A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTOLOGIA ANIMAL TECIDO é um conjunto de células que interagem e atuam de modo harmônico na execução de diferentes funções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTOLOGIA ANIMAL TECIDO é um conjunto de células que interagem e atuam de modo harmônico na execução de diferentes funções."— Transcrição da apresentação:

1 HISTOLOGIA ANIMAL TECIDO é um conjunto de células que interagem e atuam de modo harmônico na execução de diferentes funções.

2 TECIDOS ANIMAIS

3 Características gerais dos epitélios Justaposição das células e pouca matriz extracelular; ausência de vasos sanguíneos; Funções: revestimento, absorção e secreção; Origem diversificada: Ectoderma – epiderme. Mesoderma – epitélio urogenital. Endoderma – epitélio respiratório.

4 NUTRIÇÃO DAS CÉLULAS EPITELIAIS Entre o epitélio e o tecido conjuntivo existe uma camada acelular, constituída por colágeno e glicoproteínas. Trata- se da lâmina basal, essa membrana serve de suporte e permite a passagem de nutrientes.

5 Junções Celulares Principais estruturas de adesão:

6 Junções comunicantes tipo gap (fenda)

7 DIFERENCIAÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA DE CÉLULAS EPITELIAIS Microvilosidades – função de aumentar a superfície. Epitélio de revestimento interno do intestino delgado. Cílios – função de deslocamento de partículas. Epitélio da traquéia. Zônula de oclusão, zônula de adesão, desmossomo e junções tipo gap – função de reforçar união entre células adjacentes.

8 CLASSIFICAÇÃO DOS TECIDOS EPITELIAIS Endotélio dos vasos Pele Túbulos renais Bexiga urinária Estômago Fossas nasais

9 Pele Humana

10 Pêlos e glândulas sebáceas – anexos epiteliais

11 Epitélio da bexiga

12 Epitélio da traquéia

13 Tipos de glândulas Exócrina – porção secretora associada a ductos que eliminam a secreção fora do corpo ou dentro de cavidades. Ex: sebáceas, sudoríparas, lacrimais, salivares e mamárias; Endócrina – não possui ductos de eliminação e, sua secreção é eliminada para vasos sanguíneos. Ex: hipófise, tireóide, ovários; Mista – apresenta regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo. Ex: pâncreas.

14 Localização das glândulas humanas

15 Os dois tipos básicos de glândulas

16 Glândula salivar - multicelular

17 Glândula caliciforme do intestino - unicelular

18 Observações Finais – Características dos epitélios Células justapostas; Pouca matriz extracelular; Não possuem vasos sanguíneos; Lâmina basal – fronteira com o tecido conjuntivo; Junções celulares – zônula de oclusão, zônula de adesão, desmossomos, hemidesmossomos e tipo gap.

19 Principais funções dos tecidos epiteliais Revestimento – ex: epiderme. Absorção – ex: túbulos renais. Secreção –ex: glândulas.

20 Tecidos conjuntivos – são os tecidos de maior distribuição no organismo humano. substância fundamental, células e fibras.

21 Fibras dos tecidos conjuntivos 1. Colágenas 2. Elásticas 3. Reticulares

22 Tipos celulares dos tecidos conjuntivos propriamente ditos Fibroblastos Mastócitos

23 Adipócitos Macrófagos

24 Tecido Sanguíneo

25

26 DIAPEDESE


Carregar ppt "HISTOLOGIA ANIMAL TECIDO é um conjunto de células que interagem e atuam de modo harmônico na execução de diferentes funções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google