A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Roberta Fontoura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Roberta Fontoura"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Roberta Fontoura
Histologia Animal Disciplina: Biologia Professora: Roberta Fontoura

2

3 No corpo humano existem vários grupos de células semelhantes entre si.
Cada grupo constitui um TECIDO Semelhança de forma: todas destinam-se a uma função específica. Assim, em um tecido, a semelhança entre as células não é somente quanto à forma, mas também quanto à função.

4 O corpo humano é formado por vários tecidos, que podem ser classificados em 4 tipos:
TIPO DE TECIDO FUNÇÃO Tecido epitelial revestimento e secreção Tecido conjuntivo preenchimento, sustentação, transporte e defesa Tecido nervoso recepção e condução de estímulos nervosos Tecido muscular movimentação

5 DIFERENCIAÇÃO CELULAR
Essa divisão de trabalho é conseqüência da DIFERENCIAÇÃO CELULAR processo que permite a formação de células especializadas na execução de determinada função do organismo Todas as células diplóides do corpo humano têm os mesmos cromossomos e genes. No processo de diferenciação determinados genes ativados num tipo de célula ficam desativados em outro tipo, e vice-versa

6 Cada célula representa o nível básico de organização do nosso corpo
O corpo humano é formado por trilhões de células Cada célula representa o nível básico de organização do nosso corpo A partir das células formam outros níveis mais complexos de organização:

7 Tecido Epitelial tecido flexível, formado por células justapostas, com pouca substância entre si; reveste e protege o organismo: cobre toda a superfície e forra a cavidade dos órgãos (estômago, coração,...) funciona como uma barreira contra agentes estranhos (vírus, bactérias, fungos,...) As células do tecido podem ser de 3 formas:

8

9 De acordo com a localização, o tecido epitelial pode ser de 3 tipos:
Epiderme: camada mais externa da pele; Mucosas: membranas que revestem o interior de órgãos ocos. Ex: mucosa gástrica (estômago), mucosa intestinal, mucosa bucal e mucosa nasal; Serosas: membranas que revestem externamente alguns órgãos. Elas são poucas, recebendo nomes especiais: Pleura: envolve os pulmões Peritônio: envolve órgãos abdominais (estômago) Pericárdio: envolve o coração

10 EPIDERME: parte superficial da pele, formada por várias camadas de tecido epitelial. A parte profunda da pele, chamada derme, é formada de tecido conjuntivo.

11 Características: A epiderme impede que o corpo perca um volume excessivo de água, evitando a desidratação; Células epiteliais da camada mais externa produzem uma substância impermeável: queratina. O cabelo, os pêlos e as unhas possuem esse composto. Na pele encontramos glândulas sudoríparas (suor) e sebáceas (substâncias que lubrificam pele e pêlos) Formadas por um tipo de tecido epitelial suas células se especializaram em produzir substâncias importantes para o corpo, as secreções (ex: mamárias, lacrimais, salivares...)

12 As células mortas da superfície da epiderme estão sempre se descamando e são continuamente renovadas por outras células que se multiplicam na camada basal da epiderme Algumas células da epiderme produzem uma substância escura chamada melanina. Ela protege tecidos internos do corpo contra a ação dos raios ultravioleta emitidos pelo sol

13 Tecido Conjuntivo Tipo de tecido conjuntivo Função
Tem como função o preenchimento e sustentação. Existem vários tipos de tecido conjuntivo, sendo ele o mais abundante no corpo. Alguns deles são: Tipo de tecido conjuntivo Função Tecido conjuntivo propriamente dito preenchimento Tecido adiposo preenchimento e armazenamento de reservas Tecido ósseo sustentação Tecido cartilaginoso sustentação

14 Substância intercelular
Em todos os tecido as células apresentam espaço entre elas Substância intercelular composição varia de acordo com o tipo de tecido, ex: derme: há uma substância gelatinosa que dão resistência e elasticidade à pele; tecido ósseo: substância é dura e resistente

15 essa substância intercelular é constituída de água e de fibras de proteínas, que podem ser de vários tipos: fibras colágenas: formadas por colágeno; são resistentes e esbranquiçadas. O colágeno é a proteína mais abundante, principalmente em ossos, cartilagens, tendões e ligamentos; fibras elásticas: formadas por elastina; são delicadas e menores, tem grande elasticidade e são amareladas. São abundantes na pele, pulmões, etc. fibras reticulares: formadas por reticulina; são as mais finas e semelhantes ao colágeno.

16 Propriamente dito Tecido conjuntivo
tecido de preenchimento, distribuído por todo o corpo, preenchendo espaços, revestindo estruturas e ligando os diversos órgãos entre si. Substância intercelular é rica em fibras

17 Cartilaginoso Tecido conjuntivo
É a cartilagem e está presente em várias partes do corpo: nariz, orelha, traquéia, entre as vértebras e costelas, entre os ossos contribuindo para o deslizamento, etc... É um tecido de sustentação, mas menos rígido e mais flexível que o ósseo; É rico em substância intercelular

18 Células do tecido cartilaginoso

19 Adiposo Tecido conjuntivo
Apresenta grande número de células de gordura; Além de preencher espaços, sua função é armazenar material nutritivo, principalmente gordura (fonte de energia), que serve também como isolante térmico (evita perda de calor para o ambiente externo); Outra função é sustentar e proteger alguns órgãos, como os rins, e amortecer choques mecânicos (suavizar o impacto dos pés com o solo durante uma corrida)

20

21 Ósseo Tecido conjuntivo
É um dos tecidos que formam o esqueleto de nosso corpo, tendo como função a sustentação. substância intercelular sólida, dura e resistente. Contém muitas fibras colágenas e sais de cálcio e fósforo, que proporcionam rigidez e resistência aos ossos.

22 O tecido ósseo é composto por diferentes tipos de células:
OSTEOBLASTOS: células jovens, encontrado nas regiões em processo de formação. OSTEÓCITOS: células maduras; formadas pelos osteoblastos. Possuem forma de amêndoa e armazenam cálcio. OSTEOCLASTOS: promovem a destruição da matriz óssea e posteriormente a reabsorvem, “remodelando” o osso. Ex: fratura óssea.

23

24

25 Sanguíneo Tecido conjuntivo
Substância intercelular é líquida e constitui o plasma sanguíneo, formado principalmente de água (+ 90%) O sangue possui diferentes tipos de células, conhecidas como elementos figurados do sangue.

26 Glóbulos vermelhos: possuem hemoglobina, uma substância vermelha que se combina com o oxigênio e o transporta às células do corpo. São células anucleadas (sem núcleo) e duram em média de 90 a 120 dias. São também conhecidas como: eritrócitos ou hemácias.

27 Glóbulos brancos: estão associados com a defesa do organismo
Glóbulos brancos: estão associados com a defesa do organismo. Produzem anticorpos, substâncias que defendem o organismo contra a ação de antígenos (substâncias estranhas ao organismo). São também denominados leucócitos. São classificados em diferentes tipos, com atuações distintas no organismo.

28 fagocitose atua em processos alérgicos anticoagulante e vasodilatador produção de anticorpos fagocitose

29 Plaquetas: fragmentos da medula óssea vermelha que participam da coagulação do sangue.
São anucleadas, incolores e portadoras de tromboplastina (enzima que atua na coagulação do sangue). São também conhecidas como trombócitos.

30

31 Processo de coagulação sanguínea
Fase 1 Fase 2

32


Carregar ppt "Professora: Roberta Fontoura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google