A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?"— Transcrição da apresentação:

1 Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
1. Sistema Tegumentar Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é? Para casa – pág 118

2 2.Funções da pele A pele participa intensamente das relações entre o organismo e o ambiente, fornecendo importantes informações sobre nosso mundo. Protege o corpo; Ajuda manter constante a sua temperatura; Produz suor; Reage à dor, à pressão, ao tato e a temperatura; Está relacionada ao sentido do tato porque percebe sensações de dor, táteis(tato e pressão) e térmicas( calor e frio). A sensibilidade da pele permite a leitura em braile.

3 3.Como está formada a pele?

4 Epiderme A epiderme (grego: EPI = acima; DERMA = pele) apresenta-se pluriestratificada (várias camadas) e as células superficiais vão acumulando uma proteína impermeável e insolúvel, a queratina. Tais células morrem e vão constituindo a camada córnea, ou de queratina (formada de células mortas mais queratina). As células superficiais mortas vão descamando e sendo substituídas por células mais profundas. Na base da epiderme existem células, os melanócitos, que são responsáveis pela produção e acúmulo de melanina, o pigmento que dá a cor da pele e nos protege contra a ação lesiva dos raios ultra-violetas. Na epiderme chegam terminações nervosas minúsculas para a dor, porém aqui não existem nervos nem vasos sangüíneos. Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sangüíneos da derme.

5 Melanócito é uma célula dendrítica que produz melanina, substância pigmentar que envolve a célula protegendo seu núcleo dos raios solares. No homem, os melanócitos se encontram na pele, na camada basal da epiderme, no sistema nervoso central e na retina. A melanina é um dos responsáveis pela coloração da pele e auxiliam na proteção celular contra a radiação solar. Existem várias tipos de melanina e está é produzida em quantidade diferente em cada segmento corporal, bem como em pessoas diferentes de acordo com seu fototipo. Distúrbios podem afetar os melanócitos determinando algumas doenças dermatológicas, a saber: vitiligo e melanoma.

6 O melanoma cutâneo é um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, o melanoma é o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. O melanoma de pele é menos freqüente do que os outros tumores de pele (basocelulares e de células escamosas), porém sua letalidade é mais elevada. Tem-se observado um expressivo crescimento na incidência deste tumor em populações de cor de pele branca. Quando os melanomas são detectados em estádios iniciais os mesmos são curáveis. Fatores de Risco Os fatores de risco, em ordem de importância, são: a sensibilidade ao sol, a pele clara, a exposição excessiva ao sol, a história prévia de câncer de pele, história familiar de melanoma, nevo congênito (pinta escura), maturidade (após 15 anos)... Prevenção Como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. Mesmo durante o período adequado é necessária a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuro e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais.

7 Vitiligo É uma doença que destrói o melanócito (célula que produz o pigmento melanina e dá coloração à pele), causando manchas esbranquiçadas pelo corpo. Atinge principalmente a região ao redor dos olhos, as mãos e o pescoço. Não se sabe o que causa a doença, mas os especialistas acham que o próprio organismo cria anticorpos que destroem as células produtoras da melanina. A doença tem fundo genético e componente emocional (são mais comuns em momentos de estresse). Tratamento e prevenção Os médicos contam com à ajuda dos medicamentos para combater as manchas, são remédios à base de hormônio cortisona, extratos de plantas que estimulam a reprodução das células produtoras de melanina e banhos de luz ultravioleta. Uma alimentação adequada, rica em vitamina C e carnes, melhora a resposta ao tratamento e ajuda a evitar novas manifestações da doença. Combater o estresse também ajuda.

8 Derme A derme, camada abaixo da epiderme, é mais espessa e formada por tecido conjuntivo. A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pelo, fibras elásticas(elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos. Os corpúsculos de: Meissner – sensíveis aos toques leves, localização do ponto tocado. Valter – Pacini – sensíveis a pressão forte. Terminações nervosas livres – sensíveis a dor, calor e frio.

9 Na derme encontramos a tela subcutânea ou Hipoderme.
Abaixo da pele de aves e mamíferos existe a hipoderme (grego: HIPO = abaixo; DERMA = pele), camada de tecido adiposo. No tecido conjuntivo adiposo as células que armazenam gordura na região subcutânea, que atua como reserva energética, protetora contra choques mecânicos e isolante térmico.

10 4.Relação com o Sistema Nervoso
Os receptores sensoriais da pele captam os estímulos do ambiente e geram impulsos nervosos, enviando-os por meio de nervos sensoriais para o cérebro. Nesse receptor interno, as mensagens são interpretadas na forma de sensações( dor, frio, calor e pressão). A pele cobre todo corpo. No entanto o sentido do tato é mais apurado em certas regiões do corpo, nas quais ocorrem maior concentração de receptores( lábios, ponta dos dedos ...).


Carregar ppt "Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google