A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anexos da pele: pelos, unhas e glândulas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anexos da pele: pelos, unhas e glândulas."— Transcrição da apresentação:

1 Anexos da pele: pelos, unhas e glândulas.
São finos bastões de queratina produzidos pela compactação de restos de células epidérmicas mortas. Se formam no interior do folículo piloso. Cada folículo piloso está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite a movimentação do pêlo. São placas de queratina presente na ponta dos dedos; Nos pés, dão mais equilíbrio ao caminhar e, nas mãos, auxiliam a apreensão e a manipulação de objetos. A unha cresce pela contínua compactação de restos de células mortas repletas de queratina, a partir do leito da unha.

2 Glândulas sudoríparas
Glândulas sebáceas Glândulas sudoríparas Presentes em todo corpo, exceto na glande do pênis e no lábios. Produzem o suor e o lançam na superfície da epiderme(poro) O suor é um fluido constituído de água, íons de sódio, potássio, cloro, ureia, amônia e ácido úrico. ( água e sais minerais) O suor ajuda manter constante a temperatura corporal, eliminando calor. São pequenas bolsas localizadas junto aos folículos pilosos, nos quais lançam sua secreção oleosa. Sua função é lubrificar a pele e os pêlos, evitando seu ressecamento. O sebo protege a pele contra a desidratação e inibe a proliferação de muitas bactérias.

3 O suor e o equilíbrio da temperatura
A temperatura é regulada por uma parte do cérebro chamada de hipotálamo. O hipotálamo age como um termostato da temperatura corporal. Quando a temperatura ultrapassa o limite superior da faixa normal, o hipotálamo aciona mecanismos para baixar a temperatura. Analogamente, ele aciona mecanismos para aumentar a temperatura se a temperatura corporal abaixa muito. Em dias quentes/ exercícios físicos : Quando o hipotálamo percebe que a temperatura corporal aumentou muito, ele aumenta a perda de calor pelo corpo de duas formas principais. Primeiro, ele eleva o fluxo de sangue próximo à superfície da pele. A aparência “avermelhada” de uma pessoa é resultado da dilatação dos vasos sanguíneos e do fluxo subcutâneo de sangue. Segundo, o hipotálamo estimula a secreção de suor pelas glândulas sudoríferas, o que aumenta o resfriamento por evaporação do próprio suor. Em dias frios: a produção de suor diminui e há contração dos vasos sanguíneos da pele. “A pele fica branca.” Essas reações reduzem a perda de calor e mantém a temperatura.

4 Pediculose –Pediculus humanus capitis
Parasitas da pele: De Olho no Piolho! De repente a cabeça coça daqui, coça de lá... Será piolho? Pediculose –Pediculus humanus capitis Micose: Fungos O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça. O pior, é que quando aparece um na certa muitos outros vêm por aí, pois uma única fêmea pode por até 140 ovos, chamados de lêndeas.

5 Larva migrans cutânea Escabiose: sarna Sarcoptes scabiei
A larva migrans, conhecida popularmente como bicho geográfico, é uma doença causada por parasitas intestinais Ancylostoma brasiliensis, ou seja, fezes e urina do cão e do gato. A escabiose desenvolve-se em 15 a 17 dias após a infestação. Os adultos perfuram galerias ou túneis na epiderme.

6 Acne – página 137 Herpes : vírus Celulite
A celulite, conhecida também como lipodistrofia ginóide, é um processo inflamatório do tecido celular subcutâneo que forma gordurinhas e buraquinhos na superfície da pele. Cesar Cuono(dermatologista) afirma que as mulheres magras também podem ter o problema, mas o perigo está mesmo ao engordar: ela aparecerá com certeza. A celulite também pode ter origem genética ou estar diretamente relacionada aos hormônios femininos, que piora com estresse, roupas apertadas, gravidez e uso de anticoncepcionais.

7 Mas é claro que o Sol, vai voltar amanhã...


Carregar ppt "Anexos da pele: pelos, unhas e glândulas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google