir o mesmo som produzido por fontes sonoras diferentes. Altura: permite distinguir sons com frequências diferentes. sons altos frequência grande sons agudos sons baixos frequência pequena sons graves Intensidade: permite distinguir sons com amplitudes diferentes. sons muito intensos amplitude grande sons fortes sons pouco intensos amplitude pequena sons fracos

16 ESPECTRO SONORO Sons inaudíveis para o ser humano Sons audíveis para o ser humano Sons inaudíveis para o ser humano

17 VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM Gás Líquido Sólido Gás Líquido Sólido

18 VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM m s m/s A velocidade de propagação do som, num determinado meio, é a distância percorrida pelo som, nesse meio, num determinado intervalo de tempo. Expressa-se em m/s (unidades S.I.)

19 VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM MaterialEstado físicoVelocidade de propagação do som (m/s) Ar (10 ºC)Gasoso331 Ar (20ºC)Gasoso343 Ar (30 ºC)Gasoso350 Álcool etílico (20º C)Líquido1180 Água (20º C)Líquido1480 Água do mar (20º C)Líquido1522 Cortiça (20º C)Sólido32 Vidro (20º C)Sólido4540 Betão (20º C)Sólido5000 Granito (20º C)Sólido6000 V som (sólidos) > v som (líquido) > v som (gases)


Carregar ppt "Ciências Físico – Químicas 2009/2010 SOM. O QUE É O SOM? A palavra som deriva do latim sonu e significa tudo o que impressiona o ouvido. O som é a sensação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google