A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?"— Transcrição da apresentação:

1 Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
1. Sistema Tegumentar Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?

2 2.Funções da pele A pele participa intensamente das relações entre o organismo e o ambiente, fornecendo importantes informações sobre nosso mundo. Protege o corpo; Ajuda manter constante a sua temperatura; Produz suor; Reage à dor, à pressão, ao tato e a temperatura; Está relacionada ao sentido do tato porque percebe sensações de dor, táteis(tato e pressão) e térmicas( calor e frio). A sensibilidade da pele permite a leitura em braile.

3 3.Como está formada a pele?

4 Epiderme A epiderme (grego: EPI = acima; DERMA = pele) apresenta-se pluriestratificada (várias camadas) e as células superficiais vão acumulando uma proteína impermeável e insolúvel, a queratina. Tais células morrem e vão constituindo a camada córnea, ou de queratina (formada de células mortas mais queratina). As células superficiais mortas vão descamando e sendo substituídas por células mais profundas. Na base da epiderme existem células, os melanócitos, que são responsáveis pela produção e acúmulo de melanina, o pigmento que dá a cor da pele e nos protege contra a ação lesiva dos raios ultra-violetas. Na epiderme chegam terminações nervosas minúsculas para a dor, porém aqui não existem nervos nem vasos sanguíneos. Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.

5 Melanócito é uma célula que produz melanina, substância pigmentar que envolve a célula protegendo seu núcleo dos raios solares. A melanina é um dos responsáveis pela coloração da pele e auxiliam na proteção celular contra a radiação solar. Existem várias tipos de melanina e está é produzida em quantidade diferente em cada segmento corporal, bem como em pessoas diferentes de acordo com seu fototipo. Distúrbios podem afetar os melanócitos determinando algumas doenças dermatológicas, a saber: vitiligo e melanoma.

6 O melanoma cutâneo é um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, o melanoma é o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. Fatores de Risco Os fatores de risco, em ordem de importância, são: a sensibilidade ao sol, a pele clara, a exposição excessiva ao sol, a história prévia de câncer de pele, história familiar de melanoma, nevo congênito (pinta escura), maturidade (após 15 anos)... Prevenção Como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. Mesmo durante o período adequado é necessária a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuro e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais.

7 Vitiligo É uma doença que destroi o melanócito (célula que produz o pigmento melanina e dá coloração à pele), causando manchas esbranquiçadas pelo corpo. Atinge principalmente a região ao redor dos olhos, as mãos e o pescoço. Não se sabe o que causa a doença, mas os especialistas acham que o próprio organismo cria anticorpos que destroem as células produtoras da melanina. A doença tem fundo genético e componente emocional (são mais comuns em momentos de estresse). Tratamento e prevenção Os médicos contam com à ajuda dos medicamentos para combater as manchas, são remédios à base de hormônio cortisona, extratos de plantas que estimulam a reprodução das células produtoras de melanina e banhos de luz ultravioleta. Uma alimentação adequada, rica em vitamina C e carnes, melhora a resposta ao tratamento e ajuda a evitar novas manifestações da doença. Combater o estresse também ajuda.

8 Derme A derme, camada abaixo da epiderme, é mais espessa e formada por tecido conjuntivo. A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pelo, fibras elásticas(elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos. Os corpúsculos de: Meissner – sensíveis aos toques leves, localização do ponto tocado. Vater – Pacini: sensíveis a pressão forte. Ruffini – sensível a pressões fortes e contínuas. Terminações nervosas livres – sensíveis a dor, calor e frio. Discos de Merkel: de sensibilidade tátil e de pressão.

9 Na derme encontramos a tela subcutânea ou Hipoderme.
Abaixo da pele de aves e mamíferos existe a hipoderme (grego: HIPO = abaixo; DERMA = pele), camada de tecido adiposo. No tecido conjuntivo adiposo as células que armazenam gordura na região subcutânea, que atua como reserva energética, protetora contra choques mecânicos e isolante térmico.

10 4.Relação com o Sistema Nervoso
Os receptores sensoriais da pele captam os estímulos do ambiente e geram impulsos nervosos, enviando-os por meio de nervos sensoriais para o cérebro. Nesse receptor interno, as mensagens são interpretadas na forma de sensações( dor, frio, calor e pressão). A pele cobre todo corpo. No entanto o sentido do tato é mais apurado em certas regiões do corpo, nas quais ocorrem maior concentração de receptores( lábios, ponta dos dedos ...). 4.Relação com o Sistema Nervoso

11 Acessar ESTRUTURA DA PELE (LUZIA cód ) qPS-s


Carregar ppt "Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google