A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS. Sistema Tegumentar Humano consiste em: Pele Unhas Pêlos Variedade de glândulas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS. Sistema Tegumentar Humano consiste em: Pele Unhas Pêlos Variedade de glândulas."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS

2 Sistema Tegumentar Humano consiste em: Pele Unhas Pêlos Variedade de glândulas.

3 Principais Funções: Barreira contra infecção. Auxilia a regulação da temperatura do corpo. Remove produtos de excreção. Proteção contra a radiação ultravioleta do Sol. Produz vitamina D. Tato.

4

5 EPIDERME AVASCULAR NUTRIDA PELA DERME

6 Nome Intervalo espectral (nm) Características UVC 100 – 280 Completamente absorvida pelo O 2 e O 3 estratosférico e, portanto, não atinge a superfície terrestre. É utilizada na esterilização de água e materiais cirúrgicos. UVB 280 – 320 Fortemente absorvida pelo O 3 estratosférico. É prejudicial à saúde humana, podendo causar queimaduras e, a longo prazo, câncer de pele. UVA 320 – 400 Sofre pouca absorção pelo O 3 estratosférico. É importante para sintetizar a vitamina D no organismo. Porém o excesso de exposição pode causar queimaduras e, a longo prazo, causa o envelhecimento precoce.

7 Melanomas

8 Glândulas sebáceas: Encontradas praticamente no corpo todo, desembocam na porção terminal dos folículos pilosos, exceto em lábios e genitais (glande e pequenos lábios) onde abrem-se diretamente na superfície. Sua secreção é uma mistura complexa de lipídeos, que deixam a pele oleosa. Glândulas sudoríparas: Encontradas em todo o corpo, com exceção da glande e lábios, são estruturas tubulosas simples, formando um enovelado com diâmetro de 0,4 mm, imerso na derme. Sua secreção é o suor, um fluido que contém água, sódio, potássio, cloretos, uréia, amônia e ácido úrico.

9

10 Unhas: As unhas humanas são placas córneas, localizadas na falange distal dos dedos. Cada unha recobre um leito ungueal, que tem estrutura comum de pele e não participa de sua formação. A unha cresce a partir da raiz, ou matriz, e é basicamente composta por placas de queratina fortemente aderidas, a partir da diferenciação de células epiteliais da raiz, de forma similar a que acontece com a epiderme, fazendo com que a unha deslize gradualmente sobre o leito ungueal.

11

12 Acne vulgar ou juvenil, é uma das doenças da pele (dermatoses) mais freqüentes, afetando cerca de 80% dos adolescentes. É uma afecção que atinge o conjunto sebáceo (glândula sebácea).

13 História natural da evolução da Acne As lesões da acne são decorrentes da obstrução dos folículos sebáceos, em decorrência de: aumento da produção e secreção sebácea; hiperqueratinização com obstrução do folículo sebáceo e proliferação e ação das bactérias; reação inflamatória local.

14

15

16

17 Conseqüências Cistos Cicatrizes

18 Vitiligo Doença de causa desconhecida, o vitiligo caracteriza-se pela formação de manchas acrômicas (sem pigmentação) na pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dá cor à pele) nos locais afetados. A causa disto ainda não está clara mas fenômenos auto- imunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso é comum a correlação com alterações ou traumas emocionais que poderiam atuar como fatores de desencadeamento ou agravação da doença.

19 Foliculite Infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pêlos ou depilação. Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pêlos, sendo freqüente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).

20 Furúnculo Infecção bacteriana da pele que causa a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo. É causada pela bactéria estafilococos. A lesão inicia-se por um nódulo muito doloroso, vermelho, inflamatório, endurecido e quente e centrado por um pêlo, onde pode aparecer pequeno ponto de pus. Com a evolução do quadro ocorre o rompimento do nódulo e a eliminação do "carnegão", deixando área ulcerada que vai cicatrizar geralmente deixando marca escura no local. As lesões são mais freqüentes em áreas de dobras da pele, sendo muito comuns nas nádegas e virilhas. Quando ocorrem repetidamente, a doença recebe o nome de furunculose e está associada à uma deficiência do organismo em evitar a infecção do folículo.

21


Carregar ppt "SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS. Sistema Tegumentar Humano consiste em: Pele Unhas Pêlos Variedade de glândulas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google