A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECIDOS são diferentes grupos de células que formam os órgãos. HISTOLOGIA é o ramo da biologia que estuda os tecidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECIDOS são diferentes grupos de células que formam os órgãos. HISTOLOGIA é o ramo da biologia que estuda os tecidos."— Transcrição da apresentação:

1

2 TECIDOS são diferentes grupos de células que formam os órgãos. HISTOLOGIA é o ramo da biologia que estuda os tecidos.

3 Existem quatro tipos fundamentais de tecidos animais: 1. EPITELIAL 2. CONJUNTIVO 3. MUSCULAR 4. NERVOSO

4 1. EPITELIAL: Especializado em revestir o exterior dos organismos, bem como cavidades internas e órgãos ocos, ou, ainda, em fabricar secreções, absorver nutrientes ou detectar estímulos. 2. CONJUNTIVO: Preenche espaços e une os outros tecidos.

5 3. MUSCULAR: Formado por células com elevada capacidade de contração. 4. NERVOSO: Suas células são especializadas na percepção de estímulos e na condução de impulsos nervosos.

6 Pode ser de revestimento ou glandular. Caracteriza-se por apresentar células justapostas, de forma prismática, cúbica ou achatada (pavimentosa) – sem material intercelular.

7 SIMPLES: apresentam uma só camada de células. ESTRATIFICADOS: possuem várias camadas de células. PSEUDOESTRATIFICADOS: são formados por 1 só camada de células com os núcleos situados em níveis diferentes.

8 SIMPLES PAVIMENTOSO Revestimento interno dos vasos sanguíneos CÚBICO Revestimento Dos folículos Ováricos vesiculosos PRISMÁTICO Revestimento Do intestino

9

10

11

12 PSEUDO- ESTRATIFICADO Revestimento interno da traqueia.

13 ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO Revestimento da pele CÚBICO Revestimento Interno Da bexiga PRISMÁTICO Conjuntiva do Olho e bordas Da uretra

14

15 Os epitélios encontram-se separados do tecido conjuntivo por uma membrana basal.

16 Protegem o organismo contra desidratação, atrito e invasão bacteriana. São de vários tipos. Formam envoltórios de órgãos – como as serosas, ou revestem internamente órgãos ocos – mucosas ou endotélios.

17 São membranas duplas, separadas por um fluído lubrificante, que faz com que deslizem uma sobre a outra. PERICÁRDIO = envolve o PLEURA = envolve os pulmões PERITÔNIO = envolve o intestino

18 Podem ser simples ou estratificados. Revestem internamente órgãos ocos como a BEXIGA. Podem ser tubulares como os vasos sanguíneos.

19 Produzem muco. Algumas apresentam cílios que se movimentam e deslocam o muco.

20

21

22 Possuem função excretora – são originários de grupos de células que proliferam a partir dos epitélios de revestimento formando as glândulas. GLÂNDULAS EXÓCRINASENDÓCRINAS

23 Também denominadas de Secreção externa. Apresentam dutos por onde seus produtos são eliminados. Algumas conduzem secreção para fora do organismo: SUDORÍPARAS e LACRIMAIS

24 Outras conduzem a secreção para um órgão oco: SALIVARES e PÂNCREAS

25

26 Merócrinas - as células eliminam exclusivamente os produtos secretados; Glândulas lacrimais Salivares Sudoríferas

27 Holócrinas - as células eliminam todo o citoplasma juntamente com o produto de secreção. A atividade da glândula é mantida por um contínuo processo de renovação celular. Glândulas sebáceas

28 Apócrinas ou holomerócrinas - as células eliminam a secreção juntamente com parte de seu citoplasma; em seguida, a célula secretora regenera-se. Glândulas mamárias.

29 Também denominadas de Secreção interna. Não possuem dutos e lançam seus produtos diretamente no sangue. Sua secreção são os HORMÔNIOS. GLÂNDULAS ENDÓCRINAS CORDONAISVESICULARES

30 Apresenta células agrupadas em cordões. Apresenta células agrupadas em vesículas.

31 Anficrinas ou mistas - apresentam duplo comportamento, isto é, são ao mesmo tempo exócrinas e endócrinas. O pâncreas, por exemplo, tem atividade exócrina quando elabora e elimina o suco pancreático, com função digestiva; tem atividade endócrina ao elaborar a insulina e o glucagon, hormônios que regulam a glicêmia (taxa de glicose no sangue).

32

33

34 PEZZI, Antonio. GOWDAK, Demétrio Ossowski. MATTOS, Neide Simões de. Biologia: citologia, embriologia, histologia – 1 ed. – São Paulo: FTD, Figuras e Imagens: Sites diversos (Google)


Carregar ppt "TECIDOS são diferentes grupos de células que formam os órgãos. HISTOLOGIA é o ramo da biologia que estuda os tecidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google