A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de escolas Serra da Gardunha Trabalho elaborado por: Gisela Almeida nº12 Maria Figueira nº15 Turma: Turma:8ºD Ano lectivo: Ano lectivo: 2009/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de escolas Serra da Gardunha Trabalho elaborado por: Gisela Almeida nº12 Maria Figueira nº15 Turma: Turma:8ºD Ano lectivo: Ano lectivo: 2009/2010."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de escolas Serra da Gardunha Trabalho elaborado por: Gisela Almeida nº12 Maria Figueira nº15 Turma: Turma:8ºD Ano lectivo: Ano lectivo: 2009/2010 Disciplina: Disciplina: Ciências Físico-química Coordenadora: Coordenadora: Maria Júlia Gil Audição de Sons

2 Os nossos ouvidos são constituídos pelo pavilhão auricular que capta as ondas sonoras, que através do canal auditivo encaminha-las até ao tímpano. Este vibra com as ondas provocando a vibração do martelo. O martelo, a bigorna e o estribo (ossos do ouvido) amplificam as ondas sonoras. Depois originado um líquido que irá ser transportado um canal, a cóclea. Daí vai para outras células onde se libertará carga eléctrica, originado impulsos eléctricos que irão ser levados para o cérebro através do nervo auditivo

3 Os nossos ouvidos só são sensíveis a sons entre os 20 e os dB, sendo que sons muito fortes são prejudiciais à audição e sons muito fracos são por nós inaudíveis.

4 O espectro sonoro é o conjunto de ondas sonoras, em que as ondas sonoras inferiores a 20Hz formam infra-sons e as superiores a Hz formam ultra-sons, dentro do ultra-sons há hipersons, que são sons superiores a Hz.

5 Exemplos: Exemplos: Os golfinhos conseguem ouvir sons de frequências entre 150Hz e Hz; Os morcegos ouvem entre 1 000Hz e Hz; Os cães já ouvem sons entre 15Hz e Hz;

6 O nível da intensidade sonora é uma característica do som em que se permite distinguir se é forte ou fraco. A medida através das ondas sonoras e da sua frequência.

7 O limiar da audição é o ponto a partir do qual o nosso sistema auditivo passa a perceber a existência de um som. O nível de pressão sonora deste ponto varia conforme a frequência do som.

8 O limiar da dor é 120 dB, isto é, o valor máximo de nível sonoro que conseguimos suportar sem dor.

9 Os valores do limiar da audição e do limiar da dor relacionam – se, sendo que são entre esses dois valores que podemos ouvir sem problemas.

10 Um sonómetro é um aparelho electrónico que calcula a relação da intensidade de um som com a intensidade do som mais fraco que podemos ouvir – nível sonoro. Esta é calculada pela unidade bel ou B, que se multiplica em decibéis, dB.


Carregar ppt "Agrupamento de escolas Serra da Gardunha Trabalho elaborado por: Gisela Almeida nº12 Maria Figueira nº15 Turma: Turma:8ºD Ano lectivo: Ano lectivo: 2009/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google